Portugal é um país com um clima ameno e solarengo, onde o inverno não é muito rigoroso e a primavera chega cedo. Mas mesmo nos meses mais frios, há algumas plantas que podem alegrar o seu jardim ou varanda com as suas flores coloridas e perfumadas. Neste artigo, vamos apresentar-lhe 9 plantas bonitas que florescem no inverno em Portugal, e dar-lhe algumas dicas de como cultivar e cuidar delas.
1. Camélia (Camellia japonica)
As camélias são arbustos perenes que produzem flores grandes e vistosas em tons de branco, rosa, vermelho ou amarelo. São originárias da Ásia, mas são cultivadas em Portugal desde o século XVIII, especialmente no norte do país.
Florescem de novembro a março, e preferem solo ácido, meia sombra e rega regular. Podem ser cultivadas em vasos ou no solo, e são resistentes a pragas e doenças.
2. Jasmim-de-inverno (Jasminum nudiflorum)
O jasmim-de-inverno é uma planta trepadeira caduca que produz pequenas flores amarelas de novembro a março. É originário da China, mas adaptou-se bem ao clima mediterrânico.
Pode crescer até 3 metros de altura, e pode cobrir paredes, cercas ou treliças com os seus caules verdes e as suas flores alegres. Gosta de sol pleno ou meia sombra, solo bem drenado e rega moderada. É também fácil de propagar por estacas.
3. Ciclame (Cyclamen persicum)
O ciclame é uma planta tuberosa perene que produz flores delicadas em tons de rosa, roxo, branco ou vermelho. É originário do Médio Oriente e do Norte de África, mas tornou-se uma planta popular de floração invernal na Europa.
Floresce de outubro a abril, e prefere temperaturas frescas, solo húmido e luz indireta brilhante. Pode ser cultivado dentro ou fora de casa, mas deve ser protegido das geadas e do sol direto.
4. Eléboro (Helleborus spp.)
Os eléboros são plantas perenes que pertencem à família das ranunculáceas. Produzem flores pendentes em várias cores, como branco, rosa, roxo, verde ou preto. São originários da Europa e da Ásia, e são também conhecidos como rosas-de-natal ou rosas-da-quaresma porque florescem de dezembro a abril.
Gostam de solo rico, meia sombra e rega regular. Podem ser cultivados em vasos ou no solo, e são atrativos para as abelhas e as borboletas.
5. Narciso (Narcissus spp.)
Os narcisos são plantas bulbosas que produzem flores em forma de trombeta em tons de amarelo, branco, laranja ou rosa. São originários da Europa, do Norte de África e da Ásia, e são uma das plantas mais populares de floração primaveril no mundo.
Florescem de janeiro a maio, e gostam de solo bem drenado, sol pleno ou meia sombra e rega moderada. Podem ser cultivados em vasos ou no solo, e são resistentes a pragas e roedores.
6. Prímula (Primula spp.)
As prímulas são plantas perenes que produzem cachos de flores em várias cores, como amarelo, azul, roxo, rosa ou vermelho. São originárias da Europa e da Ásia, e são também conhecidas como estrelinhas ou poliantos.
Florescem de janeiro a maio, e preferem solo húmido, meia sombra e rega regular. Podem ser cultivadas em vasos ou no solo, e são ideais para jardins rochosos ou bordaduras.
7. Erica (Erica carnea)
As ericas são arbustos perenes que produzem flores minúsculas em tons de branco, rosa ou roxo. São originárias da Europa, e são também conhecidas como urzes ou brejos.
Florescem de dezembro a abril, e gostam de solo ácido, sol pleno e rega regular. Podem crescer até 30 centímetros de altura, e são adequadas para vasos ou coberturas vegetais.
8. Galanto (Galanthus nivalis)
Os galantos são plantas bulbosas que produzem flores brancas pendentes com marcas verdes. São originários da Europa e da Ásia, e são um dos primeiros sinais da primavera.
Florescem de janeiro a março, e gostam de solo húmido, meia sombra e rega moderada. Podem ser cultivados em vasos ou no solo, e são frequentemente plantados em grupos ou debaixo de árvores.
9. Erântis (Eranthis hyemalis)
Os erântis são plantas tuberosas que produzem flores amarelas em forma de taça rodeadas de folhas verdes. São originários da Europa e da Ásia, e estão relacionados com as ranunculáceas.
Florescem de janeiro a março, e gostam de solo bem drenado, sol pleno ou meia sombra e rega moderada. Podem ser cultivados em vasos ou no solo, e são bons companheiros para os galantos ou os crocus.