A casa de banho é um dos ambientes mais húmidos numa casa, e, portanto, é importante tomarmos medidas adequadas para a reduzirmos ao máximo. Se não o fizermos, poderão aparecer fungos e bolores, algo que, para além dos problemas estéticos que causa, é também muito difícil de eliminar. Por isso, deixamos-lhe algumas dicas úteis para se livrar da humidade na sua casa de banho de uma vez por todas.
1. A ventilação é fundamental
A humidade ocorre porque existe uma grande diferença de temperatura entre a água do seu duche e a temperatura no exterior, o que leva a uma condensação que escorre pelas paredes e pelo chão.
Uma das melhores formas de evitar este excesso de humidade é abrir as janelas da sua casa de banho durante diversos minutos depois de tomar um banho, já que isso vai equilibrar a temperatura da casa de banho.
2. Use vidro duplo nas janelas
Os vidros duplos são uma boa forma de assegurar um bom isolamento térmico, reduzindo a acumulação da humidade na sua casa de banho, já que reduz também a diferença de temperatura entre esta divisão e o exterior da sua casa.
Mesmo assim, é boa ideia ventilar a divisão após tomar banho, embora por menos minutos do que seria necessário se não tivesse os vidros duplos nas suas janelas.
3. E se não tiver janelas?
Caso a sua casa de banho não tenha janelas, pode comprar um ventilador extrator, que evita a condensação do vapor. Os extratores conduzem o vapor para o exterior, reduzindo a humidade.
No entanto, deverá certificar-se de que a potência do aparelho é adequada ao tamanho da divisão. Depois, apenas terá de ligar o extrato quando for tomar banho ou imediatamente após o seu duche, deixando-o a funcionar uns minutos.
4. Use torneiras termostáticas
Com uma torneira termostática, a temperatura da água do duche é automaticamente regulada, mantendo-se sempre à mesma temperatura. Isto ajuda a reduzir a condensação do vapor, ajudando a evitar a humidade no espaço.
Apesar de estas torneiras serem mais caras que as torneiras misturadoras, apresentam um menor consumo de água, pelo que, a médio prazo, acabam por ser mais vantajosas.
5. Ligue um aquecedor
Esta dica é especialmente útil durante o tempo mais frio, já que ligar um aquecedor ou o aquecimento na casa de banho vai ajudar a evitar a humidade.
Afinal, o ar quente constante que é emitido por este tipo de aparelhos vai impedir que haja tanta acumulação de humidade na sua casa de banho e reduzirá o vapor que se forma durante o seu duche. Depois, não se esqueça de abrir as janelas por uns minutos.
6. Escolha espelhos anti condensação
O espelho é um dos elementos que mais condensação costuma acumular numa casa de banho, mas saiba que existem soluções simples para esse problema. Por exemplo, pode aplicar um filme autoadesivo na parte de trás do espelho, para evitar a condensação.
Este é um painel fino e com um consumo baixo, que lhe permitirá usar o espelho sem que tenha de retirar o excesso de vapor com uma toalha.
7. Use um desumificador
Comprar um desumificador elétrico é uma boa alternativa se a sua casa de banho não tem janelas, já que estes aparelhos removem a condensação que se formou durante o duche ou banho.
Os desumificadores são bastante silenciosos e existem nos mais diversos preços. Contam com uma caixa que deve ser esvaziada com frequência, já que se enche de água. Portanto, se a sua casa de banho tem muita humidade, esta pode ser uma boa compra.
8. Pinte com tinta anti condensação
De modo a isolar os tetos e paredes da casa de banho, existem tintas anti condensação que ajudam a combater a condensação excessiva nesta divisão. Estas tintas param o excesso de fundos e de bolor, são respiráveis ao vapor de água e são extremamente resistentes à humidade.
Além disso, são capazes de parar os efeitos da humidade, pelo que se revelam uma excelente opção para qualquer casa de banho.