São diversas razões para visitar o arquipélago dos Açores ao menos uma vez na vida, até porque aqui reina a natureza no seu estado mais puro. Além disso, são muitas as atividades que aqui pode fazer, por entre nadar em locais paradisíacos, caminhar por entre bosques verdejantes, subir a crateras de vulcões ou até preparar um cozido que foi preparado debaixo de terra.
Este arquipélago põe à nossa disposição nove ilhas ricas em locais paradisíacos, que nos conquistam e cativam. Mas, se precisa de um incentivo extra, deixamos-lhe 8 boas razões para visitar os Açores pelo menos uma vez na vida.
1. Faça uma caminhada até à Lagoa do Canário

Na ilha de São Miguel, podemos encontrar este pequeno paraíso natural, um bom ponto de partida para conhecer o que de melhor os Açores têm para lhe oferecer.
Uma vez na lagoa, não deixe de subir os pequenos degraus em madeira que aqui vai encontrar e que o vão levar até ao miradouro da Grota do Inferno, de onde tem uma vista maravilhosa sobre a paisagem envolvente desta magnífica lagoa.
2. Visite a plantação de Chá Gorreana

Os Açores são também muito conhecidos pelas suas plantações de chá e, na ilha de São Miguel, podemos encontrar a fábrica de chá mais antiga da Europa, fundada em 1883, e que já passou por cinco gerações, até ao momento.
O clima húmido que se encontra nesta região e o solo argiloso fornece as condições de cultivo perfeitas para a Camellia Sinensis, que é a planta do chá que é produzido nesta plantação.
3. Prove o cozido no Vale das Furnas

Esta opção é para os fãs da nossa gastronomia, assim como para todos os que procuram por experiências diferentes. Este cozido faz-se recorrendo ao calor da terra, que cozinha os ingredientes nas panelas lentamente, ao longo de muitas horas.
Caso chegue ao Vale das Furnas entre as 12h e as 15h, poderá ter a oportunidade de assistir ao momento em que o cozido é retirado das caldeiras, para ser servido.
4. Faça a subida ao miradouro da Serra do Cume

Já na ilha Terceira, podemos encontrar um dos mais magníficos miradouros de todo o arquipélago: o miradouro da Serra do Cume.
Assim, não podemos deixar de lhe aconselhar a subida a este belo local, de onde terá acesso a uma fantástica vista sobre a cativante paisagem envolvente, e onde se destacam especialmente os muitos campos de cultivo desta magnífica ilha açoriana.
5. Parta à descoberta dos moinhos com cúpula vermelha

Na ilha Graciosa, poderá partir à descoberta de mais de 20 moinhos com cúpulas vermelhas, que se encontram espalhados um pouco por toda a ilha.
Estes moinhos não estão aqui por acaso, sendo resultado de uma longa tradição do cultivo de cereais. Aliás, a Graciosa é conhecida como “celeiro dos Açores” precisamente pela sua produção destes produtos.
6. Siga numa caminhada até ao topo do Pico

É nos Açores que podemos encontrar a montanha mais alta do nosso país, que se ergue com 2351 metros de altitude.
Se gosta de caminhadas, não pode mesmo perder a visita a este magnífico local, a partir do qual terá uma vista particularmente abrangente, podendo observar à distância as ilhas do Faial, Terceira, São Jorge e Graciosa.
7. À descoberta do deserto açoriano

Se acha que não há deserto nos Açores, então uma visita à ilha de Santa Maria vai fazê-lo mudar de ideias.
Aqui encontra o Barreiro da Faneca, área única no arquipélago, que conta com uma paisagem semiárida e argilosa, e que se destaca pelos seus tons avermelhados, que são um contraste profundo com o verde que predomina no arquipélago.
8. Descubra a Lagoa do Caldeirão

Nos Açores, até a mais pequena das ilhas conta com paisagens de grande beleza natural e locais de grande interesse geológico.
Um deles é a Lagoa do Caldeirão, lugar cativante que se encontra a 300 metros de profundidade. A partir dela, tem uma magnífica vista circundante sobre os campos de cultivo que a rodeiam.