Natal é quando um homem quiser… assim diz o ditado. Mas é também quando as mulheres quiserem, claro! E na aldeia de Cabeça, na Serra da Estrela, o Natal é levado muito a sério. Todos os anos, durante esta época festiva, a aldeia veste-se de cores e luzes natalícias e recebe milhares de visitantes vindos de todos os lados.
E para sermos sinceros: poucos locais em Portugal encaixam na perfeição em todos os requisitos para construir uma autêntica Aldeia Natal como Cabeça, concelho de Seia. As suas ruas íngremes e sinuosas e as suas casas típicas em xisto proporcionam o ambiente perfeito para que o espírito natalício esteja presente em cada esquina.
Mas engana-se se pensa que Cabeça é uma Aldeia Natal igual a tantas outras espalhadas pelo país. As decorações são feitas com materiais recicláveis e de origem natural. Nas semanas anteriores ao evento, os seus habitantes esmeram-se a produzir decorações feitas com giestas, vides, folhas de árvores ou até de lã das ovelhas bordadeiras da Serra da Estrela.
É, portanto, uma Aldeia Natal sustentável, feita com recurso a materiais típicos das redondezas e com a ajuda inestimável dos seus habitantes, que fazem questão de engalanar o seu cantinho da melhor maneira que podem e sabem. E o resultado é fantástico, especialmente para os mais pequenos.
Cabeça não é uma aldeia comunitária. Mas por estas alturas, parece ser, tal é a entreajuda entre os seus 200 moradores. E a razão parece ser incrivelmente simples e singela: querem apenas tornar a sua aldeia ainda mais bonita para aqueles que a visitam.
Este amor pela sua terra e pelo respeito pelo ambiente vem já de longe. Cabeça foi a primeira Aldeia LED, com toda a sua iluminação a ser substituída em 2011 por um tipo de luz mais amiga do ambiente. Além disso, é também um dos poucos locais em Portugal com cobertura WIFI total e gratuita. Quem disse que não havia vantagens de morar no interior?
Por tudo isto, esta pequena aldeia da Serra da Estrela é um exemplo perfeito da mistura entre a modernidade, o respeito pelas tradições seculares dos seus antepassados e a integração harmoniosa com o meio ambiente em que está inserida.
A melhor forma de descobrir esta pitoresca e acolhedora aldeia é caminhando pelos seus becos e ruelas. Pare em cada esquina e aprecie todos os pequenos detalhes. Irá encontrar, com facilidade, a sua igreja matriz e até um forno comunitário. E no caminho, vá trocando algumas palavras com os seus habitantes.
Se gosta de caminhadas, pode optar por conhecer a região realizando dois percursos pedestres distintos mas ambos maravilhosos: a Rota dos Socalcos e a Rota da Ribeira de Loriga. O primeiro é circular, fácil e com apenas 3 quilómetros de extensão. O segundo liga Loriga a Vide e passa por Cabeça, numa extensão de 16 quilómetros que é uma das mais belas paisagens da Serra da Estrela.
Se preferir passear de carro, são também muitas as hipóteses de locais para visitar nos arredores de Cabela. Para além das já mencionadas Loriga e Vide, aconselha-se uma visita até Lapa dos Dinheiros, Sazes da Beira, Alvoco da Serra e Teixeira. Todas estas localidades pertencem à rede das Aldeias de Montanha.
Caso esteja por estes lados durante o Verão, pode sempre encontrar ótimas praias fluviais para se refrescar. Existem muitas boas opções perto de Cabeça, mas os destaques são as praias fluviais de Loriga, de Vide e de Lapa dos Dinheiros ou, em alternativa, o Poço da Broca de Barriosa.
Como não poderia deixar de ser, a gastronomia é outro dos grandes motivos para visitar Cabeça e outras aldeias da Serra da Estrela. Os pratos de carne são reis e senhores da mesa, com destaque para o cabrito e para o cordeiro. Para terminar, não deixe de provar o famoso queijo da Serra.
E no final da sua visita à aldeia de Cabela, em Seia, não vá embora sem antes comprar uma pequena lembrança ou um produto regional. Além de ajudar o comércio local, irá também contribuir para que os seus habitantes possam continuar a viver aqui e a recebê-lo sempre de braços abertos.