Chegou a época do ano em que as cidades portuguesas se enchem de luz e de brilho, e em que, nos mais diversos jardins e praças de Portugal, podemos descobrir encantadores mercados de Natal. Estes são locais onde podemos descobrir de tudo um pouco, entre doces apetecíveis, produtos regionais, artesanato ou até moda e acessórios.
Além disso, estes mercados são também uma excelente forma de entrar no espírito natalício em família, até porque muitos deles contam com diversões incorporadas, assim como com a grande estrela da época: o Pai Natal!
Portanto, deixamos-lhe algumas sugestões de mercados de Natal que são absolutamente imperdíveis, de Norte a Sul de Portugal. Escolha o seu preferido (ou preferidos) e dê às suas crianças (e a si próprio) alguns momentos com o verdadeiro espírito desta época festiva.
1. Wonderland Lisboa
É um dos mercados de Natal mais populares de Portugal e um autêntico clássico da capital portuguesa, instalando-se durante o mês de dezembro no Parque Eduardo VII.
Para além da famosa Roda Gigante, tem diversões como a Pista de Gelo Ecológica, o Comboio de Natal, a Casa do Pai Natal, o Mercado e uma árvore de Natal com 19 metros de altura, entre outras opções que fazem as delícias de todos os visitantes.
2. Palácio de Natal (Porto)
A magia do Natal espalha-se por diversos locais da Invicta, sob a forma de feiras, cujo ponto alto é o Palácio de Cristal. Na Tenda de Cristal vai encontrar oficinas que o convidam a escrever cartas ao Pai Natal ou a criar sabonetes, velas ou marionetas.
Na Avenida das Tílias, encontrará o Mercado de Natal, e na Tenda de Neve, poderá apreciar espetáculos com contadores de histórias, atores, mágicos, bailarinos, músicos e até um caricaturista.
3. Perlim (Santa Maria da Feira)
É um autêntico clássico dos Mercados de Natal em Portugal. Neste autêntico mundo encantado, cheio de fantasia, magia e encanto, poderá ouvir histórias sensacionais, musicais deslumbrantes e ver espetáculos surpreendentes, sempre com um toque muito especial.
Este ano, a edição vai estender-se ao centro histórico de Santa Maria da Feira, contando também com a presença do Circo Magikal pela primeira vez.
4. Penela Presépio
A pouco mais de 30 km de Coimbra, o castelo de Penela vai-se transformar novamente no maior presépio animado do nosso país, evento que atrai todos os anos milhares de visitantes.
Para além das animações comuns dos mercados de Natal, como espetáculos, comboios e oficinas, poderá observar o presépio vivo, onde se recriam rotinas, labores e costumes do quotidiano hebraico na época de Jesus.
5. Centro Mágico do Natal (Tomar)
Em Tomar, dezembro é tempo de visitar uma feira de Natal que nos transporta para um conto natalício, onde não faltará música, animação, gastronomia tradicional e diversas atividades culturais para animar os mais pequenos.
Descubra o Carrossel Parisiense, o Comboio de Natal, a Casa do Pai Natal ou a Oficina dos Duendes, que se encontra na base da monumental árvore de Natal, que tem mais de 11 metros de altura.
6. Óbidos Vila Natal
Esta feira conjuga a beleza medieval de Óbidos com a magia do Natal. Para além das atrações clássicas, como o Apeadeiro das Guloseimas, a Quinta Mágica, o Chalet do Pai Natal, o Carrossel e os diversos espetáculo e oficinas, este ano também se fará o Lenho de Natal, numa homenagem a um costume comunitário, conhecido como madeiro. Esta é uma enorme fogueira ao ar livre, na qual se juntam as pessoas da localidade, tradição ainda usada nalguns pontos do país.
7. Castelo Mágico (Montemor-o-Velho)
A fortaleza de Montemor-o-Velho vai transformar-se num local mágico ao longo do mês de dezembro. Aqui encontrará atividades para toda a família, espetáculos diversificados, pista de gelo, insufláveis, e passeios com animais.
Também poderá conhecer o Planetário e visitar o Pai Natal. Por fim, não pode deixar de provar as inúmeras iguarias regionais, que vai encontrar à venda em diversos pontos do espaço.
8. Reino do Natal (Sintra)
Este evento instala-se no Centro Histórico de Sintra e conta com atividades desportivas, diversas brincadeiras, ateliês, concertos, Mercados de Natal e momentos teatrais.
O Reino do Natal espalha-se pelo Parque da Liberdade, o Largo do Palácio Nacional de Sintra e NewsMuseum. A entrada é gratuita, mas os visitantes são convidados a contribuir com um bem alimentar ou ração para animais, para apoiar associações da zona.
9. Noite do Mercado (Funchal)
É uma das feiras de Natal mais tradicionais da ilha da Madeira, tendo lugar no dia 23 de dezembro. Assim, durante várias horas, num evento que dura toda a noite, o Mercado dos Lavradores e ruas circundantes enchem-se de gente, que se junta para cantar canções de Natal, dançar e beber.
Durante o dia, à volta do mercado, expõem-se os vegetais e frutas de forma impressionante, para ajudar nas compras de última hora.