As migas um prato típico do centro e do sul de Portugal mas atingiram o seu auge no Alentejo. É aqui, nesta bela região portuguesa, que a arte de confecionar migas foi aprimorada com o saber acumulado de várias gerações.
Talvez por isso mesmo elas são tão habituais nos restaurantes alentejanos: em todo o lado existe um ou mais pratos de migas, geralmente como acompanhamento de carnes, embora também possam ser um prato principal. Descubra 7 deliciosas receitas de migas, um saboroso petisco do Alentejo.
1. Migas de grelos
Um dos pratos mais queridos da culinária do nosso país, por serem deliciosas, fáceis de preparar, rápidas e por serem económicas, já que permitem aproveitar sobras que tenha por casa (sejam elas de pão sejam elas de legumes). Por isso, se não sabe o que fazer para o jantar e está num daqueles dias em que não lhe apetece passar muito tempo na cozinha, esta receita é perfeita.
Se ficou com curiosidade e quer experimentar estas deliciosas migas de grelos, anote os ingredientes de que vai precisar e deite mãos à obra. Em pouco tempo, terá uma refeição cheia de sabor.
2. Migas de tomate
São um daqueles pratos que fazem já parte do ADN da nossa culinária, e que a cada geração conquistam fãs. A sua versatilidade (uma vez que pode fazer migas com diversos ingredientes), a facilidade do preparo, a possibilidade de aproveitamento de alimentos e, principalmente, o seu sabor único, tornam este um dos pratos mais amados do nosso país.
Se faz parte do clube de fãs das migas, deixamos-lhe aqui uma sugestão surpreendente e com muito sabor: migas de tomate. Reúna os ingredientes de que precisa, deite mãos à obra, e verá que vai adorar.
3. Migas de batata
São um prato típico do Alentejo, e já seduzem paladares há gerações. Nesta receita, o pão, tradicionalmente usado para fazer migas, é substituído por batatas cozidas, tendo como resultado umas migas ainda mais coesas. A cozedura na frigideira cria uma crosta crocante no exterior, para um toque de textura ainda mais diferenciador no prato.
Se ficou com curiosidade de experimentar, deixamos-lhe aqui a nossa receita. Simples de preparar, rápida, e com imenso sabor, para refeições animadas em família.
4. Migas de bacalhau
Com ingredientes simples e tradicionais, como pão e bacalhau, conseguem-se criar petiscos incríveis que são autênticas instituições da culinária portuguesa. Um desses petiscos são as migas de bacalhau, cuja receita aqui lhe deixamos para que a possa preparar e deliciar-se com o resultado incrível, perfeito para partilhar com quem amamos.
A receita é bastante simples, não precisa de ingredientes complicados e faz-se sem grandes complicações – e o resultado é de comer e chorar por mais!
5. Migas de coentros
Já alguma vez provou este petisco? Se a resposta é não, não sabe o que está a perder, especialmente se é um grande apreciador de receitas alentejanas. A receita é aromática, com um sabor diferente e muito apelativo, e tem vindo a granjear cada vez mais apreciadores, que procuram receitas deliciosas e fáceis de preparar.
Por isso, se quer experimentar algo novo, anote os ingredientes de que precisa e os passos a seguir, e prepare ainda hoje as suas migas de coentros. Temos a certeza de que vai adorar e querer repetir muitas vezes.
6. Migas de espargos
São dos pratos típicos portugueses mais conhecidos e amados, e que ainda hoje conquistam e nos deixam rendidos. A sua facilidade de preparo e os ingredientes simples que utiliza tornam as migas um acompanhamento perfeito quer para refeições em família quer para quando tem convidados.
As receitas de migas são também perfeitas para utilizar pão que tenha por casa, e este exemplo que aqui lhe deixamos não é exceção. Se ficou com curiosidade e quer experimentar as nossas migas de espargos, tome nota.
7. Migas de couve
Quando o tempo começa a arrefecer, procuramos a chamada comida de conforto, com ingredientes simples, mas que seja nutritiva e com muito sabor. As migas de couve assim são: usam ingredientes simples, da época, é de preparo rápido e dá sustento e alento às famílias portuguesas desde há gerações.
Quer seja para refeições em família, quer para ocasiões especiais, estas migas de couve são o acompanhamento perfeito (e ficam também muito bem como prato principal). Tome nota e prepare esta iguaria.