A história dos Ovos Moles tem origem conventual no século XVI. Terá sido no Convento de Jesus de Aveiro que este doce típico terá sido elaborado pela primeira vez. Enquanto que as claras dos ovos eram usadas para tarefas domésticas — para engomar a roupa, por exemplo —, às gemas não se sabia que uso dar. Até ao dia em que lhe juntaram o açúcar!
Os Ovos Moles são servidos em hóstia (obreia), por influência conventual, em formas que remetem para a cidade de Aveiro e a sua tradição piscatória e proximidade com o mar — os peixes, os búzios ou as conchas. Mas também são apresentados dentro de pequenas barricas pintadas à mão. Aprenda como fazer ovos moles de forma simples e fácil!
Ovos moles
Ingredientes
- 8 gemas
- 150 gr açúcar
- 150 ml água
Preparação
- Comece por colocar a água e o açúcar num tacho.
- Deixe cozinhar até atingir o chamado "ponto de estrada" (quando passa a colher no fundo do tacho consegue ver o fundo, como se tratasse de uma estrada).
- Deixe arrefecer o preparado anterior.
- Coloque as gemas batidas numa panela e cozinhe-as em lume brando. De seguida, vá acrescentando a mistura do açúcar aos poucos e mexa sempre.
- Quando a mistura ficar mais espessa, retire do lume.
- Para fazer os ovos moles de Aveiro pode usar formas pré-feitas de hóstia.
- Preencha cada metade da forma de hóstia e depois use uma clara de ovo como cola para unir as duas partes das hóstias.
- A seguir use uma tesoura para recortar as formas.
- Repita várias vezes para fazer a quantidade de ovos moles que pretende.
Dicas
- A quantidade de água deve ser sempre semelhante à quantidade de açúcar. No entanto, algumas pessoas preferem colocar mais açúcar. Se preferir ovos moles mais doces, pode utilizar até o dobro do açúcar. Mas vão ficar bem mais calóricos! :)
- Em vez de utilizar o “ponto de estrada”, pode utilizar o “ponto de pérola”. Neste caso, a água e o açúcar devem ser fervidos até que formem uma calda espessa que cai em gotas (que fazem lembrar pérolas).
- Quando cozinhar as gemas, é muito importante fazê-lo em lume brando (a temperatura ideal é de 60 ºC). Isto fará com que o preparado não coagule. Acima de tudo, tenha muito cuidado para nunca deixar ferver.
- Se preferir medir as quantidades através de colheres de sopa, o geral, para cada gema, deve colocar 1 colher de sopa de açúcar e outra de água. Ajuste as quantidades com base no número de gemas utilizadas.