A EN222 liga Gaia a Almendra e foi já considerada uma das estradas mais bonitas do mundo, uma das melhores estradas para se conduzir, e até a estrada mais romântica de Portugal, graças à paisagem do Douro que a acompanha. São 226 quilómetros a descobrir, que passam por algumas das paisagens mais belas de Portugal.
A estrada encontra-se em bom estado, podendo a viagem ser feita de carro, mota ou até autocaravana, e pelo caminho encontra diversos pontos de interesse. O mais fascinante de tudo é acompanhar a mudança da paisagem, que se pode dividir em 3 partes diferentes, o que explica a nossa sugestão de fazer o roteiro em 3 dias: O rio Douro mais calmo perto da foz, a região vinhateira e a zona mais escarpada na fronteira com Espanha.
Obviamente, pode dar um toque pessoal a este roteiro e fazê-lo consoante os seus gostos ou interesses, adicionando ou eliminando algumas paragens. Mas é garantido que vai adorar! Conheça o nosso roteiro para uma viagem pela EN222, a estrada mais bonita do Douro.
1. De Gaia à Régua
A EN222 começa no centro de Gaia, perto de uma das suas principais estações de metro. Comece por explorar a cidade e os seus encantos. Siga depois viagem pelas localidades mais pequenas, às margens do Douro, que a estrada percorre. Faça uma paragem em Avintes, nem que seja só para provar a típica broa.
Alguns quilómetros depois, vai encontrar o primeiro de muitos miradouros: o Miradouro da Lomba, onde conseguirá ver o rio pela primeira vez. Já em Castelo de Paiva, encontra o Miradouro de Catapeixe, onde poderá ver o Paiva a desaguar no Douro e, entre os dois, a bem conhecida “Ilha dos Amores”.
Depois, propomos-lhe um pequeno desvio até à EN2, na zona de Cinfães, para visitar o Miradouro de Teixeirô, a partir de onde pode avistar a Ponte de Pala. E, já que nos desviamos, sugerimos que vá à outra margem ver o belíssimo Cais da Pala de perto, zona onde o rio atinge o seu maior caudal. Retome depois a EN222 e siga o caminho até À Régua, onde o aguardam paisagens incríveis e rebuçados típicos, bem como muito património a visitar.
2. Da Régua ao Pinhão
É a partir da Régua que esta estrada ganha uma beleza ainda maior, mas, antes de se fazer à estrada, propomos que faça um desvio até ao Miradouro de São Leonardo da Galafura, com a sua paisagem sobre as encostas, os socalcos com vinhas, o Douro a serpentear e as curvas da EN222 logo ao lado.
Preenchida a vista com a paisagem, volte à estrada e siga para Folgosa, rodeada de vinhas, e depois a Valença do Douro, com as suas paisagens avassaladoras e miradouros improvisados ao longo do caminho.
E assim chegamos ao Pinhão, autêntico postal sobre o rio que merece ser explorado com tempo. Suba ao Miradouro de Casal de Loivos para desfrutar da paisagem do topo da colina, podendo ver o rio e a pequena vila do Pinhão. Não deixe também de visitar as diversas quintas vinícolas da região e a mítica Estação de Comboios, de traça antiga e que mantém os seus azulejos em tons de branco, azul e amarelo.
3. Do Pinhão a Almendra
Comece o trajeto com uma paragem do outro lado do rio, na Quinta das Carvalhas, de onde pode apreciar uma vista verdíssima por cima do rio. Siga depois por aquela que é a parte menos conhecida da EN222, mas que se encontra repleta de tesouros paisagísticos.
Para além da EN222, encontra uma variante (a EN222-3) que segue mais próxima do Douro. Consoante a sua preferência, pode optar por uma ou por outra. Siga até Ervedosa do Douro, onde a paisagem se torna mais árida, mas não menos espetacular, e continue até São João da Pesqueira, com o seu aspeto aprumado e convidativo.
Recomendamos depois um desvio até ao miradouro de São Salvador do Mundo, um dos mais famosos da zona, de onde se pode ver não só o Douro, mas também a Barragem da Valeira e o Cachão da Valeira. Mais à frente, voltamos a encontrar a linha ferroviária do Douro e a ponte no Cais da Ferradosa. A nossa próxima sugestão de paragem é São Xisto, uma aldeia de xisto com vista para o rio Douro.
Siga depois para Vargellas, e espreite o seu miradouro. A estrada segue para Murça do Douro e Mós, passando também por Vila Nova de Foz Côa, onde pode visitar o Museu do Côa. A estrada acaba por fim em Almendra, tendo percorrido um trajeto de paisagens variadas e ricas, que tão bem nos fazem à alma.