O Alentejo tem um encanto que não se consegue explicar por palavras. As suas gentes, a gastronomia, e o rico património histórico e natural conjugam-se de uma forma única e apelativa, num território que anseia por ser explorado. E visitar os monumentos do Alentejo é também descobrir a sua história e as origens deste território e deste povo.
Esta região portuguesa conta com alguns dos monumentos mais antigos de Portugal, como o Cromeleque dos Almendres ou o Cromeleque do Xerez. E conta também com um dos mais imponentes e bonitos palácios de Portugal: o Paço Ducal de Vila Viçosa. E como não poderia deixar de ser, também os castelos do Alentejo são dignos de nota.
Visitar o Alentejo é maravilhar-se com as suas paisagens ondulante e melancólicas. Mas é também descobrir a sua cultura, história e tradições. E é por isso mesmo que os monumentos do Alentejo são dignos de uma visita. Descubra alguns dos mais bonitos e imponentes.
1. Paço Ducal de Vila Viçosa
Não há dúvidas de que este é um dos edifícios mais emblemáticos do Alentejo, sendo rico em história. Afinal, este palácio foi um dos favoritos da família real portuguesa ao longo de séculos. A sua fachada é icónica, com 110 metros revestidos a mármore da região. Hoje, o palácio é um museu, contando no seu acervo com mobiliário antigo da família real portuguesa.
2. Castelo de Evoramonte
Evoramonte está situada entre Estremoz e Évora, tendo sido fundada por motivos militares no alto da Serra d’Ossa. O seu castelo é composto por três pisos nobres, no pavilhão central, e conta com salas com incríveis abóbadas de estilo gótico. Do terraço, pode apreciar a região envolvente de forma desimpedida, com campo de visão de 360º da paisagem.
3. Castelo de Marvão
Marvão é um autêntico tesouro a descobrir, com destaque para o seu castelo, construído no ponto mais alto da Serra de São Mamede. Não deixe de visitar o seu jardim, protegido por muros, nem de apreciar a vista panorâmica dos campos que rodeiam este monumento, verdadeiro espetáculo natural.
4. Capela dos Ossos
É em Évora que encontramos uma das construções que mais impacto teve na região, tendo-se tornado símbolo da cidade. Falamos da Capela dos Ossos, situada no interior da Igreja de São Francisco, e construída no século XVII. Os pilares e paredes da capela estão totalmente revestidos por ossos, que foram retirados dos cemitérios da cidade, com o objetivo de levar à reflexão sobre a transitoriedade da vida.
5. Sé Catedral de Évora
Aquela que é a maior catedral medieval de Portugal merece certamente a sua visita. Apesar das duas torres assimétricas e da notável cúpula, a igreja em si é austera, embora grandiosa. A capela-mor está decorada com mármore, vindo de diversos locais. A Basílica de Nossa Senhora da Assunção (o seu verdadeiro nome) é um marco da arquitetura portuguesa a não perder.
6. Castelo de Monsaraz
Se há castelo que parece saído de um conto de fadas ou de um filme, é este. O monumento foi construído em pedraria irregular de granito e xisto, contando com muralhas imponentes a proteger a vila de Monsaraz e os seus habitantes. Do alto deste castelo, construído no século XIV, tem também uma incrível vista panorâmica, que abrange os campos e o lago Alqueva.
7. Aqueduto da Amoreira
Esta ousada construção supriu a escassez de água causada pelo aumento da população de Elvas, em tempos antigos. O aqueduto começou a ser construído em 1530, mas levou mais de um século para ser terminado. Esta obra, certamente uma das mais intrigantes do Alentejo, tem 843 arcos e algumas galerias subterrâneas.
8. Templo romano de Évora
Esta ruína, com mais de 2.000 anos, é uma das mais importantes e conhecidas em Portugal, sendo um símbolo reconhecido da ocupação romana na cidade de Évora e no nosso país. Este ponto é de visita obrigatória quando estiver na região, estando classificado como Património Mundial pela UNESCO.
9. Forte da Graça
Com uma história marcada pela guerra, não é de admirar que existem diversos fortes em Elvas. O Forte da Graça destaca-se pela sua posição dominante, no cimo do monte Nossa Senhora da Graça, mas também pela sua arquitetura peculiar, que dá ao visitante uma vista aérea impressionante. Não deixe de visitar construções semelhantes na sua visita à cidade.
10. Santuário de Nossa Senhora de Aires
É na pacata Viana do Alentejo que se encontra esta autêntica obra-prima barroca, que por dentro e por fora é um espetáculo de cores que nos cativa desde o primeiro instante. Destacamos o mármore e a talha dourada, os detalhes robustos, mas apelativos, e os objetos centenários que pode encontrar no local.
11. Cromeleque dos Almendres
Nos arredores de Évora, pode encontrar este monumento megalítico, com cerca de sete mil anos de idade. O monumento é constituído por mais de 90 monólitos, dispostos em formato circular, e em perfeito estado de conservação. No cromeleque dos Almendres guarda-se uma parte da história da humanidade, do período Neolítico.
12. Castelo de Estremoz
Apesar de se achar que já aqui havia uma fortificação romana, sabe-se que o castelo foi construído no século XII, tendo passado de mão sucessivamente entre cristãos e muçulmanos, até ao reinado de D. Sancho II. Nesta altura, este rei decidiu aqui levar a cabo obras de reconstrução, e, mais tarde, D. Dinis manda edificar o Paço Real.