O Porto é uma cidade com muitos encantos e locais a conhecer. Alguns dos seus tesouros são muito frequentados pelos visitantes que aqui acorrem, pela sua fama e história, mas a verdade é que a cidade Invicta guarda em si muitos tesouros que são menos conhecidos, mas que não deixam de ser merecedores da sua visita, pela sua beleza e passado rico. Para que possa partir à descoberta de alguns locais mais secretos do Porto, deixamos-lhe algumas sugestões a não perder.
1. Velódromo Rainha D. Amélia

Este local foi inaugurado no dia 29 de junho de 1894, tendo acolhido provas de ciclismo no passado. Em 1910, com a queda da monarquia, o local ficou ao abandono, tendo sido, mais tarde, doado à Santa Casa de Misericórdia.
Em finais dos anos 30 do século passado, o velódromo passou a fazer parte do Museu Nacional Soares dos Reis (MNSR). Em 2001, o local foi remodelado, e é hoje o Jardim da Cerca do MNSR.
2. Bandeirinha da Saúde

A partir deste local, terá uma vista desafogada sobre o rio Douro e Vila Nova de Gaia, além de ter a oportunidade de visitar um local que foi de grande importância na história da cidade.
Apesar de hoje apenas poder ver um pilar com uma bandeira metálica, desde o século XV ao XVII este era um eficaz controlo de doenças. Os barcos que chegavam ao Porto tinham que esperar por uma inspeção sanitária e, se existissem doentes a bordo, estes eram encaminhados para quarentena.
3. Torre da Igreja do Marquês

Na Praça do Marquês, pode encontrar uma torre que oferece uma incrível vista panorâmica sobre o Porto. A Torre da Igreja do Marquês tem mais de 50 metros de altura e, para aceder ao topo, terá de subir 200 degraus.
Mas o esforço vale muito a pena, porque a vista compensa! O local pode ser visitado de segunda a sábado, entre as 10h30 e as 12h30, e entre as 15h e as 17h30. O preço do bilhete é de apenas 1€.
4. Casa-Museu Fernando de Castro

Este local excêntrico passa despercebido no exterior, mas, a partir do momento em que ali entramos, tudo muda. Entre pinturas, esculturas, livros e muita talha dourada, podemos descobrir o local onde viveu o colecionador Fernando de Castro.
Visitar esta casa-museu é uma experiência arrebatadora, até porque este é um dos raros locais que nos transporta para fora da cidade, sem termos de sair dela.
5. Gabinete de Gustave Eiffel

É verdade que o Palácio da Bolsa não é um local secreto, até porque é um dos monumentos mais visitados da cidade. No entanto, no seu interior, existe um recanto menos conhecido: o gabinete de Gustave Eiffel.
Entre 1875 e 1877, o famoso responsável pela Torre Eiffel de Paris teve um escritório neste local, e subsistem ainda cartas assinadas por ele, que podem ser apreciadas durante a sua visita ao espaço.
6. Labirinto do Parque de São Roque

Não é das sugestões mais secretas que lhe deixamos nesta lista, mas a verdade é que ainda há muita gente que desconhece o labirinto do parque de São Roque, até porque este se encontra de fora do circuito mais turístico da cidade do Porto.
Assim, se for visitar a maravilhosa Casa São Roque, não pode deixar de conhecer o seu parque envolvente, cujo destaque é este bem cuidado labirinto, que nos convida à aventura.
7. A rua mais pequena do Porto

Sabe qual é a rua mais pequena da Invicta? Visitar este local pode ser uma boa descoberta, permitindo-lhe conhecer melhor o coração da cidade. Falamos da rua Afonso Martins Alho, que conecta a rua Mouzinho da Silveira à famosa Rua das Flores.
Esta via não tem mais de 30 metros, mas tem a curiosidade de ser aqui que surgiu a famosa expressão “fino como um alho”, que ainda hoje é muito usada.
8. Palacete Silva Monteiro

Este local foi edificado no século XIX e encontra-se numa encosta virada a sul, sobre o rio Douro. O seu interior surpreende pela sua riqueza, assim como a vista a partir dos seus jardins.
O local é a sede da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes desde 1944, realizando-se aqui eventos como sessões de cinema ao ar livre. Poderá também desfrutar de uma degustação de vinho verde após a sua visita a este local histórico.