Em Portugal pode encontrar várias opções de estadias em termas que prometem dias relaxados, descontraídos, onde se pode esquecer do mundo e de todos os problemas. Apesar da crença de que as termas de Portugal são um destino ideal para seniores, qualquer pessoa pode usufruir das suas condições, tornando-se estas estâncias termais um destino cada vez mais popular.
Muitas das termas de Portugal estão inseridas em belíssimos e históricos parques verdes (casos de Vidago ou Pedras Salgadas, por exemplo). Nelas também podem existir hotéis de luxo, embora a grande maioria delas seja acessível a qualquer carteira.
Outrora, eram procuradas por pessoas que pretendiam melhorar ou cuidar da sua saúde. Com a evolução dos tempos, começaram também a ser requisitadas para tratamentos de beleza e de bem-estar. Descubra algumas das melhores termas de Portugal.
1. Termas de Vidago
Este luxuoso Spa termal encontra-se integrado no Vidago Palace Resort, um hotel de 5 estrelas com pormenores de requinte próprios da Belle Époque. Está envolvido por uma verdejante floresta de pinho, cedro e azevinho e caracteriza-se por um ambiente minimalista, com inspiração zen. O espaço, projetado por Álvaro Siza Vieira, tem 2 piscinas, saunas, banho turco, fonte de gelo, duche de sensações, um ginásio e 20 salas destinadas a diversos tratamentos terapêuticos, de beleza e de bem-estar.
Este é o maior espaço do género em Portugal e já foi distinguido com o prémio de “Melhor destino de Spa de luxo” nos World Luxury Spa Awards, com o galardão de “Melhor Água Mineral e Termas” nos Spa Finder Wellness 365 Readers Choice Awards. A Condé Nast Johansens Luxury Spas 2015 e 2016 considerou este um dos melhores hotéis com spa de luxo, a nível mundial.
2. Termas de Monção
Em Monção, pode encontrar uma das melhores termas de Portugal, onde pode usufruir de diversos tratamentos e programas concebidos para o máximo de bem-estar, com opções para o relaxamento, descanso, anti-stress e de beleza, entre outras opções.
As termas são conhecidas pelas suas águas terapêuticas e estão rodeadas de espaços verdes, situando-se bem junto ao Hotel Bienestar Termas de Monção, que tem 58 quartos e 2 suítes equipadas com todas as comodidades para uma estadia relaxante.
3. Termas de Unhais da Serra
Situadas no coração do Parque Natural da Serra da Estrela, estas termas foram integradas no H2Otel Congress & Medical Spa e tem agora o nome de Mountain Spa Aquadome. Este foi o primeiro Spa português de montanha, e é um dos maiores da Europa, estando dividido em 4 áreas específicas.
O AquaTermas é o mais moderno centro termal do país, e foca-se nas doenças respiratórias. O AquaFisio é um centro de osteopatia e fisioterapia. O AquaCorpus associa a filosofia Oriental a técnicas estéticas. E o AquaLudic é constituído por um grupo de piscinas temáticas.
4. Termas da Curia
As águas destas termas servem como base para diversos tratamentos e programas de bem-estar num ambiente relaxante e acolhedor. Aqui terá à sua disposição os mais modernos tratamentos de corpo e rosto, massagens, sauna, banho turco, aulas de ginástica e hidroginástica, piscina interior e exterior e jacuzzi.
Integrado no edifício, encontra-se o Grande Hotel da Curia – Termas, Golf & Spa, que foi remodelado recentemente e que se tornou no espaço ideal para um merecido descanso após uma ida às termas.
5. Termas do Gerês
Está localizado em pleno Parque Nacional da Peneda-Gerês, e integrado numa paisagem de rara beleza, com lagos cristalinos e imponentes montanhas. Aqui tem acesso a uma vasta gama de serviços de elevada qualidade, com o objetivo da prevenção e promoção da saúde através de tratamentos baseados na cura termal tradicional, mas também num menu específico de Spa, mais direcionado para a estética e bem-estar.
