Apesar da ideia geral, encontrar uma praia com água quente não é tarefa muito difícil em Portugal, até porque o nosso país se encontra numa posição invejável, com sol, oceano, mar, praias belíssimas e um clima que convida aos banhos. Nesta lista, encontrará praias com água que não o fará arrepiar-se quando nela entrar.
A grande maioria destas praias localiza-se na zona sul, especialmente no Algarve. E não poderia ser de outra forma: é aqui que as águas são mais calmas e quentes. Mas para que as águas fiquem mornas ou tépidas, é necessário também que se formem pequenas lagoas na praia, pouco profundas, onde a água é naturalmente aquecida pelo sol.
As praias de água quente são especialmente procuradas por famílias com crianças pequenas. Afinal de contas… pode ser um pouco traumático iniciar a experiência de ir a banhos em águas mais geladas. :) Por isso mesmo, se tem crianças e procura a praia ideal para elas, esta é a lista que deve seguir!
1. Praia da Manta Rota, Vila Real de Santo António
Na pequena localidade de Manta Rota, em Vila Real de Santo António, encontrará esta praia, conhecida pelo seu extenso areal e pelas suas águas mornas. Uma vez que a temperatura da sua água é superior à de outras praias algarvias e como tem uma grande extensão com pouca profundidade, torna-se o local perfeito para uma família com crianças.
- Vigiada: Sim.
- Praia acessível: Sim.
- Duches: Sim.
- WC: Sim.
- Estacionamento: Sim, mesmo ao lado da praia.
- Acesso: Pela EM509.
- Dicas: A praia da Manta Rota é excelente para a prática de futebol e voleibol de praia.
- Na zona: Existem vários bares e restaurantes de apoio que servem comida fresca e de qualidade.
- Boa para: Famílias com filhos e grupos de jovens.
2. Praia do Ancão, Loulé
Em Loulé, não faltam ingredientes para umas boas férias: o doce mel, a aguardente de medronho deliciosa, os bolos de amêndoa e figo, o peixe fresco, tudo coroado por um passeio pelas ruas mouriscas. A praia do Ancão, em pleno Parque Natural da Ria Formosa, é caracterizada pelo extenso areal e amplos dunares, repletos de plantas aromáticas. A sua água quente convida a banhos, o que a torna muito frequentada.
Assim, não é de estranhar que haja um espaço amplo para estacionar, e um serviço de apoio e vigilância em época balnear. Para aqui chegar, existe um acesso alcatroado a partir de Almancil, direção Garrão/Ancão, num total de 7 quilómetros. Se partir do empreendimento turístico, terá de seguir um percurso em terra batida com 1,5 quilómetros.
- Vigiada: Sim.
- Praia acessível: Sim.
- Duches: Sim.
- WC: Sim.
- Estacionamento: Mesmo à entrada da praia, com lugares para pessoas com mobilidade reduzida.
- Acesso: Pela EM527.
- Dicas: Deve caminhar sempre pelos passadiços de acesso à praia de modo a preservar o sistema dunar.
- Na zona: Existem bares e restaurantes de apoio. Mesmo ao lado, pode jogar golf na Quinta do Lago.
- Boa para: Famílias com filhos.
3. Praia da Rocha, Portimão
Para além de muito conhecida e frequentada tanto por portugueses e turistas, esta é uma das praias com água mais quente no nosso país. A sua localização permite que os visitantes desfrutem de um clima quente e soalheiro, ao longo do seu 1 km de areal, banhado pelo oceano límpido e transparente.
- Vigiada: Sim.
- Praia acessível: Sim.
- Duches: Sim.
- WC: Sim.
- Estacionamento: Sim, perto da Marina de Portimão.
- Acesso: Conduza em direção à Marina de Portimão e deixe o seu carro aí. A partir deste ponto, siga a pé até à praia.
- Dicas: As formações rochosas que existem na praia merecem ser apreciadas.
