Sim, ainda é possível encontrar praias secretas no Algarve. Ou pelo menos quase desertas, ainda pouco conhecidas e pouco frequentadas. São praias onde ainda pode fugir à confusão do turismo de massas típico desta região e onde consegue ter um pouco de provacidade. Se é isso que procura nas suas férias no Algarve, então esta é a lista indicada para si. O difícil será mesmo escolher apenas uma praia!
O Algarve é conhecido pelas suas praias e pelas suas águas quentes, sendo destino da eleição de portugueses e estrangeiros para passar as férias de verão. Mas se procura praias menos movimentadas para passar as suas férias, nós damos-lhe uma pequena ajuda com esta lista de praias menos conhecidas no Algarve.
Mas não se esqueça de um pormenor importante: algumas destas praias não possuem serviços de apoio porque estão fora das zonas mais turísticas. Tenha isso em conta na hora de escolher a mais indicada para si. Descubra algumas das praias mais secretas do Algarve. Ou apenas desertas, pouco conhecidas, escondidas, pouco frequentadas, etc…
1. Praia de São Rafael, Albufeira
Apesar de se situar muito perto da zona agitada e turística de Albufeira, esta praia é perfeita para quem procura mais recato. A praia encontra-se rodeada por diversas arribas calcárias e com por uma vegetação forte, oferecendo uma vista inesquecível desde o cimo das rochas até a areia. Aqui, pode encontrar um bar de praia, bastante perto do mar, onde pode provar os peixes da região ou simplesmente beber um cocktail. Tem também, a cerca de 200 m da entrada do areal, um parque de estacionamento.
2. Praia do Carvalho, Lagoa
Este é um dos segredos mais bem guardados do Algarve, a dois passos do Carvoeiro. Para aceder à praia do Carvalho, tem de percorrer um caminho de terra batida, junto à ravina. Depois de estacionar, desce por uma escada e atravessa dois túneis escavados na rocha, chegando assim a este areal delicioso, escondido entre as falésias e com panorama para o mar azul a perder de vista.
3. Praia do Amado, Aljezur
Esta praia do concelho algarvio de Aljezur faz parte do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina. Apesar de receber visitantes durante todo o ano, o seu areal permanece isolado e tranquilo durante a maior parte do tempo. Esta praia é muito conhecida pelas suas ondas que, apesar de serem pequenas, são versáteis e imprevisíveis, atraindo assim adeptos de surf e bodyboard. Para aqui chegar, saia na freguesia da Carrapateira (sentido Aljezur -Sagres) e faça o desvio à direita para a praia. O acesso a pé é fácil, e, durante a época balnear, a praia tem também um bar e vigilância.
4. Praia da Albandeira, Lagoa
Esta praia está situada na zona da Caramujeira e é conhecida pelas suas águas cristalinas, de aparência quase paradisíaca. As piscinas naturais, divididas ao meio pela rocha, são muito tranquilas e pouco frequentadas. Uma das razões pelas quais esta praia se encontra sempre quase deserta é o seu acesso mais difícil, sendo necessário percorrer uma estrada estreita e quase irreconhecível. Durante a maré baixa, é possível atravessar uma das arribas e chegar à praia vizinha sem ter de nadar.
5. Praia do Barranco, Vila do Bispo
Este pequeno paraíso é uma das praias secretas do Algarve a não perder. A praia do Barranco fica numa pequena mas encantadora baía, entre a praia do Zavial e Sagres, um local ideal para quem procura tranquilidade e repouso. É pouco frequentada por banhistas, mas muito procurada pelos praticantes de mergulho que aqui chegam em busca da grande diversidade de espécies marinhas, que se refugiam nas rochas existentes no fundo do mar. Se gosta de praticar surf, canoagem, caça submarina, pesca desportiva ou snorkeling esta é a praia perfeita!
6. Praia do Barranquinho, Lagoa
Entre a praia da Marinha e a praia da Albandeira, pode encontrar a praia deserta do Barranquinho, uma praia pequena com acesso apenas por mar, a pé ou por jipe, já que não há nenhuma estrada que ligue esta praia ao resto do mundo. Se resolver caminhar até ao local, aconselhamos que parta da praia da Marinha, já que no caminho entre estes dois sítios, encontra paisagens de sonho. É frequentada por adeptos do naturismo graças à sua privacidade.
7. Praia da Ponta de João de Arens, Portimão
Apesar de estar entre as movimentadas praias da Rocha e praia do Vau, esta praia é muito exclusiva. O caminho de acesso é difícil e por isso, o barco é a forma mais rápida e segura de lá chegar. A praia é pequena e é cercada por falésias com arribas bem altas. Aqui pode encontrar cenários de uma beleza natural deslumbrante, e que compensam bem a visita.
