No centro de Portugal, podemos encontrar diversas maravilhas da natureza, entre praias, cascatas, rios e montanhas que moldam a paisagem. Cada um destes sítios possui uma beleza especial que nos recorda como é importante preservá-los e garantir que continuem a ser tal como são: únicos, belos e repletos de pequenos recantos para descobrir.
Um dos locais mais emblemáticos é certamente a Serra da Estrela, mas existem muitos outros sítios a conhecer e que nos últimos anos têm sido cada vez mais procurados e visitados. A Serra da Lousã, o Tejo Internacional, a Serra da Freita ou as Berlengas são apenas alguns dos exemplos das muitas maravilhas naturais que existem na região centro de Portugal.
Portanto, se quer partir à aventura, deixamos-lhe aqui alguns dos melhores locais para contemplar a natureza no centro de Portugal. No final do seu passeio irá sentir a verdadeira importância destes lugares e, esperamos nós, contribuir para a sua preservaação.
1. Portas de Ródão
Este maravilhoso local marca o compasso da paisagem natural deslumbrante, que por aqui vai encontrar. As Portas de Ródão são também o lar da maior colónia de grifos do nosso país, sendo possível observar estes animais a sobrevoar o Tejo calmamente.
Não pode deixar de percorrer alguns dos seus trilhos e conhecer melhor a natureza envolvente, assim como visitar o emblemático castelo do Rei Wamba, um local repleto de lendas para conhecer.
2. Covão d’Ametade
Trata-se de uma depressão de origem glaciar e com uma vegetação envolvente muito cativante. O Covão da Ametade encontra-se a quase 1500 metros de altitude, na Serra da Estrela, mas pode ser visitado durante quase todo o ano, exceto em dias de fortes nevadas, em que a estrada está cortada.
Também poderá chegar ao local através de alguns trilhos e percursos pedestres, como a Rota do Glaciar e a Rota do Maciço Central, ambas de dificuldade elevada.
3. Serra do Caramulo
Se gosta de natureza, este é um destino obrigatório, já que aqui vai encontrar um local cheio de beleza e serenidade, que se tem conseguido manter longe dos holofotes.
Não deixe de subir ao ponto mais alto da Serra, o Caramulinho, onde, em dias bons, conseguirá vislumbrar a vizinha Serra da Estrela. Não deixe também de percorrer os diversos trilhos da Serra, para a conhecer melhor, e de participar nas atividades radicais organizadas.
4. Serra da Freita
Se gosta de geologia, a Serra da Freita e o Arouca Geopark serão um autêntico paraíso na Terra para si. Aqui encontrará as famosas “pedras parideiras” e as “pedras boroas”, fenómenos geológicos únicos.
Terá também a possibilidade de subir ao radar meteorológico no Pico do Gralheiro, de onde poderá ver Portugal da Figueira da Foz até ao Porto. Bem perto, poderá encontrar os passadiços do Paiva, trajeto com cerca de 8 km que é simplesmente maravilhoso.
5. Cortes do Meio
Esta pequena aldeia de Tortosendo, no concelho da Covilhã, é conhecida como a “capital das cascatas e piscinas naturais da Serra da Estrela”, uma vez que, só no seu território, iremos encontrar 14 piscinas naturais, com as respetivas cascatas, todas elas localizadas no leito da ribeira de Cortes.
Todos os locais apresentam uma paisagem incrível e podem ser visitados em qualquer altura do ano, embora sejam particularmente populares no verão. Cortes do Meio é uma das surpresas mais agradáveis para descobrir no Centro de Portugal.
6. Poço do Inferno
Este ponto alto, situado a 1100 metros de altura, encontra-se na ribeira de Leandres, sendo um dos ex-libris da Serra da Estrela. Trata-se de uma cascata de uma grande beleza paisagística, sendo rodeada de vegetação abundante, que torna o local ainda mais cativante.
No inverno, são várias as vezes em que a água do Poço do Inferno congela, e isso ajuda a criar ainda mais encantos neste paraíso natural com 10 metros de altura.
7. Berlengas
Se procura dias de descanso absoluto, sempre rodeado de uma beleza de cortar a respiração, então este arquipélago é para si. Afinal, não é por acaso que este é um dos patrimónios naturais mais acarinhados do Centro de Portugal.
Aqui poderá fazer caminhadas, descansar na praia ou até fazer mergulho, sempre rodeado de uma paisagem de grande beleza. No entanto, não se esqueça que terá de fazer uma reserva com antecedência, para visitar o local.
8. Tejo Internacional
Esta zona corresponde à área em que o rio Tejo marca a fronteira entre Portugal e Espanha. Aqui, encontrará um conjunto de vegetação rica e cativante, que inclui bosques de azinheiras, sobreiros e galerias de salgueiros.
O Tejo Internacional é também um local de forte nidificação de aves, abrigando diversas espécies, incluindo até as cegonhas-pretas, uma espécie bastante rara no nosso país e que aqui encontra as condições ideais para prosperar.
9. Serra da Lousã
A sua imagem de marca são as Aldeias do Xisto, existindo por aqui diversos trilhos que lhe vão permitir descobrir estes locais, ricos em tradição. Um passeio por estas montanhas permite descobrir várias destas aldeias, algumas em melhor estado de conservação do que outras, mas todas com um encanto muito especial.
A Serra da Lousã está inserida na Reserva Ecológica Nacional e é um autêntico museu vivo, com os seus ecossistemas a serem preservados devido ao condicionamento de acesso a certas áreas. Mesmo assim, poderá desfrutar de atividades como percursos pedestres, canoagem e caça ao tesouro, para descobrir a região.