A albufeira do Alqueva tem-se tornado uma referência no Alentejo, tendo transformado completamente a paisagem. Afinal, a água é sinónimo de vida, e a albufeira acabou por contribuir para diversas atividades culturais, gastronómicas e desportivas, ajudando a potenciar o turismo da região.
A verdade é que o Alqueva veio transformar todo o Alentejo e criou uma nova dinâmica naquela região. Onde antes apenas existiam campos agrícolas, hoje existe uma indústria de turismo pujante e com muito para oferecer a quem aqui chega. E claro, sempre de braços abertos, à boa maneira alentejana.
Por isso mesmo, se está à procura de um local onde pode encontrar história, cultura, paisagens deslumbrantes, castelos, aldeias caiadas de branco e boa gastronomia, esta pode muito bem ser a opção certa para si. Descubra alguns dos melhores locais para visitar no Alqueva.
1. Aldeia da Luz
É o ponto de partida perfeito para uma viagem ao passado, que confronta os visitantes. A aldeia localiza-se em Mourão e foi construída de raiz para alojar os moradores da antiga Aldeia da Luz, que foi submersa pelas águas da barragem. Com esta construção, procurou-se fazer uma réplica o mais fiel possível da antiga aldeia submersa.
2. Museu da Luz
Este premiado museu é um espaço de cultura e identidade, que foi construído entre a nova Aldeia da Luz e a margem do Lago Alqueva, com o propósito de promover a identidade, história e paisagem da antiga aldeia submersa pelo lago. O edifício do museu foi construído em blocos de xisto e tem autoria dos arquitetos Pedro Pacheco e Marie Clèment.
3. Castelo de Mourão
Este é um dos muitos monumentos históricos bem conservados que rodeia o Alqueva, tendo o castelo de Mourão uma posição privilegiada junto ao lago, com os seus braços a irromperem por onde antes se viam olivais e vinhas. No exterior das muralhas, encontra a Igreja Matriz Nossa Senhora das Candeias. A partir deste castelo, avista-se a fortificação de Monsaraz.
4. Monsaraz
Esta vila fortificada medieval situa-se no cimo de uma colina, tendo vista para a planície alentejana e para o lago da Albufeira do Alqueva. Mas não é só a vista exterior que é deslumbrante: também o interior da fortificação nos deixa sem palavras, com as suas casas caiadas de branco, com flores ou trepadeiras à porta.
5. Observatório Oficial do Dark Sky
Sabia que o céu do Alqueva foi o primeiro lugar do mundo com o certificado “Starlight Tourism Destination”, atribuído pela Starlight Foundation, já que aqui é possível observar as estrelas com pouca ou nenhuma poluição luminosa? Assim, sugerimos-lhe uma visita ao Observatório Oficial do Dark Sky, que se situa na Cumeada, em Reguengos de Monsaraz. A aldeia foi, inclusive, classificada em 2021 com o selo de Best Tourism Village pela Organização Mundial do Turismo.
6. Castelo de Moura
Contornando a albufeira, rumo a sul, encontramos o Castelo de Moura, com a sua torre de menagem datada do reinado de D. Dinis e as ruínas do Convento das Freiras Dominicanas. Dentro das muralhas, encontra um amplo espaço relvado onde pode usufruir do bom tempo e, subindo à Torre do Relógio, terá acesso a uma vista única sobre o núcleo urbano de Moura.
7. Fortaleza de Juromenha
Seguindo em direção ao Alandroal, vai encontrar a fortaleza de Juromenha, de modelo poligonal e que conta com diversos pontos de observação com vistas incríveis para o espelho de água do Alqueva. Do castelo, de origem mourisca, apenas restam os vestígios da cerca e, no interior do recinto, encontra as ruínas de duas igrejas, da cadeia e dos antigos Paços do Concelho.
8. Castelo de Alandroal
Encontra-se situado num ponto mais alto da histórica vila do Alandroal, foi construído ao estilo gótico e é uma obra arquitetónica do reinado de D. Dinis. Pode encontrar vestígios de arquitetura mourisca e lápides góticas comemorativas desta obra na Torre da Cadeia e na Porta Legal.
9. Castelo de Terena
Por entre as ribeiras de Alcaide e de Lucefécit encontra o castelo de Terena, composto por um recinto amuralhado, que fez parte da linha de defesa do Guadiana. A partir da torre, terá vista sobre a planície, sobre a povoação e sobre a barragem de Lucefécit.