- Na zona: Existem muitos restaurantes, bares e gelatarias ao longo da praia, todos de qualidade elevada.
- Boa para: Famílias com filhos e grupos de jovens.
4. Praia da Barreta, Faro
No concelho de Faro, incluem-se a península do Ancão e as Ilhas da Barreta (Deserta) e da Culatra. Aqui está também presente o Parque Natural da Ria Formosa, conhecido pela sua diversidade ecológica. Na Ilha Deserta, pode encontrar praias belíssimas e com temperaturas da água que convidam a banhos. Existe um serviço de apoio e vigilância durante a época balnear. Para aqui chegar, siga de barco a partir de Faro, no Cais da Porta Nova, que tem nas proximidades amplo estacionamento.
- Vigiada: Sim.
- Praia acessível: Não.
- Duches: Não.
- WC: Não.
- Estacionamento: Deixe o seu carro na Marina de Faro.
- Acesso: Apanhe o ferry na Marina de Faro.
- Dicas: Não existe qualquer tipo de apoio na praia e por isso deve levar comida e bebida consigo.
- Na zona: Aproveite para fazer um passeio a pé pela Ilha Deserta, respeitando sempre a natureza envolvente.
- Boa para: Famílias com filhos.
5. Praia da Ilha do Pessegueiro, Sines
Próxima de Porto Covo, esta praia cativa-nos pela sua beleza natural, de areia clara, águas limpas e tépidas, falésias e arribas de cortar a respiração e contando com o clima fantástico da costa alentejana. A praia faz parte do parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina.
- Vigiada: Sim.
- Praia acessível: Não.
- Duches: Sim.
- WC: Sim.
- Estacionamento: Sim, mesmo antes da praia.
- Acesso: Pelo CM1072, a partir de Porto Covo.
- Dicas: Dê um salto até Porto Covo e aprecie uma das mais bonitas aldeias do Alentejo.
- Na zona: A Ilha do Pessegueiro possui um forte e vestígios romanos. Se puder visitá-la, aproveite para a contemplar devidamente.
- Boa para: Famílias com filhos e adeptos de windsurf e mergulho.
6. Praia da Fuseta, Olhão
No concelho de Olhão, pode encontrar 5 praias, situadas no Parque Natural da Ria Formosa. Em frente à vila de Fuseta, na zona oeste da Ilha de Armona, pode encontrar a praia da Fuseta, com o seu areal extenso e deserto, propício à formação de piscinas naturais na maré baixa. Durante a época balnear, há serviço de apoio à praia e de vigilância. O acesso à praia é feito por barco, a partir do Cais da Fuseta, com estacionamento amplo junto ao cais.
- Vigiada: Sim.
- Praia acessível: Sim.
- Duches: Não.
- WC: Não.
- Estacionamento: Deixe o seu carro no Cais da Fuseta.
- Acesso: A pé, quando a maré está baixa, ou de barco, a partir do Cais da Fuseta.
- Dicas: Não existe qualquer tipo de apoio na praia e por isso deve levar comida e bebida consigo.
- Na zona: Trata-se de um local quase deserto, ideal para relaxar longe das multidões. Se gostar, pode fazer um passeio pela praia e apreciar a paisagem.
- Boa para: Famílias com filhos.
7. Praia da Marinha, Lagoa
Em Lagoa, no Algarve, fica a última praia da nossa lista, local maravilhoso e que cativa pelas suas falésias e grutas naturais, que pode explorar. Uma vez aqui, e após um mergulho nestas águas mornas, aproveite para percorrer o Percurso dos 7 Vales Suspensos, num percurso de tirar o fôlego e que o vai deixar fascinado com tanta riqueza natural.
- Vigiada: Sim.
- Praia acessível: Não.
- Duches: Não.
- WC: Não.
- Estacionamento: Sim, mesmo antes da praia.
- Acesso: Pela EM1154, a partir de Porches.
