Não tem que sair de Portugal para passar uns dias no típico cenário dos filmes de Natal, composto por uma pequena cabana de família com estilo romântico e com vista para o enorme manto branco e gelado de neve. Existem vários sítios para isso, mas vamos evitar quebrar o padrão.
Localiza-se no maior tesouro paisagístico de Portugal, mais precisamente em pleno Parque Natural da Serra da Estrela e trata-se do Chalet da Ovelhita. É entre as temperaturas frias lá fora e o ambiente quente e confortável do interior do alojamento que as pessoas retiram uns dias para descansar.
É fácil qualquer pessoa se conquistar por este incrível projeto e no Inverno, esta é a ideia perfeita para uma escapadinha romântica de sonho. A localização é destacada pela paisagem envolvente e pelo rio e para além disto, é possível usufruir das atividades que não são esquecidas nos cenários com temperaturas mais negativas como é o caso.
Desde a patinagem artística ao hóquei no gelo, cada pessoa, tenha a idade que tiver, pode escolher divertir-se na Ice Arena que se trata de uma pista de gelo nas Penhas da Saúde, onde os adultos também poderão usufruir juntamente com as suas crianças. Após todo o aproveitamento lá fora, o regresso ao ambiente quente do alojamento é, talvez, a melhor parte do dia.
Neste Chalet é permitida a permanência de sete hóspedes no seu interior, contando assim com dois quartos de casal, um outro quarto de casal com cama individual também e uma sala com sofá cama. Para além disto, possui dois andares muito bem equipados com casa de banho, kitchenette, aquecimento central e ainda com uma salamandra a lenha para proporcionar aquele ambiente acolhedor que toda a gente gosta de aproveitar ao final do dia.
Já imaginou o que será acordar e ver, pela varanda, os flocos de neve a caírem sobre o telhado da cabana de madeira até que esta fique totalmente coberta? Devido à localização no Parque Natural Serra da Estrela, trata-se de uma vista única que promete ser mágica. É um verdadeiro e incrível espetáculo da natureza e usufruir disto com a companhia ideal é dos melhores planos que se pode ter para esta época mais fria.
Para além deste, os proprietários detêm outros alojamentos idênticos, também na Serra da Estrela – o Abrigo do Pastor, a Casa Ti Manel e a Casa Ti Maria. Os responsáveis explicam que, apesar de diferentes, todos estes projetos estão “discretamente inseridos na paisagem como uma agradável descoberta para uns dias verdadeiramente eco”.
De modo a facilitar a sua reserva, pode encontrar estes alojamentos disponíveis na plataforma Airbnb; no entanto, tendo em conta o Chalet da Ovelhita, os valores para os mês de dezembro, vão desde os 150€ por noite para duas pessoas.
Para juntar à experiência, pode passar pelo restaurante dos anfitriões – Varanda da Estrela e apreciar uma feijoada de cabritinho com grelos, típica da região ou outros pratos que completam a excelente gastronomia local.
E o que visitar perto do Chalet da Ovelhita? Bem perto fica a Lagoa do Viriato, que se torna especialmente mágica quando toda a paisagem circundante está coberta de neve. Outro local onde a neve é a principal atração é o Covão da Ametade, um recanto mágico e sereno onde o Rio Mondego ganha forma antes de continuar a sua viagem até outras paragens.
A estância de sky da Serra da Estrela também fica a uma curta distância de carro e proporciona momentos de diversão, tanto com amigos como em família. As pistas estão adaptadas para qualquer idade e qualquer pessoa pode deslizar na neve, independentemente do seu grau de experiência neste desporto.
Se é fã de caminhadas, nada como conduzir até ao Vale Glaciar do Zêzere e, a partir daí, realizar a Rota das Faias. Este trajeto tem um encanto especial durante o Outono mas, durante o Inverno, também é encantador. No entanto, se estiver coberto de neve, tome os cuidados necessários para um passeio em segurança.
Com ou sem neve, a Serra da Estrela já é, só pela sua beleza natural, um sítio bonito de se visitar, mas com um manto branco, tudo se torna mais encantador. Para enriquecer a sua experiência, sempre tem esta sugestão de uma escapadinha numa simples “cabana” de madeira, tal como os cenários dos filmes românticos.