Pelos caminhos de Portugal, é possível encontrar centenas de ciclovias, ecopistas e outros percursos que lhe permitem descobrir o melhor do nosso país de bicicleta. E além disso, são uma forma excelente de conhecer locais com poucos turistas e de uma forma saudável e divertida, sozinho ou acompanhado pelos seus amigos ou pela família.
Nos últimos anos, foi um feito um investimento muito grande na rede de ciclovias de Portugal. Foram construídos novos percursos e outros foram sendo ampliados. Hoje em dia, é possível percorrer centenas de quilómetros de bicicleta por ciclovias devidamente sinalizadas e preparadas para os ciclistas. Muitas delas atravessam locais de uma beleza natural singular.
Algumas ciclovias foram construídas em antigas linhas de comboio desativadas. Outras foram implementadas ao longo de rios e interligam várias aldeias ou cidades, com pequenos parques pelo caminho para repousar. E também existem percursos totalmente citadinos. Descubra algumas das melhores ciclovias de Portugal.
1. Ecopista do Minho
Com a desativação do ramal ferroviário que ligava Valença a Monção, nasceu esta ecopista, perfeita para caminhadas ou para andar de bicicleta. O percurso tem 22 quilómetros e segue por entre vinhedos, campos de cultivo e património da região. Ao longo do caminho, pode encontrar diversos miradouros, com vista para o rio Minho e para as veigas adjacentes. Também pode aproveitar para se refrescar nas várias praias fluviais que encontrar pelo caminho.
2. Ecovia do Rio Lima
Esta ecovia segue ao longo das margens do rio Lima, passando pelos concelhos de Viana do Castelo, Ponte de Lima, Ponte da Barca e Arcos de Valdevez. O percurso está dividido em cinco troços: o percurso das Veigas, o percurso dos Açudes, o percurso das Lagoas, o percurso da Laranja, e o percurso do Ermelo. São cerca de 40 quilómetros que pode percorrer em bicicleta e ao longo dos quais pode ver o melhor da natureza e apreciar algumas das mais belas vilas minhotas.
3. Ecopista do Dão
Esta ecopista de 49,2 km liga Santa Comba Dão a Viseu, e é uma das maiores e mais belas ecopistas de Portugal, tendo nascido onde antes circulavam ferrovias. Aqui, pode apreciar a natureza cheia de vida e encanto, com destaque para os rios Dão e Mondego, envolvidos pelas serras da Estrela e do Caramulo. O percurso é feito em pavimento linear, pelo que é fácil de ser pedalado, e faz parte da Rede Nacional de Ecopistas, estando dotado de estruturas de apoio e encontrando-se sinalizado ao longo de todo o percurso.
4. Ciclovia da Estrada Atlântica
Esta é a maior pista de bicicletas nacional, com cerca de 62 quilómetros, divididos em vários percursos cicláveis. Esta ciclovia atravessa quatro concelhos do distrito de Leiria: Marinha Grande, Alcobaça, Pombal e Nazaré. Não faltarão oportunidades para se deleitar com a paisagem e descobrir mais sobre os diversos locais que encontrar pelo caminho, como a Capela dos pescadores, um dos poucos exemplos de edifícios religiosos feitos em madeira.
5. Ciclovia do Guincho – Cascais
Esta é a mais antiga ciclovia do concelho de Cascais, sendo uma das mais procuradas. Tem cerca de 9 quilómetros, iniciando-se na Marina de Cascais e terminando na praia do Guincho. Todo o percurso é feito quase exclusivamente à beira-mar, tendo de um lado o oceano, a praia e as arribas, e, do outro lado, o Parque Natural de Sintra-Cascais.
6. Ecopista Ramal de Mora
Trata-se de mais um percurso construído no local de uma antiga linha de caminho-de-ferro, com cerca de 40 quilómetros de extensão, e que liga Évora a Arraiolos, no antigo apeadeiro de Vale de Paio. Para além de apreciar a natureza, recomenda-se que pare para visitar alguns pontos de interesse, como o Solar do Monte da Sempre Noiva, Monumento Nacional, e uma das poucas casas em estilo manuelino que não desapareceu.
7. Ecovia do Litoral
Esta ecovia tem quase 214 quilómetros, seguindo do Cabo de S. Vicente, em Sagres, até Vila Real de Santo António, por caminhos próximos do mar e ao longo de 12 concelhos do litoral algarvio. A ecovia é formada por ciclovias já existentes, estradas rurais e caminhos que correm paralelos à EN125. Esta ecovia faz parte da Rede Europeia Eurovélo, uma rede de rotas cicláveis ao longo da Europa, sendo um trecho da Rota da Costa Atlântica (Rota nº1), que liga Sagres ao Cabo Norte, na Escandinávia.