O projeto Aldeias de Montanha nasceu para promover, dinamizar e melhorar a qualidade de vida de 41 aldeias, que se encontram distribuídas pela Serra da Estrela e pela Serra da Gardunha. Tratam-se de aldeias típicas, onde se conservam ainda tradições e hábitos seculares. Muitas destas aldeias destacam-se pelo seu património e outras pela natureza deslumbrante, mas todas elas merecem a sua visita e a sua atenção.
Cada uma delas encanta à sua maneira e tem a sua beleza especial. E um pouco por todo o lado foram recuperadas casas antigas para turismo rural com todas as condições necessárias para proporcionar uma estadia de qualidade na Serra da Estrela. Além disso, a região é cada vez mais dinamizada e por isso possui mais motivos de visita, como festivais, trilhos, passadiços ou baloiços, por exemplo.
Portanto, deixamos-lhe alguns locais que não pode perder e que serão o ponto de partida perfeito para explorar a região. A Serra da Estrela tem motivos suficientes para ser um ótimo destino de férias em qualquer época do ano e as suas aldeias de montanha são uma das suas principais atrações.
1. Folgosinho
Folgosinho é uma das mais bonitas aldeias da Serra da Estrela, sendo também das mais carismáticas e pitorescas e encontrando-se repleta de património e lendas (que vão desde Viriato a D. Afonso Henriques).
Os séculos de isolamento a que esteve sujeita acabaram por moldar a aldeia e a sua população e, apesar de hoje já aqui ter chegado a modernidade, ainda se preservam muitas tradições e hábitos. Não deixe de descobrir as suas fontes de água, um dos seus maiores atrativos.
2. Lapa dos Dinheiros
A pequena aldeia de Lapa dos Dinheiros é um dos segredos mais bem guardados da Serra da Estrela. Encontra-se a mais de 700 metros de altitude, em plena Serra, e faz parte do concelho de Seia.
Uma das suas grandes atrações são as magníficas quedas de água, autêntico deleite para os sentidos, mas, nos seus arredores, poderá encontrar locais como a rocha dos Cornos do Diabo e o Buraco do Sumo, local onde a água da ribeira corre por baixo de terra.
3. Alvoco da Serra
A pitoresca aldeia de Alvoco da Serra encontra-se no fértil vale da Ribeira de Alvoco, no concelho de Seia, a 680 metros de altitude. A paisagem que a rodeia está repleta de socalcos, construídos para domar a natureza às necessidades humanas.
Tem a alcunha de “aldeia granito”, até porque esta rocha domina toda a paisagem, da montanha às casas e ruas. Dois grandes destaques do seu património são a casa do Barão e a capela medieval de São Pedro.
4. Sabugueiro
É a aldeia mais alta de Portugal, encontrando-se a 1200 metros de altitude, e teve origem nos abrigos provisórios dos pastores, uma vez que aqui se encontravam belas pastagens para os seus rebanhos.
Hoje, o Sabugueiro é uma das maiores freguesias no Parque Natural da Serra da Estrela, destacando-se não só pela sua elevada localização, como também pelos seus recursos naturais e pelo seu património, sendo o ponto de partida perfeito para conhecer a região envolvente.
5. Loriga
Loriga, no concelho de Seia, é um dos locais mais carismáticos da Serra da Estrela, contendo em si própria toda a alma desta magnífica região. É um dos locais de visita obrigatória no Parque Natural.
A localidade tem um vasto património que vale a pena explorar com calma, entre os seus numerosos fontanários, igrejas e capelas, o seu pelourinho, a ponte romana sobre a Ribeira das Naves e um troço de calçada romana. Portanto, leve o seu tempo a explorar esta magnífica localidade.
6. Cortes do Meio
Cortes do Meio é uma pequena aldeia perto de Tortosendo, no concelho da Covilhã, e que é conhecida como a “capital das cascatas e piscinas naturais da Serra da Estrela”, até porque aqui poderá encontrar 14 piscinas naturais, com as respetivas cascatas.
No início da primavera, estas cascatas tornam-se bastante exuberantes, devido à queda da chuva, mas é no verão que estes locais são mais procurados e têm mais vida.
7. Videmonte
Videmonte é uma pequena aldeia com menos de 1000 habitantes, mas é um local repleto de energia e que tem muito para visitar e conhecer. Uma das melhores alturas para o fazer é durante o festival Pão Nosso, que se realiza todos os anos.
Durante esta festividade poderá descobrir mais sobre este pequeno recanto da Serra da Estrela e conhecer as suas tradições, hábitos e costumes, através de atividades como o teatro, a música e mostras etnográficas.
8. Verdelhos
O verde é a cor dominante desta localidade, tendo acabado até por ser incluído no nome desta pequena pérola do concelho da Covilhã. Se aprecia turismo de natureza, caminhadas e mergulhos em águas gélidas durante o verão, este pode ser o local perfeito para si.
Para além das duas praias fluviais, em Verdelhos encontrará um parque de campismo perto da aldeia e diversos trilhos pedestres para explorar melhor os arredores.
9. Cabeça
Esta pitoresca aldeia tem o xisto como rei e senhor, estando este material presente nas casas, que compõem a paisagem singular, cercada de elevações graníticas. Este local tem uma tradição muito ligada ao cultivo dos campos em socalcos e à atividade pastorícia.
Para além do seu património cultural, arquitetónico e natural, Cabeça é conhecida como “aldeia Natal”, porque a tradição dita que, nestas festividades, as ruas sejam enfeitadas com materiais naturais.