A bonita vila de Dornes está situada numa península, rodeada pelas águas do Zêzere, e é uma das vilas mais bem preservadas de Portugal, estando repleta de cultura e de tradições religiosas que ainda hoje fazem parte do dia-a-dia de quem aqui vive. Basta pensar num dos casos mais marcantes, o dos Círios, com origem medieval e cujas romarias trazem diversos curiosos a Dornes.
E claro, não podíamos deixar de referir a paisagem, já que a vila está emoldurada por um conjunto paisagístico único, entre rio e serras, e que nos convida à reflexão e a passarmos o nosso tempo em contemplação e relaxamento, como se tudo aqui se movesse a um ritmo diferente. Um local ótimo para famílias e grupos de amigos, poderá fazer ainda passeios de barco ou a pé, tomar banhos no rio e fazer diversas atividades aquáticas.
Conhecida como Península Encantada ou Terra Mítica dos Templários, ainda hoje se realizam diversas escavações arqueológicos na região, com diversas descobertas a sugerirem que a povoação de Dornes é anterior à fundação da nacionalidade. Esta terra é rica em lendas e mistérios relacionados aos Templários, e pode efetivamente visitar uma torre defensiva pentagonal, única no nosso país, e que tem o bem sugestivo nome de Torre Templária de Dornes, pelo que a sua visita é obrigatória.
Sugerimos que comece a sua visita percorrendo as ruelas da povoação, observando as casas de xisto disfarçadas com cal e tinta branca. Depois, pode seguir até ao Templo de Nossa Senhora do pranto, edifício de uma brancura alva e simples por fora, mas que surpreende pelo seu interior rico e pelo seu magnífico órgão de tubos.
Não deixe de ver também o púlpito renascentista, com data de 1544, formado por cinco fiadas de rosetas e que tem como centro a Cruz de Cristo. Este templo é ainda muito frequentado, especialmente em época de peregrinações, pelo que deverá ter isso em conta.
Com a visita ao templo feita, siga para a já mencionada Torre Templária de Dornes, com o seu formato peculiar e uma cor que contrasta com a igreja. As cinco faces desta torre tornam-na um exemplar muito raro da arquitetura militar dos tempos da reconquista. Edificada por Gualdim Pais, para defesa da linha do Tejo, a torre tem por base uma antiga torre romana. “Perca” algum do seu tempo a visita para admirar bem a torre e as suas imediações.
Procure visitar também, no cimo de Dornes, junto à estrada, um barco de três tábuas que aí se encontra, como testemunha de uma arte típica da região que agora se encontra em vias de extinção: a arte da construção de embarcações que, noutros tempos, traziam mais vida ao Zêzere. Nos meses mais quentes, visite também a Praia Fluvial e a Cascata do Penedo Furado, para desfrutar das paisagens magníficas e de um cenário natural muito convidativo e refrescante.
No que toca a dormidas e refeições, não faltam em Dornes e nas suas imediações bons restaurantes, hospedarias e casas de turismo rural prontas para acolher a sua estadia. No que à gastronomia diz respeito, os peixes, lagostim e até amêijoas apanhadas no rio servem de base a muitos pratos típicos e que pode experimentar nos diversos restaurantes locais. Acredite que não se vai arrepender da escolha!