O contacto entre Portugal e o Japão começou no século XVI, quando os portugueses chegaram ao Japão como comerciantes e missionários. Eles foram os primeiros europeus a estabelecer uma relação directa com os japoneses, e trouxeram consigo produtos, costumes e palavras que eram novidade para os orientais.
Os portugueses também foram os primeiros a traduzir o japonês para uma língua ocidental, no dicionário Nippo Jisho, publicado em 1603. Esse dicionário explicava 32 mil palavras em japonês traduzidas para português. Por isso, não é de estranhar que algumas palavras da língua japonesa se tenham originado a partir do português.
Mas o inverso também aconteceu: algumas palavras do português têm origem japonesa. Essas palavras geralmente estão relacionadas com a cultura, gastronomia e arte do Japão, que são muito apreciadas pelos portugueses. Algumas delas são tão comuns que nem percebemos que vieram de tão longe. Quer saber quais são essas palavras? Então, confira a lista abaixo!
Biombo
Esta palavra vem do japonês byōbu, que significa algo como “proteção ao vento”. É uma estrutura de madeira ou tecido que se abre e se fecha, geralmente usada para separar ambientes. Os biombos foram levados da China para o Japão no século VII, e depois chegaram a Portugal como objetos de decoração.
Emoji
Esta palavra vem da união de “e”, que significa imagem em japonês, e “moji”, que tem a ver com letra. São os símbolos gráficos usados em mensagens electrónicas, como carinhas, animais e objectos. Os emojis foram criados no Japão na década de 1990, e popularizaram-se pelo mundo inteiro com a internet e os smartphones.
Tsunami
A palavra tsunami vem do japonês tsunami, que significa algo como “onda de porto” (tsu = porto; nami = onda). É um fenómeno natural que consiste numa grande onda ou numa sucessão de ondas marinhas que se deslocam em alta velocidade e que se tornam catastróficas ao atingir profundidades menores, invadindo as praias. O tsunami pode ser causado por abalos sísmicos, erupções vulcânicas ou deslizamentos.
Karaoke
Esta palavra significa algo como “orquestra vazia”. É uma actividade de cantar músicas acompanhando uma gravação sem a voz do cantor original.
O karaoke foi inventado no Japão na década de 1970, e tornou-se um passatempo popular em todo o mundo nas décadas seguintes.
Sushi
Esta palavra significa algo como “arroz azedo”. É um prato japonês feito com arroz temperado com vinagre e peixe cru ou outros ingredientes. O sushi é uma das especialidades da culinária japonesa, e conquistou o paladar dos portugueses, que criaram variações como o temaki e o hot roll.
Origami
Esta palavra significa algo como “dobrar papel”. É a arte de dobrar papel em formas variadas, como animais, flores e objetos. O origami é uma tradição milenar no Japão, e difundiu-se pelo mundo como uma forma de expressão artística e educativa.
Sashimi
Esta palavra vem do japonês sashimi, que significa algo como “cortar corpo”. É um prato japonês feito com fatias finas de peixe cru ou outros frutos do mar. O sashimi é consumido com molho de soja e wasabi, e é considerado uma iguaria delicada e refinada.
Judo
Significa algo como “caminho suave”. É uma arte marcial e desporto olímpico, que consiste em derrubar ou imobilizar o adversário usando técnicas de golpes, quedas e chaves.
O judô foi criado no Japão no século XIX, como uma forma de defesa pessoal e educação física. Em Portugal, o judô é um dos desportos mais praticados e medalhados.
Haicai
Esta palavra vem do japonês haiku, que significa “verso curto”. É um tipo de poema curto e conciso, que geralmente tem três linhas e dezassete sílabas. O haicai é uma forma poética típica do Japão, que expressa sentimentos e impressões sobre a natureza e a vida. Na língua portuguesa, o haicai foi cultivado por poetas como Paulo Leminski e Guilherme de Almeida.