Veneza, situada no norte de Itália, é a capital da região de Veneto e uma das cidades mais bonitas do mundo. Mas Veneza é única, espalhando-se por 117 pequenas ilhas separadas por canais e ligadas por pontes, o que a torna num dos destinos mais românticos do planeta.
Passear pelos canais em gôndolas ou a pé pelas ruelas é uma experiência inesquecível. Durante a Idade Média e o Renascimento, Veneza foi um importante centro financeiro e militar devido ao poder dos seus mercadores na Rota da Seda, que trazia mercadorias da Ásia para a Europa.
Este poder económico impulsionou também a cultura e a arte, fazendo de Veneza um polo do Renascimento. Muitos monumentos e obras de arte desse período ainda podem ser visitados hoje, como a Basílica de São Marcos. Aqui estão os melhores locais para descobrir em Veneza, Itália!
1. Basílica de São Marcos
A Basílica de São Marcos, localizada na Piazza San Marco, é um dos edifícios mais conhecidos de Veneza. Construída em 1092, a sua arquitetura bizantina é impressionante. A fachada é rica em detalhes ornamentados, esculturas e obras de arte, enquanto o interior possui belos frescos e mosaicos.
2. Praça de São Marcos
A Praça de São Marcos é a praça mais famosa de Veneza. Rodeada por edifícios ornamentados, é um local perfeito para iniciar o passeio pela cidade. Aqui, encontram-se o Campanário de São Marcos, a Basílica de São Marcos, o Palácio Ducal e a Torre do Relógio.
3. Canale Grande
O Canale Grande é o maior canal de Veneza, serpenteando pela cidade e ladeado por mais de 170 edifícios históricos. Apenas quatro pontes atravessam este canal, sendo que muitos preferem explorá-lo em gôndolas.
4. Ponte di Rialto
A Ponte di Rialto é a mais famosa das pontes que atravessam o Canale Grande. Originalmente de madeira, a ponte atual é de pedra e data do século XVI. É um local icónico e muito fotografado.
5. Gallerie dell’Accademia
Este museu, situado junto à Ponte dell’Accademia, exibe arte anterior ao século XIX, incluindo obras de Bellini, Canaletto e Ticiano. O destaque é o Homem Vitruviano de Da Vinci.
6. Lido de Veneza
O Lido é uma ilha que oferece um refúgio tranquilo das multidões de turistas. Com uma longa praia, lojas, restaurantes e hotéis, é ideal para relaxar.
7. Palácio dos Doges
Situado na Praça de São Marcos, o Palácio dos Doges é conhecido pela sua fachada ornamentada e interior ricamente decorado. É um exemplo impressionante da história de Veneza.
8. Ponte dos Suspiros
A Ponte dos Suspiros, que liga o Palácio dos Doges às prisões, é famosa pela lenda de que os prisioneiros suspiravam ao verem Veneza pela última vez.
9. Um passeio de Vaporetto pelo Grande Canal
O Vaporetto é o principal meio de transporte em Veneza. Navegar pelo Grande Canal permite apreciar a cidade de uma perspectiva diferente e admirar as vistas e sons da cidade.
10. Campanário de São Marcos
Com quase 99 metros de altura, o Campanário de São Marcos oferece vistas panorâmicas deslumbrantes sobre Veneza. Originalmente construído no século IX, foi reconstruído após colapsar em 1902.
11. San Giorgio Maggiore
Esta pequena ilha, acessível de Vaporetto, alberga o mosteiro e a igreja de San Giorgio Maggiore, além de um campanário que de onde se podem admirar vistas fantásticas.
12. Murano
Murano é conhecida pela sua indústria vidreira. Esta ilha charmosa possui várias fábricas onde se pode assistir a demonstrações ao vivo, além de atracções como a Basílica de Santa Maria e o Palazzo Da Mula.
13. Igreja de Santa Maria Assunta
Localizada em Cannaregio, esta igreja barroca é famosa pela sua fachada ornamentada e interior ricamente decorado, incluindo obras de Ticiano.
14. Basílica de Santa Maria della Salute
Esta basílica barroca, concluída em 1687, destaca-se pela sua cúpula imponente e localização junto ao Grande Canal. O seu interior é simples mas cativante.
15. Ilha Torcello
Torcello é uma ilha tranquila, ideal para escapar à confusão de Veneza. As atrações principais são a Igreja de Santa Maria Assunta e um museu sobre a história das ilhas de Veneza.
Comments 1