O Rio Douro tem um encanto impossível de exprimir por palavras, que vai muito para além das suas vinhas. Toda a paisagem exprime grande exuberância e beleza, mostra o quão longe o Homem pode chegar quando trabalha com a natureza do seu lado, e é esse charme muito particular que chama visitantes à região todos os anos.
E não há melhor forma de nos inteirarmos da beleza da região, do que apreciando as vistas a partir da Serra da Boneca, e mais especificamente ainda no seu baloiço. Toda a região possui uma beleza imensa, repleta de pequenos recantos que só muito recentemente começaram a entrar nos roteiros turísticos e a serem descobertos.
A Serra da Boneca fica entre os concelhos de Penafiel e Gondomar, e o seu ponto mais alto tem 520m de altitude, sendo por isso um excelente miradouro natural. Mas este local tem outra particularidade. Em Sebolido, freguesia do concelho de Penafiel, encontra o famoso Baloiço da Boneca, que nos permite ver o Douro enquanto relembramos as sensações da nossa infância.
O Baloiço tem uma placa, onde assentam alguns valores como “família, sonho, abraço, amor, magia, paz”. Estar neste baloiço é voltar atrás no tempo, para as maravilhas da infância, que não são sentidas há muito, mas que nunca estarão esquecidas.
Este incrível Baloiço tinha sido originalmente construído noutro local, mas teve de ser retirado por questões de segurança, relacionadas com o parque eólico. Mas teve uma segunda vida numa nova localização, tendo-se construído também, perto dele, o Miradouro da Boneca, cuja visita se recomenda, já que é o local perfeito para apreciar o Douro, que se estende por baixo, a seus pés.
O acesso a estes dois pontos de contemplação é feito através de um trilho pedestre, que foi inaugurado em outubro de 2020, e que foi criado para ser o mais natural e seguro possível.
Este trilho arranca perto da Junta de Freguesia de Sebolido, e tem cerca de 1 km (2 km de ida e volta, portanto). Existem locais designados onde pode deixar a sua viatura com toda a segurança. O trilho em si tem um pouco de inclinação, mas foram instaladas cordas de segurança ao longo do percurso, o que o torna perfeito para toda a família.
O trilho é exclusivamente pedestre, não sendo permitida a circulação de qualquer tipo de veículo, incluindo bicicletas. E, no final do caminho, a tão aguardada surpresa, com o Baloiço da Boneca em primeiro plano, e o rio a correr indolente, ao fundo, num cenário que nos leva à contemplação e ao descanso.
Se quiser explorar um pouco mais desta belíssima região, há muito para descobrir nos arredores do baloiço da Boneca. O Miradouro de Sebolido, situado bem perto, é outro ótimo local para contemplar os meandros do Rio Douro e desfrutar de todo o seu encanto.
A poucos minutos de distância fica o quase secreto Poço Negro do Rio Mau. a forma ideal de o descobrir é através de uma caminhada coroada com um mergulho nas águas cristalinas desta pequena lagoa. E por falar em mergulhos, nos arredores existem também algumas das melhores praias fluviais do rio Douro, como a praia fluvial da Lomba e a praia fluvial de Melres.
Se aquilo de que mais gosta quando viaja é descobrir pequenas aldeias típicas e tradicionais, pode dar um salto até à belíssima Quintandona, uma aldeia de xisto de encantar no concelho de Penafiel. Bem perto, fica também a aldeia de Cabroelo e o seu encantador Museu da Broa, localizado num pequeno parque com cascatas.
Para os amantes da história, existe a possibilidade de um passeio até ao castro de Monte Mozinho, um dos maiores e mais bem conservados da Península Ibérica. E se quiser um passeio em família num jardim de encantar repleto de histórias para contar, nada como uma visita à Quinta da Aveleda.
Todas estas opções localizam-se a menos de 30 minutos do Baloiço da Boneca. É que, nisto dos passeios sem rumo certo, um baloiço pode ser apenas uma desculpa para descobrir uma região inteira que tem muito mais para oferecer do que aquilo que poderíamos imaginar.