Mito, lenda ou apenas uma história curiosa? Ninguém sabe ao certo como se originou a fama desta rocha. Mas a verdade é que, numa pequena aldeia de Travanca do Monte (Amarante), em plena Serra da Aboboreira, existe uma rocha que tem a fama de conseguir dizer-lhe se a sua companheira lhe é fiel ou infiel.
Os mais velhos chamam-lhe Penedo dos Cornudos. O nome poderia ser mais simpático, é verdade. Mas tendo em conta a fama da rocha, é compreensível que lhe chamem assim. Dizem os habitantes mais idosos da aldeia que, não há muito tempo, ainda era comum ver alí homens a fazerem o “teste da fidelidade”.
Existem 2 versões para o ritual que é necessário fazer para descobrir a resposta do Penedo dos Cornudos. Ao que parece, cada ritual teria um objetivo diferente.
O primeiro serviria para garantir que a esposa não seria nunca infiel. Neste caso, o homem que passasse pelo penedo deveria olhar para ele de cima para baixo e atirar-lhe um pedregulho. Isto garantiria fidelidade absoluta da companheira.
O segundo serviria para averiguar se a mulher teria sido infiel. Nesta versão, o homem teria que atirar um pedregulho para o penedo. Se a pedra não caísse, significava que a mulher nunca tinha sido infiel. Por outro lado, se caísse, isso queria dizer que a mulher tinha sido infiel tantas vezes quantas a pedra caiu.
Ao que parece, a segunda versão do ritual será a mais correta e a mais comum, a julgar por outras histórias semelhantes noutras terras portuguesas.
Um pormenor curioso é a quantidade enorme de pedrinhas que se podem contar em redor do penedo e a pouca quantidade que se encontram no seu topo. Ao que parece, os homens que aqui acorrem aflitos com dúvidas sobre a fidelidade das suas mulheres terão mesmo razão nas suas inquietações, tal é a quantidade de pedras que cai do penedo.
Não é tarefa fácil tentar perceber a origem deste ritual e da fama deste penedo. Regra geral, existem outros pequenos espalhados um pouco por todo o país também com fama de possuírem algum tipo de “poder mágico”. No entanto, é mais habitual estarem ligados a rituais e tradições de fecundidade e são frequentados sobretudo por mulheres com problemas em engravidar. São exemplos disso a Rocha dos Namorados, no Alto Alentejo, e outro penedo de grandes proporções perto de Castro Laboreiro.
A explicação para a origem da fama do Penedo dos Cornudos pode estar no facto de ser uma “pedra baloiçante” ou “pedra bolideira”. Estes nomes são dados, sobretudo no Norte de Portugal, às rochas de grandes proporções que surgem em cima de outras rochas e que, devido à sua morfologia, podem mexer ou baloiçar.
Este movimento acontece devido à forma como a rocha do topo encaixa na rocha de baixo e é fácil de explicar. No entanto, em tempos distantes, eram atribuídos poderes místicos a algumas destas rochas. Há dezenas de exemplos deste tipo de rochas. Existem sobretudo no norte e centro do país porque é nestas zonas que os afloramentos de granito são mais comuns.
A algumas delas era atribuída a capacidade de adivinhar o futuro consoante o tipo de movimento que faziam, por exemplo. Assim, a pessoa que quisesse saber algo sobre o seu futuro amoroso, sobre a sorte, sobre alguma doença ou até sobre a morte, deveria empurrar a dita rocha e interpretar a resposta consoante a direção em que ela se mexia.
O Penedo dos Cornudos, embora seja muito pesado e difícil de mover, terá herdado este misticismo dessas rochas. O ritual de determinar a fidelidade ou infidelidade de alguém seria determinado pelo movimento das pedras que a ele eram lançadas, um pouco à semelhança do movimento das “pedras baloiçantes”.
Hoje em dia não é muito fácil encontrar o Penedo dos Cornudos. Mesmo na aldeia de Travanca do Monte, apenas os mais idosos conseguem dizer com precisão onde ele se encontra. Os mais novos parecem nunca ter ouvido falar dele.
Por um lado, parece que a tradição se terá perdido. No entanto, como já foi referido antes, ainda é possível ver pequenas pedras em cima do Penedo, o que indicará que o ritual continua a ser praticado.
Estranho? Talvez não! Talvez a resposta esteja no assunto mais sensível e delicado que envolve o Penedo dos Cornudos. Afinal de contas, saber onde ele fica poderá significar que se recorreu a ele para esclarecer alguma dúvida e isso pode envergonhar alguns homens e levá-los a dizer que desconhecem o seu paradeiro.
Fica aqui a nossa sugestão: mesmo que não tenha dúvidas sobre a sua companheira, vá visitar o Penedo dos Cornudos sem vergonha ou complexos. Irá conhecer a pequena e amigável aldeia de Travanca do Monte, em Amarante. A visita vale bem a pena.
E se tiver mesmo curiosidade (ou necessidade) de descobrir o Penedo dos Cornudos, faça assim: atravesse toda a aldeia até encontrar o cemitério. A partir daqui, dirija-se para norte por uma estrada de terra batida. O penedo fica no limite norte da aldeia. Se não estiver nevoeiro, daqui pode ver a belíssima Serra do Marão.