O Porto é uma cidade rica em cultura, com diversas livrarias, galerias de arte e museus, espalhados por todos os recantos da Invicta e com peças para todos os gostos. São espaços onde é possível descobrir a história da cidade e de todo o país. Alguns destes museus são também temáticos, isto é, dedicados a uma área específica da arte, da história ou da cultura.
Visitar os museus do Porto é mergulhar na história, nas artes e na cultura da cidade Invicta, uma cidade que sempre mostrou um enorme dinamismo em diversas áreas culturais e onde nasceram alguns dos grandes artistas, poetas, pintores e escritores portugueses.
Alguns deles são de entrada gratuita e outros possuem dias específicos da semana onde é possível visitá-los sem pagar. Por isso mesmo, não faltam motivos para descobrir estes espaços que tanto dizem sobre nós próprios. Descubra alguns dos melhores museus do Porto.
1. Museu de Arte Contemporânea de Serralves
É parte integrante de diversos roteiros internacionais de arte contemporânea, tendo por isso conquistado um merecido reconhecimento. O edifício foi desenhado por Álvaro Siza Vieira, e dentro, poderá encontrar diversas exposições, de artistas portugueses e estrangeiros. Complete a sua visita passeando pelo parque e passando pela casa art déco.
2. Museu Nacional de Soares dos Reis
É considerado um dos melhores museus da cidade, tendo no seu acervo pinturas, cerâmica, gravuras, joalharia, têxteis, vidros e esculturas de diversas épocas. O museu foi alvo de obras de recuperação e manutenção há relativamente pouco tempo. Destacamos as pinturas de Aurélia de Sousa, António Carneiro, Silva Porto e Henrique Pousão, bem como os biombos japoneses, as porcelanas chinesas e os adornos da Idade do Ferro.
3. Museu da Farmácia do Porto
Este museu apresenta a farmácia de uma perspetiva histórica, contendo peças valiosas que percorrem quatro milhões de anos de história e diversas civilizações. Aqui encontra duas farmácias antigas, que foram para cá transportadas: a portuense Farmácia Estácio, e uma farmácia islâmica, que pertenceu a um palácio em Damasco.
4. Museu do Holocausto
Foi criado por membros da Comunidade Judaica do Porto, cujos familiares foram vítimas do Holocausto. O museu retrata a vida antes, durante e após esta tragédia, com a história a ser contada pelas suas vítimas. Poderá ver uma reprodução dos dormitórios de Auschwitz, uma sala de nomes, um memorial da chama, fotografias e ecrãs que exibem filmes reais.
5. Museu Nacional da Imprensa
Aqui é narrada a história da imprensa, mostrando as diferentes fases do processo através de equipamentos e documentos. Entre o seu acervo, damos destaque a um prelo do século XVIII e a uma guilhotina manual de 1900. Anualmente, é aqui feita a exposição do PortoCartoon, que atrai cartoonistas de todo o mundo.
6. Casa-Museu Guerra Junqueiro
Foi a primeira casa-museu do Porto, tendo sido inaugurada em 1942. Localizado atrás da Sé, o acervo deste espaço foi doado por Maria Isabel, filha de Guerra Junqueiro, cumprindo assim a vontade do pai. Aqui encontra uma das melhores coleções de artes decorativas do nosso país, indo do século XV ao XIX.
7. Casa-Museu Marta Ortigão Sampaio
É nesta casa, com traço modernista, que encontra um dos mais valiosos espólios da pintora Aurélia de Sousa, que era tia materna de Marta Ortigão Sampaio. A casa-museu foi projetada pelo arquiteto Carlos Loureiro, em 1958, e está classificada como Monumento de Interesse Público.
8. Museu do Futebol Clube do Porto
O espaço do museu está dividido em 27 áreas temáticas, equivalentes a um estádio de futebol. O museu aposta muito na interatividade, cruzando história com tecnologia. Aqui encontra um holograma de Pinto da Costa, a contar episódios pessoais e do clube.
9. MMIPO – Museu da Misericórdia do Porto
Este museu, muitas vezes esquecido, tem uma pequena, mas importante coleção de arte, da qual destacamos a pintura flamenga Fons Vitae (1517-1520, Bruxelas, de autor desconhecido). A pintura é um testemunho do vigor económico do período dos Descobrimentos, altura em que Portugal encomendou muitas obras de arte.
10. Casa do Infante
O espaço tem um circuito museológico, que documenta a ocupação romana e medieval da zona ribeirinha da cidade do Porto, ilustrando as atividades da Alfândega e da Casa da Moeda. Aqui encontra também o arquivo Histórico Municipal do Porto.
11. Museu dos Transportes e Comunicações
O edifício, que foi em tempos uma movimentada alfândega, tem várias exposições, que vão desde a história do edifício em si ao ato de comunicar, apresentando também diversos veículos da Presidência da República Portuguesa. Aqui se encontra uma tela de Júlio de Resende, que deu origem ao painel de azulejos que se encontra junto ao túnel da Ribeira.
12. Museu Militar do Porto
O museu junta material bélico e objetos relacionados com a vida militar portuguesa e europeia. Tem uma coleção de 12.000 soldadinhos de chumbo, numa representação de exércitos de todo o mundo, da antiguidade aos nossos dias. Aqui encontra uma espada atribuída a D. Afonso Henriques, bem como armas convencionais, como tanques e metralhadoras.
13. Banco de Materiais
Não se trata bem de um museu, mas sim de uma reserva visitável. Aqui estão reunidos diversos objetos decorativos e construtivos com origem na arquitetura portuense, tais como ferros, estuques e azulejos, que ajudam a contar a história da cidade ao longo do tempo.
14. Museu do Carro Elétrico
O objetivo deste museu, instalado frente ao Douro, é o de preservar os transportes urbanos sobre carris do Porto. Os visitantes podem aprender mais sobre a história destes, o seu desenvolvimento e o impacto socioeconómico que estes transportes tiveram.
15. Casa-Museu Abel Salazar
O museu reconstitui o ambiente onde Abel Salazar, um médico e cientista reconhecido mundialmente, viveu. Conta com o mobiliário e disposição originais, onde pode ver trabalhos de investigação sobre ciências biológicas feitos por Abel Salazar. A sua faceta de pensador social, que o fez ser expulso da Universidade do Porto pelo Estado Novo, tem também lugar no museu.
16. Museu das Marionetas do Porto
Este museu, inaugurado em 2013, é um museu de autor, dedicado à obra do encenador João Paulo Seara Cardoso (1956-2010), representando um espólio de mais de 30 anos de atividade do Teatro de Marionetas do Porto. Pode encontrar no museu marionetas, vídeos, documentários, fotografias e peças de cenografia.
17. Galeria da Biodiversidade
No Jardim Botânico, na Casa Andresen, encontra esta exposição, dividida por módulos, e que se distribui pela casa seguindo o conceito de museologia total. Poderá fazer uma viagem pela ciência e pela arte neste museu, com interferências da literatura, ou não tivesse esta casa pertencido à família de Sophia de Mello Breyner Andresen e Ruben A.
18. Centro Português de Fotografia
Foi criado em 1997 e é responsável pela preservação e valorização do património arquivístico fotográfico. Tem frequentemente exposições ligadas à área da fotografia, conta com uma biblioteca especializada, e tem um Núcleo Museológico com uma rara e valiosa coleção de câmaras fotográficas.