A costa portuguesa está repleta de pequenas aldeias, vilas ou cidades piscatórias com uma história profundamente ligada ao mar e à pesca. São terras repletas de encanto, com casas coloridas, barcos ancorados e praias onde se misturam banhistas e pescadores. As vilas piscatórias de Portugal guardam tradições muito próprias que vale a pena descobrir.
E para além de todas essas tradições ligadas ao mar, é também muito comum encontrar uma gastronomia de excelente qualidade, repleta de pratos de peixe fresco, acabado de pescar, marisco e outros sabores que sabem sempre melhor quando comidos na esplanada de qualquer um dos muitos restaurantes que por aqui existem.
Deixamos-lhe aqui algumas vilas piscatórias a visitar pelo menos uma vez na vida. Aprecie os barcos coloridos, converse com as suas gentes genuínas e, claro, prove as iguarias que por aqui encontra! Visite estas localidades e descubra a verdadeira essência de Portugal!
1. Vila Praia de Âncora
O extenso areal entre os Fortes da Lagarteira e do Cão é muito procurado durante o verão e faz a delícia de visitantes, mas há muito para descobrir nesta pequena vila piscatória do Alto Minho, situada entre Viana do Castelo e Caminha. Assim, passeie pela marginal, atravesse a ponte sobre a foz do Âncora, e visite o Bairro dos Pescadores.
2. Apúlia
Apesar de já não estarem em funcionamento, os moinhos de vento, circulares e em formato de cone, são ainda a grande atração desta vila, apesar da nortada. Não deixe de percorrer os quase sete quilómetros de passadiços, que passam junto dos moinhos, e de apreciar os rituais da pesca e da apanha do sargaço, trabalho que se repete diariamente.
3. Afurada
Esta pitoresca freguesia de Gaia conta com coloridas casas forradas a azulejo, bom peixe, e com a alma e tradição da sua população. Tudo isto com vistas deslumbrantes para o Porto. Procure conversar com os pescadores e com as mulheres que lavam roupa no tanque, bem como visitar o mercado, onde poderá ouvir os tradicionais pregões das peixeiras.
4. Costa Nova
As bonitas casas de madeira, pintadas com riscas de cores vivas, e que se estendem ao longo da Ria de Aveiro são uma imagem que parece saída de um postal. Hoje, os tradicionais palheiros da Costa Nova são usados como habitação ou como casa de férias, mas o seu propósito original era o de armazenamento de materiais de pesca. Se visitar as praias da Vagueira e Mira, pode ainda assistir à tradicional arte xávega, uma forma de pesca artesanal em que as redes são puxadas do mar por tratores.
5. Nazaré
Esta pequena vila foi catapultada para a fama internacional pelo surfista Garrett McNamara, atraindo praticantes desta modalidade vindos de todo o mundo. Mas a praia da Nazaré é povoada todo o ano por homens e mulheres que vivem da pesca, que podem ser vistos junto aos seus barcos coloridos, a remendar redes ou a secar peixe, com as mulheres a usarem as suas sete saias, como manda a tradição.
6. Ericeira
A cerca de 30 quilómetros de Lisboa, no concelho de Mafra, encontra esta vila junto ao mar, que é, desde 2011, a única Reserva Mundial de Surf da Europa, e a segunda no mundo. Se não é adepto de surf, há muito mais para descobrir na Ericeira, entre tradições, património, história e gastronomia, nesta belíssima terra de pescadores.
7. Sesimbra
Aprecie a pitoresca Sesimbra, com a curva perfeita da sua baía, do topo da colina, em redor do seu castelo, para ver uma paisagem que tão cedo não vai esquecer. Depois, passeie pela marginal, podendo até aproveitar para parar num dos muitos restaurantes que por aí encontra. Não perca também a Fortaleza de Santiago, nem deixe de fazer uma caminhada pelo pontão.
8. Vila Nova de Milfontes
Na Costa Alentejana, encontra esta localidade, onde se combinam maravilhosas praias, o rio Mira, a paisagem única e, claro, a gastronomia, que une a típica cozinha alentejana aos sabores do mar. Procure dar um passeio de barco e conhecer o Porto das Barcas, onde os pescadores guardam as suas embarcações.
9. Alvor
O Alvor é uma das mais pitorescas vilas piscatórias do Algarve, sendo conhecida pelas suas praias, pelas ruas estreitas, pela ria e, claro, pelos restaurantes de peixe e marisco, onde pode provar iguarias como o berbigão com azeite e alho, a caldeirada do mar ou a açorda de lingueirão. Tudo isto longe do rebuliço dos turistas que enchem a região, especialmente durante o verão.
10. Santa Luzia
Esta pequena localidade do sotavento algarvio, perto de Tavira, é conhecida como a capital do polvo, onde pode provar esta delícia num dos vários restaurantes que por aqui encontra. Depois, para fazer a digestão, passeia por este pequeno cantinho banhado pela Ria Formosa, cheia de cor por causa das embarcações. Do lado de lá da Ria, encontram-se praias de areia branca a perder de vista.
11. Ribeira Quente
Na Ilha de São Miguel, nos Açores, a poucos quilómetros da Vila das Furnas, encontra a Praia da Ribeira Quente, que é também conhecida como Praia do Fogo, com a sua água morna a convidar a um mergulho. Do outro lado, situa-se a povoação, pitoresca vila de pescadores, com um porto de pesca convidativo, onde pode encontrar os tradicionais barcos de “Boca Aberta”.
12. Câmara de Lobos
Foi pintada por Winston Churchill, aquando da sua visita, tal é a beleza da sua paisagem. Câmara de Lobos é o centro da pesca do peixe-espada preto, uma das muitas iguarias madeirenses. Numa das muitas tasquinhas locais, pode saborear a tradicional poncha, bebida feita com sumo de limão, mel e aguardente de cana-de-açúcar.
A nossa Costa em geral é bonita e estás Vilas em particular são o ex-líbris que já tive o prazer de lá estar ou passar. Belo é o Nosso Portugal a beira mar plantado, como já dizia o Nosso grande Poeta, Luís Vaz de Camões, cuja origem dos seus Avós paternos, eram de uma aldeia bonita, Vila de Nantes, do meu Concelho de Chaves, onde a olaria do barro preto e uma das grandes riquezas daquelas gentes…