Com a chegada de um bebé à família, é natural que queira que ele tenha o seu espaço confortável, acolhedor e seguro, para que o novo membro da família se consiga desenvolver tranquilamente e sem riscos. São muitas as coisas em que se tem de pensar no momento, mas, para que não se perca, deixamos-lhe uma ajuda para criar um quarto perfeito para o seu filho, quer o espaço seja grande ou pequeno. Portanto, comece a pôr mãos à obra.
1. Divida o trabalho em etapas
Para minimizar o stress de começar a preparar o quarto do bebé à última hora, recomendamos-lhe que divida este trabalho em diferentes etapas, e que as faça com tempo, para que, nos últimos meses, possa descansar e usufruir desta etapa.
Assim, deverá começar por preparar todas as superfícies do quarto, como pinturas, chão, e parte elétrica. Depois, passe para a montagem da mobília, colocando-a de modo a não comprometer a circulação. Por fim, passe aos toques decorativos, para um quarto de bebé de sonho.
2. Pense nas cores a usar
As cores transmitem diferentes sensações, pelo que a sua escolha deve ser algo bem pensado em ambientes como um quarto de bebé. Recomendamos-lhe a escolha de cores neutras e suaves, que transmitem paz e tranquilidade, e que use cores mais fortes em pequenos apontamentos.
No caso de o quarto do bebé ser pequeno, a escolha de cores como o branco ou o bege é ainda mais importante, já que estas dão uma maior amplitude visual ao espaço.
3. A escolha do pavimento e paredes
O chão do quarto do seu bebé deve combinar conforto e facilidade de limpeza. Por isso, recomendamos-lhe materiais como a madeira e o PVC, já que não acumulam sujidade, são resistentes à humidade e são muito confortáveis ao toque.
Já no que diz respeito às paredes, as escolhas são imensas, entre tintas suaves, papéis de parede ou tecidos (ou até uma mistura de todas estas opções, para criar um ambiente com mais personalidade e apelo).
4. A mobília adequada
Planear a mobília que pretende colocar no espaço permite-lhe conseguir um quarto mais funcional e atrativo, para além de evitar a necessidade de estar a trocar constantemente estas peças, à medida que o bebé cresce. Portanto, planeie usar um roupeiro que sirva para todas as fases de crescimento do seu filho, como um que tenha portas de correr.
Planeie também muito espaço de arrumação, já que isso é sempre importante. Por fim, pode usar uma cama de adulto com um berço acoplado, que pode ser retirado quando o seu bebé crescer.
5. A decoração é muito importante
O toque final de aconchego no quarto do seu bebé é dado pelos objetos decorativos, pelo que não os deve descurar no seu planeamento. Opte por decorações em tons suaves e que combinem com as cores que escolheu para o ambiente, para um efeito harmonioso.
E lembre-se que, se colocar prateleiras, estas devem estar a mais de 1,20 do chão, para que o seu filho não bata com a cabeça ou puxe coisas sobre si acidentalmente.
6. Uma cama extra no quarto
Por vezes, pode ser necessário colocar uma cama extra no quarto do seu bebé, que pode ser usada por um hóspede e, mais tarde, pelo seu filho.
Uma boa escolha é uma cama com gavetão, que lhe permite potenciar o espaço de dormir e que vai ser muito útil quando o seu filho começar a pedir para trazer alguns amigos para passar a noite.
7. Pense na iluminação
A iluminação e instalação elétrica do quarto do seu filho deve ser muito bem pensada e bem construída, até porque tomadas e interruptores soltos podem revelar-se um problema, assim como cabos à vista dos mais pequenos.
No que toca à iluminação, recomendamos-lhe o uso de um dimmer, que lhe permite suavizar a luz ou deixá-la mais forte, segundo o que precisar no momento. Mas um candeeiro na mesa de cabeceira também consegue criar um ambiente relaxante sem ter de gastar muito.