Na Serra da Estrela podemos encontrar uma imensidão de praias fluviais, que se estendem por toda a região e que se tornam muito populares durante o Verão. São pequenos refúgios contra o calor intenso que pode afetar esta região. Nelas pode dar um mergulho refrescante e não só: há mesas para piqueniques, bares de apoio e até trilhos para explorar as redondezas.
Perto destas praias, poderá encontrar diversos locais emblemáticos da Serra da Estrela, como a Torre, o Covão dos Conchos, a cascata do Poço do Inferno ou Vale do Rossim, ou até mesmo localidades maiores, como Guarda, Seia, Gouveia, Belmonte e Manteigas, permitindo-lhe encontrar aqui diversas opções de lazer para quando quer um descanso dos banhos.
As praias fluviais da Serra da Estrela são praias de águas puras e límpidas, muitas delas dotadas de excelentes infraestruturas. Assim, deixamos-lhe algumas das melhores, mais bonitas e mais bem equipadas. Escolha a sua preferida e faça dela a sua praia no próximo Verão.
1. Praia Fluvial de Loriga (Seia)
Esta praia encontra-se no Vale Glaciar de Loriga, cujos vestígios ainda hoje se podem ver. As suas águas límpidas nascem de uma nascente na Serra, e a praia encontra-se numa zona de relevo acidentado, rodeada por um ambiente natural maravilhosamente preservado.
O local conta com diversas infraestruturas de apoio, como estacionamento e instalações, e, nele, terá a oportunidade de praticar diversas atividades de aventura, assim como passeios pedestres.
2. Praia Fluvial do Vale do Rossim (Penhas Douradas)
Neste local não encontrará relva, areia, espreguiçadeiras ou chapéus de sol, apenas um ambiente selvagem e natural, com terra batida, rochas e salgueiros, que é perfeito para quem procura um refúgio no meio da natureza e das montanhas.
Mesmo assim, como a sua água pode chegar aos 22°C no verão, o local acaba por se encher depressa. Esta praia é muito conhecida por ser a praia que fica a maior altitude no nosso país.
3. Praia Fluvial de Valhelhas (Guarda)
Este local encontra-se classificado como Bandeira Azul, devido à qualidade das suas infraestruturas de apoio e da sua água, e tem também o título Praia Acessível, por ser ideal para pessoas com problemas de mobilidade.
O local tem passadiços nas áreas de maior circulação, um parque de campismo, um bar de apoio, um parque de merendas, um campo de jogos, uma rampa de acesso à água, sanitários, uma área relvada e diversas zonas de sombra para estender a toalha.
4. Praia Fluvial do Sabugueiro (Seia)
Encontra-se numa das aldeias mais altas do nosso país, nas margens da ribeira da Fervença, que, mais à frente, vai dar origem ao rio Alva. Esta praia conta com um belíssimo espelho de água límpida, e é acessível a pessoas com mobilidade reduzida.
Esta praia encontra-se muito perto da aldeia de Sabugueiro, que lhe dá o nome. Aproveite o facto de esta aldeia ser uma das portas de entrada para a Serra da Estrela para explorar a região por entre mergulhos.
5. Praia Fluvial de Vila Cova à Coelheira (Seia)
Esta praia encontra-se na margem esquerda do rio Alva, nos limites do Parque Natural da Serra da Estrela. Este é um local de grande beleza, que nos convida ao descanso e a banhos no meio de uma envolvente relaxante.
Para chegar a este local, terá de seguir por uma estrada de paralelos e passar uma ponte romana, que lhe dará acesso ao parque de estacionamento da praia. Siga com precaução, porque apenas pode passar um carro de cada vez na ponte.
6. Praia Fluvial de Lapa dos Dinheiros (Seia)
Esta zona de banhos encontra-se na ribeira da Caniça e está enquadrada numa paisagem sublime, da qual se destaca um espelho de águas límpidas e convidativas. O relevo acidentado do terreno faz com que a ribeira forme, nas imediações, uma sucessão de pequenas cascatas.
Não deixe também de visitar o Buraco da Moura, sistema de cavernas natural formado pelo deslizamento e acumulação de blocos de granito. Para lá chegar, apenas terá de seguir o caminho pedonal que parte da ponte.
7. Praia Fluvial de Sandomil (Seia)
Esta zona balnear das margens do rio Alva está rodeada de diversas caraterísticas naturais, que ajudam a tornar este espaço muito aprazível e convidativo. Na sua margem esquerda, encontra um extenso relvado com sombras e um amplo espaço para merendas.
A jusante da zona de banhos, pode também encontrar uma ponte medieval, com circulação rodoviária e pedonal, que lhe dá acesso à aldeia e à zona de banhos e lazer.
8. Poço da Broca (Barriosa)
Neste local, encontra-se uma cascata muito conhecida da Serra da Estrela, mas a praia fluvial merece também a sua visita, por ser muito convidativa.
Todo o conjunto se encontra na ribeira de Alvôco, em Barriosa, num local de grande biodiversidade onde encontrará animais como as lontras, guarda-rios, garças e melros-peixeiros. O Poço da Broca encontra-se no extremo sudoeste do Parque Natural da Serra da Estrela.
9. Praia Fluvial de Unhais da Serra (Covilhã)
Esta praia encontra-se inserida entre hotéis e restaurantes de luxo, e é ornamentada pela rica vegetação e paisagem da Serra mais alta de Portugal continental. Na praia, poderá encontrar um moderno bar, uma zona relvada e campo de jogos.
O local tem cerca de 2 hectares e proporciona a todos os visitantes um ambiente onde a paz, o ar puro e a água fresca são uma constante, convidando todos os banhistas ao descanso e relaxamento.