Existem muitos locais deslumbrantes para visitar perto do Porto. Uns estão a menos de uma hora, outros estão um pouco mais longe, mas todos eles merecem ser conhecidos e visitados. A região que circunda a capital do Norte é rica em história mas também em locais onde é possível estar em comunhão com a natureza.
Podem ser rios selvagens, antigos moinhos recuperados, trilhos, passadiços, cascatas e até aldeias típicas. Há um pouco de tudo para visitar perto do Porto e qualquer um destes sítios proporciona também uma ótima atividade para fazer com crianças.
Escolha o seu destino preferido e parta à aventura. Ou guarde a lista e faça dela a sua referência para passeios de fim de semana. Descubra alguns dos locais mais especiais para visitar perto do Porto.
1. Senhora do Salto
Pertence à Rota do Românico e refere-se ao curso do rio Sousa, segundo por duas arribas e formando um caminho estreito conhecido como o inferno. Falamos do parque da Senhora do Salto, local ideal para passar um dia em família muito agradável.
Para além dos atrativos geológicos e paisagísticos, o parque é também um local de eleição para quem gosta de desportos de montanha, e para quem adora uma boa lenda.
2. Quinta da Aveleda
Esta quinta encontra-se no concelho de Penafiel, a menos de uma hora do Porto, e parece um local quase saído dos contos de fadas. Propriedade da família Guedes, a Quinta da Aveleda encontra-se em plena Região dos Vinhos Verdes e, claro, encontra-se ligada à produção vinícola, e associada a muitos produtos de renome.
3. Quintandona
Uma aldeia típica preservada, com casas de lousa e de xisto, bem próxima do Porto? Sim, é possível! Falamos de Quintandona, em Penafiel. Pequena mas de uma beleza singela e singular, esta é uma aldeia que tem sido recuperada nos últimos anos e que atrai cada vez mais habitantes.
A melhor forma de a descobrir é caminhando pelas suas ruas. Aprecie cada pormenor, cada detalhe e converse com os habitantes locais. O dia-a-dia da população ainda é marcada pelas rotinas ligadas à agricultura, mesmo estando próxima de grandes centros urbanos.
4. Trebilhadouro
Localizada na freguesia de Rôge, em Vale de Cambra, a pequena aldeia de Trebilhadouro este desabitada durante décadas. Mas no final do século passado foi totalmente recuperada para turismo rural, mantendo a sua traça original.
As ruas e as casas são de granito e toda a estrutura da aldeia remete para os hábitos comunitários de outrora. Canastros, eiras, o tanque público e uma fonte… tudo foi nos faz lembrar o dia-a-dia de uma típica aldeia agrícola.
5. Moinhos de Jancido
Os 8 Moinhos de Jancido estavam completamente ao abandono até que, em 2017, um grupo de amigos resolveu limpar o lugar. Hoje, esta área conta com um trilho de pouco menos de 6 quilómetros. Existe ainda um parque de merendas, vários miradouros e um conjunto de 500 árvores autóctones plantadas pelo grupo de amigos que recuperou o local.
Este pequeno paraíso fica na freguesia de Foz do Sousa, em Gondomar, muito perto do Porto. Trata-se de um passeio perfeito para fazer com crianças e inserida numa zona verde com moinhos construídos há mais de 200 anos.
6. Moinhos de Cabroelo
Em terras do Vale do Sousa, encontrará a aldeia de Cabroelo, integrada na serra da Boneca, no vale do ribeiro de Entre Águas (que é também conhecido como rio Mau, pela força das suas águas no inverno).
Não deixe de passear tranquilamente pelas ruas da aldeia, e de visitar a capela de São Mateus ou a Casa Alves, datada de 1805. A 10 minutos de carro, encontrará o Museu da Broa, situado num local tranquilo onde pode ver diversos moinhos em pedra recuperados, ao longo do curso do ribeiro.
7. Midões e Gondarém
Não é apenas uma, mas sim duas aldeias que merecem destaque ao mesmo tempo: Midões e Gondarém pertecem ambas à freguesia de Raiva, em Castelo de Paiva. São duas aldeias de xisto viradas para o Douro e para a imponente Serra da Boneca.
As ruas são estreitas e sinuosas, típicas de aldeias de montanha. As aldeias possuem algumas casas recuperadas e bem cuidadas mas também outras a precisar de intervenção. É possível observar alguns solares e uma pequena praça.
8. Rio de Frades
Percursos pedestres que atravessam antigas minas de Volfrâmio até chegar a um rio com cascatas e lagoas onde pode tomar banho? Sim, é possível ter isto tudo em Rio de Frades. Não se sabe se foi a aldeia que deu o nome ao rio ou vice-versa. O certo é que este pequeno recanto de Arouca é ainda quase desconhecido.
Para chegar até ao ponto mais apetecível deste passeio, deve deixar o seu carro na aldeia de Rio de Frades. A partir daí, siga a pé por um percurso pedestre que o vai levar até ao interior de uma antiga mina. Irá caminhar por 400 metros em total escuridão (leve uma lanterna) e no final encontrará o rio, com pequenas cascatas e lagoas onde se refrescar.