Se está de visita à cidade do Porto, a visitar a capital do Norte numa estadia mais prolongada, ou se simplesmente está à procura de novos locais por onde pode fazer a sua corrida matinal, saiba que existem muitos locais fantásticos por onde correr No Porto e arredores, cada um com o seu encanto e com a sua graça.
Nos últimos anos, cada vez mais pessoas optam por um estilo de vida saudável onde se inclui uma corrida. O problema é que nem todas as cidades estão preparadas para proporcionar condições a quem quer correr. Mas o Porto (e algumas cidades dos seus arredores) têm vindo a fazer um esforço nesse sentido.
Assim, são cada vez mais os parques, jardins ou frentes ribeirinhas onde é possível correr, caminhar, passear e até praticar outros desportos. Descubra alguns dos melhores sítios para correr no Porto e arredores.
1. Parque da Cidade
Este é o maior espaço verde da cidade do Porto, e é por isso um dos locais mais populares para se correr. O piso é em terra batida e conta com várias subidas e descidas, ideal para um treino mais intenso. O espaço é lindíssimo, com uma área de 83 hectares que se estendem até ao mar, contando pelo meio com várias infraestruturas de apoio e com um lago com patos.
2. Avenida da Boavista
Tem 5,5 quilómetros de extensão e várias subidas e descidas, o que lhe vai proporcionar um bom exercício. Começa na Rua da Boavista e termina na Praça Gonçalves Zarco, numa zona conhecida como Castelo do Queijo, já junto ao mar. Assim, uma corrida ao final do dia irá proporcionar-lhe o luxo de aproveitar o pôr do sol em frente ao mar, como recompensa pelo esforço.
3. Avenida Brasil
Correndo nesta avenida, na conhecida zona da Foz, terá como pano de fundo a vista sobre o mar, bem como um espaço amplo que conta com zonas delimitadas para se correr e para se andar de bicicleta. Não deixe de, no final da corrida, recuperar o fôlego e apreciar a belíssima panorâmica.
4. Jardins do Palácio de Cristal
Uma corrida pelos magníficos jardins do Palácio de Cristal é algo de retemperador, graças às árvores frondosas, ao lago, fontes e animais que por aqui passeiam livremente. Outro grande bónus é a incrível vista sobre o rio Douro, a partir dos pontos mais altos.
5. Marginal do rio Douro
Seguindo da Foz até à Ribeira, acompanhe o percurso do Douro, passando por entre barcos de pescadores e edifícios emblemáticos da Invicta. Pelo caminho, os passeios são amplos, existindo também uma ciclovia. A paisagem, claro, é simplesmente indescritível, tal é a sua beleza.
6. Quinta do Covelo
Tem cerca de 90 hectares e é uma antiga quinta rural, contando com amplos espaços arborizados, locais para piqueniques e diversos trilhos de corrida. Tornou-se um dos espaços de excelência para se correr no Porto, apresentando trilhos de dificuldade média.
7. Parque de São Roque
Aqui encontra uma frondosa e fresca mata, o que torna o parque especialmente apelativo nos dias de maior calor. Ao longo do seu treino, irá encontrar plataformas relvadas, um lago e até um pequeno labirinto de buxo. O ponto alto deste parque com cerca de 4 hectares é o seu miradouro com vistas sobre o Douro.
8. Marginal de Gaia
Se quer ter o mar sempre como companhia, então correr na zona costeira de Gaia, com as suas magníficas praias, é a escolha certa. Na marginal de Gaia, encontra um paredão muito extenso, de onde se destaca um passadiço em madeira que liga Gaia, a partir da Afurada, até Espinho, naquele que é um dos percursos mais belos da região norte de Portugal.
9. Marginal de Matosinhos
Esta é outra opção incrível, por onde pode correr pelo extenso paredão mesmo junto ao mar, sempre acompanhado pelo cheiro da maresia e pelo barulho das gaivotas. O percurso é em estrada, sendo uma boa opção quer para dias de sol quer para dias de chuva.
10. Parque da Pasteleira
Tem uma área total de 7 hectares, ao longo dos quais se espraiam zonas de convívio, de recreio, de lazer e de desporto. Aqui encontra também um Centro de Educação Ambiental. Destacamos o lago com animais e a ciclovia de cerca de 2 quilómetros, que faz a ligação ao Parque da Cidade.