- Dicas: Tratando-se de uma praia relativamente pequena, pode tornar-se muito frequentada durante o Verão. Se quer apanhar um bom lugar, vá bastante cedo.
- Na zona: Se gosta de caminhadas, não pode perder o Percurso dos 7 Vales Suspensos, que passa pela Praia da Marinha.
- Boa para: Adeptos de caminhadas e de snorkeling.
8. Praia de Cabanas, Tavira
Na zona leste do concelho de Tavira, encontra a Ilha de Cabanas, localizada numa estreita faixa de areia que se estende até à barra de Cacela. A praia está situada mesmo em frente a Cabanas, existindo vigilância e apoio durante a época balnear. Pode aceder à praia a partir do cais na marginal de Cabanas, existindo estacionamento perto do local.
- Vigiada: Sim.
- Praia acessível: Não.
- Duches: Sim.
- WC: Sim.
- Estacionamento: Deixe o seu carro nas docas de Tavira, mais propriamente no Largo da Armação da Abóbora.
- Acesso: De barco, a partir da Marginal de Cabanas.
- Dicas: O local é apreciado para a realização de windsurf e vela.
- Na zona: Existem alguns bares e restaurantes onde pode comer e beber.
- Boa para: Famílias com filhos.
9. Praia de Cacela Velha, Vila Real de Santo António
No extremo nascente da Ilha de Cabanas, já pertencente ao concelho de Vila Real de Santo António, encontra aquela que, em 2015, foi considerada uma das 15 melhores praias do mundo pela versão espanhola da revista Traveler. Falamos da praia da Cacela Velha, local de beleza única, e cujo único ponto negativo é o facto de não ter serviços de apoio e vigilância durante a época balnear. Para aqui chegar, siga de barco a partir do cais do Sítio da Fábrica, que fica a 1,5 quilómetros da praia. Existe estacionamento amplo junto ao local de embarque.
- Vigiada: Não.
- Praia acessível: Não.
- Duches: Não.
- WC: Não.
- Estacionamento: Deixe o seu carro junto ao cais do Sítio da Fábrica ou no parque de estacionamento da Praia de Manta Rota..
- Acesso: A pé, a partir da vizinha Praia da Manta Rota, ou em barcos de pescadores.
- Dicas: Não existe qualquer tipo de apoio na praia e por isso deve levar comida e bebida consigo..
- Na zona: Aproveite para visitar a pequena e pitoresca aldeia piscatória de Cacela Velha.
- Boa para: Famílias com filhos.
10. Praia de São Torpes, em Sines
Atualização: a Praia de São Torpes deixou de ter água quente porque a central termoelétrica foi desativada. As águas voltarão a ser mornas a partir de 2023, graças ao data center que ali será construído.
É a única praia desta lista em que a água quente não é natural, sendo que também por isso é das praias com temperatura de água mais elevada, podendo esta atingir os 30ºC. Em plena costa alentejana, em Sines, a cerca de 160km de Lisboa. De águas límpidas e transparentes, algumas pessoas podem ficar assustadas pela proveniência das águas quentes, mas está provado que estas não são prejudiciais à saúde pública.
Mas de que falamos afinal? A água da praia de São Torpes é aquecida graças à proximidade da central termoelétrica de Sines, que está instalada ao fundo da praia e que usa a água do mar para arrefecer a fábrica, devolvendo-a depois já morna.
- Vigiada: Sim.
- Praia acessível: Sim.
- Duches: Sim.
- WC: Sim.
- Estacionamento: Sim, mesmo ao lado da praia.
- Acesso: Pela N120-1 e de seguida pela M1109.
- Dicas: A praia de São Torpes voltará a ter água quente a partir de 2023, graças ao data center que ali será construído.
- Na zona: Trata-se de uma praia boa para a prática de surf e existem várias escolas no local onde pode aprender este desporto náutico.
- Boa para: Famílias com filhos e grupos de jovens.
A mais quente de todas: praia de Monte Gordo.