O espaço foi recentemente remodelado e reequipado, sendo ideal para quem deseja cultivar uma vida saudável enquanto desfruta de uns dias de descontração e relaxamento.
6. Termas do Luso
Estas termas estão situadas na encosta da Serra do Buçaco, desfrutando de uma paisagem de incrível beleza que fascina todos os visitantes. Esta paisagem, aliada à extensa remodelação deste Spa histórico, assegura-lhe uma atmosfera minimalista e cheia de requinte num espaço que parece ter sido criado pela própria natureza.
O Spa está integrado no Grande Hotel do Luso e combina o termalismo clássico com um spa termal e um centro médico de reabilitação, para responder às atuais tendências de saúde, beleza e bem-estar.
7. Termas de Monte Real
Estas termas possuem um dos maiores e mais modernos balneários termais de Portugal, num espaço de 24 hectares cheio de valências que lhe permitirão desfrutar em pleno da beleza natural dos jardins, e aliar essa experiência a tratamentos relaxantes. Aqui pode também encontrar o Palace Hotel Monte Real, uma moderna unidade hoteleira que está integrada no resort termal, entre outras valências.
8. Termas das Caldas de Aregos
Integradas no Douro Park Hotel e situadas nas encostas do Douro, estas termas têm à sua disposição vários serviços e tratamentos. Destaque para Spa, para o centro de reabilitação e rendimento atlético, para a piscina termal, o turco termal, ginásio e as massagens.
Aqui pode desfrutar de banhos de imersão com duche subaquático, duches escoceses, Vichy, aplicação de lamas e uma série de vapores terapêuticos, numa experiência relaxante e que combate o stress.
9. Termas de São Pedro do Sul
Estas são das termas mais antigas de Portugal, dizendo-se que o próprio D. Afonso Henriques já as utilizou. Estas águas, ricas em minerais, chegam à superfície a cerca de 68,7 °C, o que, conjugado com as suas propriedades minerais, resulta nas condições ideais para o tratamento de doenças reumáticas e respiratórias.
Este espaço encontra-se hoje mais moderno, com equipamentos de última geração e com atendimento profissional altamente qualificado. A cura dura entre 14 a 21 dias, dependendo das orientações terapêuticas, e inclui um conjunto de tratamentos devidamente acompanhados.
10. Termas das Caldas de Monchique
É no Algarve que se podem encontrar estas termas, também conhecidas como Villa Termal das Caldas de Monchique Spa Resort. A sua água, rica em bicarbonatos, sódio e flúor, é usada para proporcionar um espaço terapêutico ideal para o tratamento de problemas nas vias respiratórias ou de afecções musculoesqueléticas. Aqui pode encontrar também um hotel termal, onde pode realizar tratamentos mais prolongados com todo o conforto necessário.
11. Termas de Chaves
As termas de Chaves começaram ser utilizadas ainda no tempo dos romanos e fizeram desta cidade um importante centro do Império Romano. São as águas termais mais quentes da Europa, com água que brota a 74 ºC. Nos últimos anos, têm sido muito procuradas por pessoas com problemas das vias respiratórias, do aparelho digestivo e complicações musculares.
Além disso, pode ainda desfrutar de uma autêntica experiência relaxante no seu spa termal e ainda cuidar da sua beleza graças aos novos tratamentos cosméticos que aqui se fazem.
12. Termas de Pedras Salgadas
O espaço verde onde estão inseridas as termas de Pedras Salgadas foi recentemente recuperado num projeto com assinatura do arquiteto Siza Vieira. As águas das termas têm origem em 4 nascentes e existem 14 salas de tratamentos. Nesta salas é possível desfrutar de massages de relaxamento e de drenagem linfática. O spa inclui ainda uma piscina interior aquecida, sauna, esfoliação e duche de agulheta.