Frankfurt é conhecida pelos negócios e pelo dinheiro, sendo o centro financeiro da Alemanha e da União Europeia. Sedes de grandes bancos alemães e europeus estão aqui localizados. No entanto, Frankfurt também tem muito a oferecer aos turistas.
Se procura o que fazer em Frankfurt, encontrará muitas opções. Um dos principais destaques é o quarteirão dos museus, onde há mais de uma dezena de espaços que cobrem temas desde arte moderna até ciência e história.
Além disso, há a belíssima catedral, outras igrejas e a casa de Goethe, um dos cidadãos mais famosos da cidade. Aqui estão os melhores locais para visitar em Frankfurt.
1. Römerberg (Centro Histórico de Frankfurt)
Römerberg é a entrada para o Centro Histórico de Frankfurt (Altstadt). Desde o século IX que esta praça se transformou no coração da cidade e aqui aconteciam coroações, mercados, festivais e torneios.
As casas com fachada em estilo enxaimel são exemplos da antiga paisagem urbana medieval. O Römer, prédio neogótico, sediou a Câmara Municipal durante mais de 600 anos. O prédio e a praça foram reconstruídos após serem danificados na Segunda Guerra Mundial.
2. Sachsenhausen
Um dos passeios mais divertidos em Frankfurt é no nostálgico eléctrico “Ebbelwei-Express”. Com música, Brezel (um tipo de pão) e vinho de maçã, bebida típica da região, o passeio é uma festa.
Em Sachsenhausen, os becos estreitos com calçada de pedras e mais de 100 bares e restaurantes criam um ambiente acolhedor, onde é fácil fazer novas amizades.
3. Catedral de Frankfurt
No centro antigo de Frankfurt ergue-se a imponente Catedral de São Bartolomeu, ou Kaiserdom. Construída no século XIII, a catedral foi palco de coroações de Reis Alemães e imperadores do Sacro Império Romano.
A construção atual é a quinta versão da catedral, que passou por várias reconstruções após incêndios e danos da Segunda Guerra Mundial.
4. Centro Financeiro de Frankfurt
Os arranha-céus dos bancos, com arquitetura futurista, dominam o centro da cidade. Entre a estação ferroviária, o centro de convenções e o teatro da ópera, Frankfurt é conhecida como “Mainhattan”. Destaque para a sede do Deutsche Bank e a torre do centro de convenções, exemplos grandiosos de arquitetura.
5. Museumsufer
Nas margens do rio Main, em Sachsenhausen, fica a Museumsufer, a zona cultural e artística de Frankfurt, com 13 famosos museus. Entre os principais estão o Museu do Artesanato, o Museu do Cinema e o Museu de Etnologia.
Todos os anos, no último fim de semana de agosto, realiza-se aqui uma grande festa, e na primavera ocorre a Noite dos Museus.
6. Igreja de São Paulo
A Igreja de São Paulo, ou Paulskirche, construída em 1833, foi o primeiro edifício a ser reconstruído após a guerra. Em 1848, foi aqui que os representantes nacionais eleitos se reuniram para criar a primeira constituição democrática da Alemanha. Hoje, a Paulskirche é usada para exposições e cerimónias.
7. Palmengarten
O Palmengarten é um parque tranquilo com lagos, jardins e grandes estufas como a Palmenhaus e a Tropicarium que se localiza no centro de Frankfurt, perto da rua Bockenheimer Landstrasse. É um ótimo lugar para relaxar e passear entre palmeiras, arbustos e flores exóticas.
8. Ópera de Frankfurt
A Ópera de Frankfurt, construída no estilo da Alta Renascença italiana e reconstruída em 1981, realiza cerca de 300 concertos e eventos por ano. A acústica excepcional é perfeita para concertos sinfónicos, jazz, rock e pop. Os bilhetes podem ser adquiridos no website oficial.
9. Casa de Goethe
A casa onde Goethe nasceu, em 28 de agosto de 1749, na rua Großer Hirschgraben, foi restaurada e abriga hoje a Casa e o Museu de Goethe. É possível ver o quarto onde estudava e os móveis do estilo barroco tardio. Aqui escreveu obras como “Fausto” e “Os Sofrimentos do Jovem Werther”.
10. Museu Städel
O Städel é um dos museus mais importantes do mundo, com 700 anos de arte europeia desde o século XIV até hoje. A coleção inclui pinturas, esculturas, fotografias e gravuras de artistas como Botticelli, Rembrandt, Monet e Picasso. A entrada custa 14 euros e inclui todas as exposições.
11. Museu da Arte Moderna
O Museu de Arte Moderna de Frankfurt (MMK) é um dos mais importantes do mundo. Aberto em 1991, o prédio pós-moderno tornou-se um ponto de referência cultural. O acervo conta com mais de 4.500 obras de arte internacionais, dos anos 1960 até hoje.
12. Hauptwache
A Hauptwache, construída em 1730, foi um posto da guarda da cidade e é agora um café com vista para uma praça movimentada. A praça está no centro do bairro mais importante de Frankfurt e é um ótimo lugar para começar a explorar as áreas comerciais da cidade, como o Zeil e a Goethestrasse.