O Norte de Portugal é rico em destinos de natureza, em que praias, cascatas, rios e montanhas moldam a paisagem e a tornam única, dando ainda mais relevo às aldeias que encontramos perdidas no meio desse cenário natural, existindo opções para todos os gostos. É também a região de Portugal com uma maior área de zonas protegidas ambientalmente.
O grande ícone natural do Norte de Portugal é o Parque Nacional da Peneda Gerês. Mas existem outros locais que merecem também um destaque especial. Montesinho, Douro Internacional, Marão e Alvão são apenas alguns dos exemplos do que a natureza tem de melhor nesta região do país.
Nos últimos anos tem aumentado a procura pelo turismo de Natureza e são muitas as opções de atividades, que incluem caminhadas em passadiços, desportos radicais ou descidas de rios. Descubra alguns dos melhores destinos de Natureza no Norte de Portugal.
1. Melgaço
No extremo norte de Portugal, Melgaço passa por vezes despercebida aos viajantes. Mas este é o destino português mais radical, já que existem por aqui muitas formas de explorar a natureza. Por exemplo, os percursos marginais do Rio Minho são perfeitos para caminhar pelas margens deste rio, entre o verde e o som da água, com as paisagens praticamente intocadas a conquistarem, e de onde podemos observar Espanha.
Se procura ainda mais aventura, também no rio Minho está a maior oferta desportiva da zona, que vai desde a canoagem, hidrospeed, canyoning e rafting, entre outras opções. No final, pode descansar nas famosas águas termais de Melgaço, e deliciar-se com a gastronomia local, que vai dos fumeiros tradicionais ao conhecido vinho Alvarinho.
2. Parque Natural de Montesinho
No extremo de Trás-os-Montes, encontra-se um dos maiores parques naturais de Portugal. A sua área é bastante extensa e conta com lindíssimas paisagens verdes, bem como algumas encantadoras aldeias, tais como Montesinho, Gimonde ou Rio de Onor.
Não perca a paisagem do alto da Serra, seja no pico do calor ou no extremo do frio, clima tão típico de Trás-os-Montes. Se gosta de animais, passe no Parque Biológico de Vinhais, para aprender e observar diversas raças autóctones, como, por exemplo, os amigáveis Burros de Miranda ou os adoráveis porcos bísaros.
3. Paredes de Coura
É conhecida pelo festival de música que aqui acontece todos os anos, mas no resto do tempo é um local calmo, onde o turismo de natureza é rei. Não pode deixar de visitar a praia fluvial do Taboão, onde pode usufruir da paisagem por entre mergulhos.
Na região, existem também vários miradouros com vistas desafogadas, bem como diversos percursos pedestres que lhe permitem explorar as zonas verdes das redondezas. Um dos mais conhecidos atravessa a Paisagem Protegida do Corno do Bico e tem uma distância inferior a 8 km.
4. Montalegre
Montalegre é conhecida pelo seu castelo muito bem preservado, a partir de cujo topo se tem uma vista panorâmica sobre a região. Por aqui encontra vários caminhos pedestres, que o convidam a descobrir a região do Barroso e aquilo que ela tem de mais tradicional, como as calçadas e caminhos de pastoreio.
Nas redondezas encontra a Albufeira do Alto Rabagão, e as aldeias que a circundam, como Vilarinho de Negrões e Negrões. Perto encontra também Fafião e Pitões das Júnias. Na barragem em si, pode aproveitar as águas para ir a banhos ou para fazer desportos mais radicais. E se tiver tempo, não deixe de percorrer o trilho até à Ponte da Mizarela.
5. Ponte de Lima
Ponte de Lima é um local perfeito para passar uns dias de descanso. Basta afastar-nos um pouco da vila para percebermos a vastidão da natureza que a rodeia, percorrida por diversas ecovias, percursos pedestres e por uma rota a não perder.
Perto de Ponte de Lima, encontra a Paisagem Protegida das Lagoas de Bertiandos e São Pedro d’Arcos, e os seus passadiços. Se procura algo mais de aventura em Ponte de Lima, encontra várias atividades, que vão desde a canoa, caiaque ou bicicleta, existindo também arborismo e até parkour.
6. Parque Nacional da Peneda-Gerês
Este é o único Parque Nacional de Portugal e, embora a área seja repartida com Espanha, diz-se que as maiores belezas ficam do nosso lado da fronteira. Aqui encontra albufeiras, cascatas, serra, piscinas naturais e muitos animais em liberdade, como os garranos selvagens.
Como paragens obrigatórias, destacamos o Miradouro da Pedra Bela e as cascatas do Arado e de Pincães. Por aqui encontra também diversos percursos pedestres, e no final, pode-se refrescar na água, ou até dar uma voltinha de canoa ou de mota de água. E para sentir realmente o pulsar das gentes desta terra, nada como visitar Pitões das Júnias, Soajo, Fafião, Castro Laboreiro ou Lindoso.
7. Lagos do Sabor
Se procura uma novidade na oferta turística portuguesa, a Rota dos Lagos do Sabor é para si. Tem mais de 70 km de água, e vai desde a Barragem do Baixo Sabor até à Albufeira do Azibo, passando por diversos lagos provocados pela construção da barragem.
Para além dos lagos, pode-se maravilhar com os penhascos, gargantas e a diversidade da vida selvagem. Para além do Circuito Automóvel Panorâmico, existem também vários trilhos, percursos pedestres e praias fluviais das quais desfrutar.
8. Parque Natural do Alvão
Está encaixado entre Mondim de Basto e Vila Real, numa zona de montanha, e por aqui encontra algumas aldeias tradicionais, como Lamas de Olo. Também existem várias cascatas, sendo as mais conhecidas a cascata do Bilhó e as Fisgas de Ermelo, ambas com piscinas naturais onde pode ir a banhos.
A partir do Miradouro do Alto da Cabeça Grande, consegue uma das melhores vistas para as Fisgas do Ermelo, embora tenha que percorrer um dos vários percursos pedestres que por aqui existem para lá chegar.
9. Parque Natural do Douro Internacional
O Douro entra pela fronteira norte de Portugal, e segue a partilhar a paisagem com Espanha até à zona de Vila Nova de Foz Côa. Aqui, o rio cria a fronteira entre os dois países e é aqui que se situa o Parque Natural do Douro Internacional, com a sua paisagem rica em penhascos e com a sua diversidade de vida animal.
Um pouco por todo o lado, encontra diversos miradouros, de onde pode observar esta beleza, com o rio a aparecer sempre lá por baixo, distante. Procure também conhecer o rio mais de perto, fazendo um dos vários cruzeiros que encontra na região.
10. Serra da Freita
Se gosta de natureza e geologia, então a Serra da Freita e o Arouca Geopark vão ser um paraíso na Terra para si, já que aqui pode encontrar as famosas “pedras parideiras” e as “pedras boroas”, fenómenos geológicos únicos. No Marco Geodésico de São Pedro o Velho, consegue observar até bem longe a paisagem, e do Miradouro do Detrelo da Malhada, consegue observar a região envolvente a partir de uma perspetiva única.
Também é possível subir ao radar meteorológico no Pico do Gralheiro e, quando o tempo permite, ver Portugal desde a Figueira da Foz até ao Porto. Bem perto, encontra os Passadiços do Paiva, num trajeto com cerca de 8 km bastante exigente a nível físico, graças aos declives. Mesmo ao lado, encontra uma das maiores pontes suspensas do mundo.