O Centro de Portugal é todo um país dentro do nosso país, devido à sua extraordinária diversidade, podendo-nos deparar com aldeias tradicionais, praias selvagens, neve, e uma paisagem extraordinária e imperdível. Esta incrível diversidade é, sem dúvida, um dos grandes motivos para visitar esta região.
Para além de toda a diversidade paisagística e cultural, o Centro de Portugal é também rico em património arquitectónico. São, aliás, vários os monumentos considerados Património Mundial pela UNESCO que se encontram no centro do país. E a cereja no topo do bolo: a sua riquíssima gastronomia, onde se incluem os doces conventuais.
A sua enorme riqueza tornam-na numa região muito apelativa para se passar férias ou até mesmo para uma escapadinha. E se são esses os seus planos, nada como inspirar-se um pouco com a nossa lista. Descubra alguns dos melhores locais para visitar no Centro de Portugal.
1. Coimbra
Falar de Coimbra é falar de fado, de estudantes, de bairros históricos e da tradição. Esta cidade foi capital do nosso país até 1255, tendo deixado raízes profundas na nossa história. Não pode deixar de conhecer a Universidade de Coimbra e de caminhar pelo Jardim Botânico, que tem cerca de 13,5 hectares de pura natureza a descobrir.
2. Berlengas
São um destino popular, mas não perderam a sua beleza selvagem e tranquila. O arquipélago conta apenas com um hotel e um parque de campismo numa das ilhas (a única que é habitada), estando o resto bem preservado, num verdadeiro paraíso natural feito de pequenas praias que se destacam entre a água cristalina e as arribas.
3. Aldeias Históricas de Portugal
As aldeias históricas de Portugal conservam a sua beleza e tradições como poucas, sendo que a proximidade geográfica entre muitas delas facilita a descoberta destes locais únicos no nosso país. Não pode deixar de conhecer a fortaleza de Almeida, com um peculiar formato estrelado, e o Castelo Medieval de Monsanto, entre outros locais imperdíveis.
4. Tomar
É a chamada “cidade dos Templários”, estando a sua história ligada à desta Ordem no nosso país. Aqui se encontram monumentos únicos como o Castelo dos Templários, um edifício militar do século XII que é Património Mundial da Unesco. Não pode deixar de conhecer o Convento de Cristo, verdadeira amálgama de diversos estilos arquitetónicos, com destaque para o renascentista, gótico e românico.
5. Óbidos
A sua muralha é um cartão-postal desta belíssima vila, dispensando apresentações. Até 1834, era conhecida como “presente das rainhas”, já que fez parte do dote de muitas delas. É considerada uma vila literária, com a UNESCO a conceder-lhe inclusivamente essa distinção em 2015, já que muitos espaços degradados foram reabilitados e transformados em livrarias.
6. Nazaré
Esta cidade piscatória é simplesmente encantadora e rica em tradições marítimas, desde os barcos com a estrutura original à tradição de colocar sardinhas e cavalas e a secar ao sol, passando pelas sete saias das mulheres. Por aqui não faltam bonitas praias, igrejas e, claro, ondas gigantes, que fizeram com que Portugal entrasse no Guinness com a maior onda surfada do mundo.
7. Alcobaça
Se está de passagem por Alcobaça, visite o Jardim do Amor e suba até ao Castelo para ter uma vista desafogada. Mas não há como não destacar o Mosteiro de Alcobaça entre as muitas maravilhas que por aqui encontra. Este mosteiro foi eleito uma das 7 Maravilhas de Portugal, sendo Património da Humanidade da UNESCO desde 1989. É aqui que se encontram os túmulos de Pedro e Inês.
8. Leiria
Encontra-se bem no centro do nosso país, e conta com um vasto património. Procure conhecer o castelo, a Igreja de São Pedro (do século XII), as ruas do centro histórico e a Rota d’O Crime do Padre Amaro, com ilustrações de Sílvia Patrício, com diversas obras em memória de Eça de Queiroz. Não deixe também de passear pelas margens do rio Lis.
9. Covilhã
Falando do Centro de Portugal, não podemos deixar de referir a Serra da Estrela e, claro, a Covilhã, um dos melhores locais de onde pode partir à descoberta da Serra. Aqui encontra 9 rotas para ficar a conhecer a cidade mais a fundo, como os roteiros das judiarias e da lã. Visite também a Igreja de Santa Maria e maravilhe-se com os seus azulejos azuis e brancos.
10. Aldeias do Xisto
Aqui se respira ar puro e natureza, com as casas feitas de xisto a destacarem-se da paisagem belíssima. São no total 27 aldeias de xisto, sendo a mais conhecida Piódão, com as diferentes localidades a distribuírem-se pelas Serras da Lousã, do Açor, na zona do rio Zêzere, e quatro junto ao Tejo-Ocreza. Delicie-se também com as maravilhosas praias fluviais e com a beleza natural da região.
… simplesmente, Belezas Deste… “Nosso Belo País á Beira-Mar Plantado”.
Muito Obrigado pela vossa “Viagem” a estes Bonitos Lugares e pela sua lembrança.. destes, e dos demais que já tem vindo a partilhar.
J. Carlos
Conheço a vila de Óbidos, a Nazaré e Alcobaça bem próximo de Lisboa na zona oeste da histórica Estremadura portuguesa. É uma zona de Portugal muito bonita e colorida que merece uma visita.
Nazaré pitoresca pelas suas gente, pelos surfistas de ondas gigantes e Óbidos com o seu castelo e muralhas são duas vilas na região do oeste de Portugal mundialmente famosas. Tudo a uma hora da capital de Portugal.
Entre Lisboa e Coimbra a minha escolha vai para a região oeste mais concretamente Alcobaça e Nazaré. Também gosto de Torres Vedrase e de Lourinhã que não estão mencionadas e ficam no centro de Portugal.
O Centro de Portugal é muito vasto se querem falar em turísmo. Para não terem aqui uma pequena parte sem algum critério geográfico ou histórico o melhor era dividirem os artigos por províncias.
Por exemplo a região de Coimbra é muito diferente da região da Covilhã ou ainda mais diferente da região de Óbidos por isso não faz sentido falar em Centro que vai desde o norte ao sul de Portugal.
Tem razão. Não tem lógica porque o Centro tem várias próvíncias portuguesas com cultura e tradições diferentes.