Nenhuma espécie de planta consegue viver na escuridão total, mas existem espécies que são capazes de sobreviver com um mínimo de iluminação natural e manterem-se saudáveis dessa forma. Todas as plantas precisam de sentir raios solares nas suas folhas, já que é assim que fazem a fotossíntese e se alimentam.
Assim, longos períodos de escuridão matam até as plantas mais resistentes. Mas, se a sua casa tem pouca luz natural, deixamos-lhe algumas espécies de plantas que não necessitam de muita luz para sobreviverem.
1. Costela de Adão (Monstera deliciosa)
Esta planta tem uma exuberante folhagem com recortes caraterísticos, podendo atingir tamanhos gigantescos quando plantada no seu habitat. Em vasos de interior, tem também um crescimento rápido, em forma de trepadeira, sendo fáceis de controlar através da poda e transplante.
Não precisa de luz solar direta e suporta mesmo recantos mais escuros. Combina muito bem com espaços minimalistas e dá ao ambiente um aspeto mais acolhedor.
2. Jiboia (Epipremnum aureum)
Esta planta de interior é muito fácil de cuidar, uma vez que não precisa de muita luz nem de muita água para crescer saudável. É uma trepadeira que se adapta bem a diferentes ambientes climas e ambientes, embora, em locais com pouca luz, fique com uma coloração menos clara nas folhas.
Trata-se de uma planta polivalente, que tanto pode ser colocada em vasos suspensos como em prateleiras. Por isso mesmo, é ideal para apartamentos com pouco espaço ou varandas onde, por vezes, a única solução é pendurar plantas no teto.
3. Espada de São Jorge (Sansevieria trifasciata)
Esta planta é muito tolerante e resistente, e talvez por isso sejam consideradas plantas capazes de defender contra as energias negativas. A espécie não precisa de muitas preocupações com luz e água, sendo perfeita para iniciantes.
É ideal para decorar qualquer tipo de ambiente, mais tradicional ou minimalista. E é perfeita para qualquer divisão da casa, seja sala, quarto, cozinha, casa de banho ou varanda.
4. Zamioculcas (Zamioculcas zamiifolia)
É uma das plantas de interior menos exigente em termos de regas e luz, tolerando muito bem períodos de mais sombra. Além disso, é muito resistente a doenças e pragas, sendo, por isso, perfeita para quem tem pouco tempo para cuidar de plantas ou é um iniciante no mundo da jardinagem.
Existem diversas variedades de zamioculcas mas todas elas têm em comum a beleza, a elegância e a resistência o que faz delas uma ótima escolha para decorar escritórios, por exemplo.
5. Bambu da sorte (Dracaena sanderian)
Esta planta que simboliza a prosperidade é muito fácil de cuidar e de fazer crescer em sua casa, sendo muito popular em todo o mundo. A espécie é nativa de florestas sombreadas, pelo que gostam de luz solar indireta.
Pode ser colocada em vasos com pouca água ou plantada na terra, crescendo saudável de qualquer forma. A planta é segura para ter em casa junto de animais de estimação e crianças, uma vez que não é tóxica.
6. Lírio da Paz (Spathiphyllum wallisii)
Esta planta de interior consegue florescer sem necessitar de uma grande exposição ao sol. Por isso, é perfeita para espaços com pouca luminosidade ou de dimensões mais reduzidas.
Além disso, são muito flexíveis quanto à rega, bastando olhar para as suas folhas para perceber quando precisam de mais água ou de mais luz. Produz flores lindas e sofisticadas que dão mais charme a qualquer recanto da sua casa.
7. Bromélias
Esta planta não cresce muito e gosta de uma iluminação natural reduzida, sendo perfeitas para locais como apartamentos. Existem muitas espécies disponíveis para venda, dando-lhe a possibilidade de trazer um toque verde à sua casa com facilidade e sem que tenha muito trabalho.
As bromélias produzem uma flor de cor rosa/vermelha de uma aspeto exótico mas sofisticado e por isso são ideais para decorar salas minimalistas ou escritórios.
8. Fetos
Os fetos gostam de estar em sítios da casa em que haja luz solar indireta, e até mesmo reduzida. A sua única exigência para permanecer saudável é a rega, já que os fetos adoram água na dose certa. Portanto, não se esqueça de as regar com alguma frequência.
Existem muitas variedades diferentes de fetos. Alguns deles devem ser plantados em vasos e outros podem ser colocados suspensos no teto. Escolha a variedade de acordo com o uso que lhe vai dar.
9. Ficus Benjamina
Se tem um espaço maior da sua casa a preencher, esta pequena árvore, que não precisa de muita luz, é perfeita. O seu caule é flexível e permite criar um efeito de trança, desde que isto seja feito enquanto a planta é jovem.
O seu tamanho faz com que seja a estrela de qualquer espaço e por isso deve colocá-la num local onde ela possa mostrar toda a sua elegância e receber as atenções que merece.