Lisboa conta com uma oferta bastante diversificada de bares e, portanto, existem muitas opções por onde escolher, caso pretenda tomar um copo à noite. E se está à procura de um sítio diferente e mais temático para passar uma noite diferente, existem várias opções na nossa capital, com bares que vão desde a era medieval ao tema do burlesco, e que têm conquistado cada vez mais adeptos na cidade. Deixamos-lhe algumas sugestões que não pode perder:
1. O Covil
Este bar de Arroios inspira-se na cultura celtibera e lusitana, e é provavelmente o único sítio em Lisboa onde encontrará hidromel à pressão. Aliás, o hidromel, da marca Apiagro (empresa de apicultores de Torres Vedras) é já uma espécie de bebida oficial do bar.
No local, existe também uma pequena biblioteca, ainda em crescimento, sobre o tema da cultura celtibera e dos antigos povos nórdicos e germânicos. O espaço promove também comida e festas temáticas.
2. Trobadores
Este local pretende ser uma espécie de memória de uma Lisboa medieval que foi enterrada pelo terramoto de 1755. Assim, entrar neste bar da Baixa Pombalina é abraçar a boémia da Idade Média, em qualquer altura do ano.
O espaço encontra-se decorado a preceito, e aqui é possível beber cervejas de um corno ou, nos dias mais frios, vinho quente. O espaço promove também animados concertos de música folk.
3. Maxime Restaurante-Bar
Neste bar, irá regressar aos tempos de antigamente, numa altura em que este espaço era um dos mais famosos cabarés da capital, onde o luxo convivia com algumas das mulheres mais belas da cidade.
Os lustres aqui presentes foram construídos à semelhança dos originais, e o seu balcão foi recuperado. A partir do bar, terá uma vista para o palco e para o mural de Alexandra Prieto, com bailarinas e um néon em que se lê Maxime.
4. Toca da Raposa
A proprietária deste bar aprendeu tudo o que sabe sobre mixologia em Londres, abrindo depois este magnífico local, onde todos os cocktails têm ingredientes frescos portugueses.
Aqui, existem mesas e serviço de sala para cerca de 30 pessoas, mas a peça central deste espaço é uma ilha em mármore enorme, onde se sentam 12 pessoas, contando com espaço suficiente para se conseguir falar com quem se encontra ao seu lado.
5. MonteCristo Caffe Lounge
Assim que entrar pela porta de vidro do MonteCristo, que se encontra na Avenida da República, irá ser transportado para um mundo completamente diferente. Há um par de anos, funcionava uma farmácia neste local, mas hoje, as prateleiras de medicamentos foram substituídas por uma garrafeira invejável.
A sua decoração, com luzes que mudam de cor e paredes pretas e douradas, em nada faz lembrar a antiga vida desta casa, provando que as aparências iludem.
6. Pensão Amor
Antigamente, no prédio da Pensão Amor, existiam quatro pensões, que alugavam quartos à hora a prostitutas e marinheiros que atracavam no Cais do Sodré, vindos de todas as partes do mundo.
Hoje, encontrará aqui um bar de cocktails, que promove diversas atividades, como concertos de jazz, espetáculos de burlesco, peças de teatro, DJ Sets e lançamentos de livros. Toda a decoração do espaço nos remete para o imaginário burlesco.
7. Frida
No restaurante El Clandestino, encontrará um bar, perfeito para passar tempo enquanto espera por mesa, ou simplesmente para tomar um copo ao final do dia. A carta de cocktails foi criada por Duarte Cardeira e conta com referências a pintores mexicanos.
Um dos cocktails preferidos dos visitantes é o Leonora, que tem gin, licor de pêssego, manjericão, puré de ananás, e sumo de lima, assim como uma bolacha de banana e ananás com toffee de cacau e mezcal.
8. Bora-Bora
Este espaço de inspiração exótica abriu nos anos 80, e tinha uma decoração considerada moderna para a altura, com cocktails a deitar fumo (graças ao gelo seco).
Hoje, o espaço vale mais pelo seu ambiente kitsch, pelo que poderá esperar uma noite divertida, com flores ao pescoço, palhinhas gigantes para as bebidas coletivas, e copos de louça com formatos diferentes, como caras ou ananases.