O tronco de Natal teve origem na França e espalhou-se um pouco por todo o mundo. Hoje é umas das sobremesas que não podem faltar durante esta época festiva. Existem muitas formas diferentes de o fazer. A receita evoluiu tanto que até pode experimentar um tronco de Natal com Nutella, por exemplo.
Uma opção apenas para quem gosta (ou para aqueles que gostam de inovar e experimentar novos sabores). O doce de gila confere a esta receita um aroma diferente do habitual mas que é garantia de sucesso. Se lhe apetece um doce completamente diferente, esta é a receita certa para si. Aprenda a fazer tronco de Natal com doce de gila!
Tronco de Natal com doce de gila
Ingredientes
Para a massa:
- 2 chávenas de doce de gila
- 2 chávenas de miolo de amêndoa
- 1 chávena de água
- 1 chávena de açúcar
- 6 gemas
Para a cobertura de chocolate:
- 150 g chocolate
- 1 colher de sopa de manteiga
- 2 colheres de sopa de açúcar
- 1 cálice de leite
Preparação
- Comece por preparar os ovos moles, deixando-lhes calda suficiente para embeber bem as amêndoas.
- Num tachinho, leve ao lume a ferver a água com o açúcar, depois retire e deixe arrefecer. Junte as gemas batidas e mexa até incorporar bem.
- Leve de novo ao lume brando e, logo que as gemas comecem a engrossar, retire do lume. Junte então o miolo de amêndoa moído e o doce de gila.
- A massa deve ficar firme e maleável; coloque-a sobre papel vegetal e molde-a em forma de um tronco.
- Disponha numa bandeja ou travessa de servir.
- A cobertura de chocolate. Num tachinho, leve ao lume, em banho-maria, a tablete de chocolate com a manteiga, o açúcar e o leite e deixe derreter.
- Cubra depois a torta com o creme e decore a gosto, por exemplo, com nozes ou azevinho.