As açordas são um prato típico do Alentejo que tem ganho cada vez mais apreciadores um pouco por todo o país, e mesmo fora das nossas fronteiras. Este prato é conhecido pela sua textura única e por poder ser feito com os mais diversos ingredientes para se obter mais sabor, como é o caso desta magnífica açorda de gambas.
Além disso, esta é uma daquelas receitas que foi criada para se evitarem desperdícios, usando-se pão de véspera como estrela principal do prato, o que lhe dará a sua textura caraterística. E isto porquê? Porque o pão de véspera consegue absorver melhor os sabores do caldo, sem, no entanto, perder a sua forma demasiado depressa.
Se tem pão por casa e lhe quer dar uma nova vida, tem mesmo de recriar esta deliciosa açorda de gambas em sua casa. Temos a certeza de que vai gostar tanto do seu sabor, que vai repetir esta receita muitas mais vezes, e quem sabe, até, se torne num dos pratos preferidos da sua família. Vamos começar a receita?
Ingredientes:
- 4 dentes de alho
- 1 pão alentejano (do dia anterior)
- 1 molho de coentros
- 10 gambas
- 1,5 dl de azeite
- 1 ovo
- Q.b. de sal
Preparação:
- Coloque as gambas num tacho, e coza-as em água abundante temperada com sal.
- Retire os camarões da água e descasque-os. Reserve-os.
- Reserve também a água da cozedura dos camarões.
- Num tacho, coloque o azeite e frite nele os alhos picados e o coentro picado, apenas por uns minutos.
- Acrescente o pão partido em pedaços.
- Mexa bem e, aos poucos, junte alguma da água da cozedura das gambas, até o pão ficar desfeito e tipo papa.
- Adicione as gambas e mexa bem.
- Assim que esta mistura do tacho ferver, junte-lhe o ovo, mexendo até este estar incorporado.
- Desligue o lume e sirva a sua açorda de gambas de imediato.
Dicas:
- Existem outros ingredientes que pode usar na sua açorda de gambas, para lhe dar ainda mais sabor. Por exemplo, junte cebola picada, pimento em pedaços, polpa de tomate, cenoura ou outros sabores que ache que combinam e que vão enriquecer este prato.
- Para um sabor ainda mais forte na sua açorda, dilua um pouco de creme de marisco na água da cozedura das gambas, e use esta água para dar sabor ao pão, no tacho.
- Vá mexendo enquanto adiciona a água ao pão para garantir que este se desfaz e fica com a textura caraterística deste prato. Dependendo dos seus gostos, pode juntar mais ou menos água, até obter a textura que pretende.
- Para além das gambas, pode usar outros frutos do mar na açorda, para um sabor ainda mais acentuado.
- Caso prefira, substitua os coentros por salsa, ou por outras ervas aromáticas de que goste.
- O ovo apenas precisa de ser incorporado na mistura suavemente, não precisando de ficar o lume ligado por muito tempo assim que o adicionar.
- Sirva polvilhado com um pouco mais de coentros.