8. Praia da Barreta, Ilha Deserta, Faro
Esta praia é acessível apenas por mar. Nesta ilha encontra 11 km de sossego, onde pode caminhar sem tropeçar em chapéus de sol alheios. Para aqui chegar, apanhe o barco no Cais da Porta Nova, sendo que a travessia até à Ilha Deserta é feita em cerca de 40 minutos. A praia da Barreta é uma das praias mais desertas e mais bem conservadas a nível de fauna e flora, podendo assim sentir-se verdadeiramente no meio da natureza. Para o almoço, tem um restaurante no local, que serve como apoio balnear. Tenha atenção, porque os barcos deixam de fazer a travessia ao fim da tarde.
9. Praia Grande, Santa Maria, Lagos
Perto de Lagos, pode encontrar uma das mais bonitas praias secretas do Algarve. Para aqui chegar, tem de tomar a estrada que segue para a Ponta da Piedade e virar à esquerda no último caminho. A partir daí, terá de descer até à praia por trilhos criados pela passagem dos veraneantes ao longo do tempo. Apesar do caminho ser longo e duro, a paisagem vale bem a pena.
10. Praia de Vale dos Homens, Aljezur
O acesso até esta praia não é muito fácil, sendo que terá de aceder através de uma sinuosa descida em escadas de madeira, com 285 degraus. Chegado ao final da escadaria, encontra o areal, rodeado por falésias e abrigado do vento. Na maré baixa, pode ver espécies de peixes, como os robalos, mexilhões e até estrelas-do-mar. Na maré alta, o extenso areal passa a uma pequena linha de areia. Se gosta de natureza e tranquilidade, longe de grandes povoações, esta praia é para si.
11. Praia da Arrifana, Aljezur
Esta praia é cada vez menos um segredo, graças à bandeira azul, aos 500 metros de areal e às ondas perfeitas para o surf. Contudo, em comparação com as praias mais sonantes da região, a praia da Arrifana continua a ser uma das melhores praias secretas do Algarve, e um ponto de passagem obrigatória a quem por aqui se encontra.
12. Praia dos Arrifes, Albufeira
Esta praia pequena e familiar, escondida de grande parte dos turistas, é composta por uma pequena enseada entre arribas, onde pode ver poços naturais e vários arcos nas rochas, bem como descobrir algumas grutas na falésia. É conhecida localmente como Três Penedos, devido aos três grandes rochedos colocados no mar. Toda a praia é circulada por pinhal e vegetação abundante. Aqui pode encontrar um restaurante que serve de apoio à praia.
13. Praia da Murração, Vila do Bispo
Localizada entre as praias do Mirouço e do Amado, esta praia é conhecida pelas suas rochas e pelo seu extenso areal, em comunhão com a natureza praticamente selvagem. A zona central é a mais adequada para tomar banho, já que existem várias rochas imersas em ambos os lados, o que pode tornar o mergulho difícil. O acesso é feito através de um caminho longo em terra batida, saindo da estrada nacional. Esta é uma das raras praias onde pode ver a vegetação das dunas a estender-se até à linha do mar.
14. Praia da Cacela Velha, Vila Real de Santo António
É mais conhecida por Praia da Fábrica e tem um grande areal, contando com água cristalina e quente, e mantendo uma beleza selvagem. Para aqui chegar tem duas opções: pode ir a pé, desde a praia da Manta Rota (em maré vazia) ou ir de barco até à outra margem. Da praia pode ver a baía de Monte Gordo, a ilha de Tavira e ainda a ilha de Cabanas. Para terminar o dia em grande, prove alguns dos melhores mariscos do Parque Natural da Ria Formosa, que pode encontrar nos restaurantes locais.
15. Praia do Zavial, Vila do Bispo
Esta praia está situada na boca de um grande vale, onde desagua a Ribeira dos Outeiros, e é conhecida principalmente pelas ondas compridas e convidativas ao surf e a todo o tipo de desportos aquáticos. A pouca distância, na falésia, encontra as ruínas do Forte e da Bateria do Zavial, datadas do século XVII. A praia está abrigada do vento graças às falésias altas que a rodeiam, não contando com empreendimentos turísticos ou urbanísticos nas redondezas, e sendo, por isso, ideal para quem quer contemplar a natureza.
16. Praia da Barrinha, Faro
Esta é talvez uma das praias mais desertas desta lista, devido à dificuldade de acesso. Para aqui chegar, pode percorrer um passadiço de madeira que parte da praia de Faro. Se não quiser fazer o trajeto a pé, o barco é também uma possibilidade. Como está tão isolada, longe de edifícios e de estruturas urbanas, é o local perfeito para atividades como a pesca, o paddleboard, birdwatching, e toda uma série de desportos náuticos, sempre com o pano de fundo da paisagem dunar.