O Algarve não tem apenas praias para visitar, contando com muitos locais que revelam o lado mais verdadeiro e tradicional desta maravilhosa região. Encontrará opções como pequenas aldeias de casas brancas e ruas estreitas, trilhos na serra e cascatas para ir a banhos, que cativam os visitantes e lhes dão a conhecer um lado mais natural desta zona de Portugal.
E é por isso mesmo que o Outono ou a Primavera são algumas das melhores épocas para visitar o Algarve, contrariamente à tendência que domina o turismo nacional. Afina de contas, se quer descobrir o lado mais secreto, genuíno e pitoresco desta região, o melhor mesmo é visitá-la fora da época alta e descobrir tudo o que o turismo de massas ainda não descobriu.
Seja qual for a época do ano em que vá ao Algarve, não deixe de conhecer estes fantásticos pontos de interesse, que o deixarão surpreendido e com vontade de voltar. Conheça alguns dos locais mais paradisíacos que pode visitar no Algarve.
1. Cascata de Alte
Também chamada de Queda do Vigário, a cascata despenha-se a pique de uma altura de 24 metros, terminando num grande e bonito lago. Trata-se de um pequeno segredo ainda quase desconhecido no Algarve.
Algumas pessoas sustentam a hipótese de que esta é uma queda de água artificial, construída no século XVII por Duarte de Melo Ribadeneyra, de modo a conduzir as águas do ribeiro para um tanque, permitindo-lhe regar o pomar do Morgado. Seja como for, o espaço é hoje um local muito agradável para ir a banhos.
2. Pedralva
Esta aldeia, localizada em Vila do Bispo, chegou a ter mais de 100 habitantes, que foram partindo. Resistiram apenas 9, que viviam em casas degradadas. Após um longo processo, todas as casas da aldeia foram compradas e convertidas para turismo rural.
Assim, Pedralva pode muito bem servir como o seu centro para explorar a região, podendo alugar uma das suas várias casas para aqui passar uns dias, em comunhão com a natureza.
3. Praia do Carvalho
Este local é um autêntico paraíso natural, especialmente se tomar em conta todos os aspetos que a tornam única, como a caverna que lhe dá acesso, o areal rodeado totalmente por falésias e o rochedo, que se avista mar adentro.
O próprio acesso à praia foi esculpido por mãos humanas por entre as falésias rochosas, criando assim uma caverna. No cimo da falésia, encontra também uma área com diversas variedades de vegetação costeira.
4. Sete vales suspensos de Lagoa
No concelho de Lagoa, podemos encontrar aquele que foi considerado o Melhor Destino para Caminhadas da Europa, os Sete Vales Suspensos.
Este é um trilho que acompanha, numa linha quase contínua, as arribas, cruzando 7 linhas de água que, ao longo do tempo, criaram pequenos vales que se encontram suspensos. Este trilho de 5,7 km estende-se entre a Praia da Marinha e a Praia do Vale de Centeanes, e tem uma dificuldade média.
5. Algar de Benagil
Esta incrível formação geológica é acessível apenas por mar, e tem a particularidade de ter um buraco no topo e ocultar uma praia interior. É por essa razão que esta gruta é também conhecida pelo nome de “catedral”.
O local encontra-se protegido por uma falésia alta e é muito procurado pelas suas águas límpidas e convidativas, assim como pela incrível riqueza de biodiversidade marinha que aqui se encontra.
6. Ilha de Tavira
Esta ilha é muito procurada pelos turistas devido à sua enorme extensão de areal (mais concretamente 11 km), pelas suas águas tranquilas e pelas diversas infraestruturas existentes na praia, nas quais se inclui um excelente parque de campismo.
O local é também perfeito para a observação e o estudo de aves marinhas, devido aos sapais e pequenos canais adjacentes a esta ilha. Aqui encontrará 4 praias, cada uma com as suas particularidades.
7. Alte
Esta encantadora aldeia algarvia do concelho de Loulé encontra-se um pouco longe do mar e de todo o caos urbanístico do litoral algarvio, conservando as suas açoteias (chaminés tradicionais) e ruas pavimentadas em calçada portuguesa.
Caso pretenda ir a banhos, não deixe de descobrir as Fontes de Alte, zona arborizada que se encontra mesmo ao lado de uma ribeira de águas refrescantes, onde também poderá fazer churrascos e piqueniques.
8. Cascata do Pego do Inferno
A cerca de 7 km de Tavira, podemos encontrar esta magnífica cascata, que se origina a partir das águas da ribeira da Asseca, um dos mais importantes cursos de água nesta região. Esta cascata termina numa lagoa redonda, que se encontra rodeada de uma refrescante área arborizada.
O local conta com um parque de estacionamento nas proximidades, que dá acesso a uma escadaria de madeira que desce até à cascata propriamente dita.