Existem muitas curiosidades sobre o Natal. Sendo uma tradição espalhada por todo o mundo cristão (e não só), em muitas regiões, as pessoas incorporaram hábitos típicos nas festividades natalícias. Um pouco por todo o mundo, da Europa aos Estados Unidos, da Rússia ao Japão, o Natal celebra-se sempre com o mesmo espírito, o espírito da união, da família e da solidariedade, mas com muitas tradições diferentes consoante os povos e as regiões. Descubra 9 fantásticas curiosidades sobre o Natal.
1A palavra Natal que vem do latim “Nativitas” e significa nascimento, primeiro foi Natividade e, mais tarde, transformou-se em Natal. A palavra Christmas vem do inglês antigo Cristes maesse, que, mais tarde, se denominaria a Missa de Cristo (a celebração de Cristo).
2 Pai Natal ou Santa Claus, foi inspirado na figura de São Nicolau, dador de presentes e protetor das crianças. Mas, a figura do Pai Natal com a estética como a conhecemos, é uma invenção americana do século XX e está associado com o consumismo ocidental já que foi a Coca-Cola que popularizou a imagem do personagem e lhe deu o característico fato vermelho.
3 Os cartões de Natal foram inventados por Henry Cole, já que em 1843 encomendou uma pintura de Natal para reproduzi-la em papel e enviá-la para a família e amigos com os seus melhores desejos. A partir daí, a ideia ganhou asas e foi adoptada por muitas outras pessoas. Os postais de Natal caíram em desuso com a origem da internet. No entanto, hoje em dia são usados sobretudo para causas solidárias.
4 Existe uma lenda, de origem italiana, que diz que, quando os Reis Magos passaram à frente da casa da bruxa Befana, esta limpava a sua casa com uma vassoura e eles a convidaram para ir com eles a Belém. Befana não os acompanhou e, desde então, sente remorsos. Por isso, sai todos os anos para espalhar presente à procura de Jesus. Nos países onde se celebra o 5 de Janeiro, oferecem-se bruxinhas.
5 Na Noruega, o Natal está associada à luz de velas e do fogo. Os preparativos para o Natal começam no dia 13 de Dezembro, Santa Lúcia, e nessa noite os animais de estimação desfrutam de um jantar especial de Natal. Nas mesas norueguesas não faltam recipientes de arroz onde escondem uma noz que dará sorte à pessoa que o encontrar.
6 Na Rússia, o jantar de Natal consiste em doze pratos, um por cada apóstolo. No Dia de Ano Novo, as crianças visitam o avô do gelo, Diet Maroz, que viaja com a Menina da Neve espalhando brinquedos, bolos de gengibre e Matriuskas.
7 No Japão, no dia 31 de Dezembro é comemorado o Omisoka e como tradição realiza-se uma limpeza especial à casa. Depois, comem aletria, símbolo de longevidade. Quando os sinos tocam para o novo ano, os japoneses dirigem-se para o santuário xintoísta mais próximo.
8 Na Índia, no dia 25 de Dezembro, é festa nacional e os cristãos do país celebram o Natal de acordo com os costumes ocidentais, mas o seu ano novo só começa em Abril, já que se regem pelo calendário lunar Hindu. De notar que grande parte da comunidade cristã da Índia existe graças à evangelização de padres portugueses.
9 Os Judeus comemoram o Hanukkah que celebra a Purificação do Templo de Jerusalém após a revolta dos Macabeus contra o monarca Antíoco Epifânio. Esta celebração judaica, no fundo, nada tem a ver com o Natal, mas, sim com a forma como a celebram.