Quando pensamos em gastronomia do Alentejo, pensamos em açordas, migas, carne de porco preto, queijos premiados e incríveis sobremesas, como a sericaia. Mas esta é apenas a ponta de um icebergue gastronómico, com segredos e sabores que podem ser desvendados nos diversos restaurantes da região.
E se pensa que a culinária alentejana parou no tempo, saiba que a região se tem aberto a novos conceitos, com chefs jovens e criativos a trabalharem os ingredientes da região de forma única. Estes deram origem a uma nova geração de restaurantes sem abdicar da qualidade dos produtos da região e dos pratos típicos do Alentejo.
Se está de visita por terras alentejanas, saiba que há muitos bons locais onde comer, desde restaurantes premiados internacionalmente a tascas e tabernas familiares. Descubra alguns dos melhores restaurantes do Alentejo.
1. Enoteca Cartuxa (Évora)
Em pleno centro histórico de Évora, encontra este espaço descontraído, que pertence à Adega Cartuxa, um espaço de referência no mundo dos vinhos alentejanos. Aqui se encontram casamentos perfeitos entre comida e vinho, como não podia deixar de ser.
Para além do vinho, também o azeite e os queijos são de produção local. Encontra diversas opções para explorar na carta. Que vão desde as mais tradicionais às mais ousadas, passando por propostas vegetarianas. Aconselhamos a que não perca o aclamado pudim de azeite.
2. Fialho (Évora)
O restaurante Fialho é um templo à cozinha alentejana clássica, que se encontra na mesma família há três gerações. Começou por ser um espaço de petiscos, nos anos 60 passou a “casa de pasto” e foi aos poucos evoluindo para a sua versão atual.
Hoje, são os netos de Manuel Fialho que se encontram à frente do restaurante, conhecido pelas suas diversas entradas. Não deixe de experimentar a sopa de peixe com hortelã da ribeira, ou a perdiz à Convento da Cartuxa, sempre acompanhado de um bom vinho alentejano.
3. Herdade das Servas (Estremoz)
A comida tradicional é aqui servida numa típica herdade alentejana, com vistas deslumbrantes para o castelo de Estremoz. O serviço é muito caloroso e irá fazê-lo sentir-se à vontade, como se estivesse em casa. Se gosta de sopa de tomate, não pode perder esta iguaria, mas existem outros pratos na lista por onde escolher, bem como diversas sobremesas, sempre com um sabor rico e que nos fica na memória.
4. L’and Vineyards (Montemor-o-Novo)
É o único restaurante da lista que tem uma estrela Michelin, e é também o mais caro, mas vale também cada cêntimo. Aos comandos está o chef Michel Laffan, que cria pratos modernos a partir das suas viagens e do património gastronómico da região. A decoração do restaurante e do hotel onde este está instalado é digna de nota, assim como o seu enquadramento paisagístico.
5. Esporão (Reguengos de Monsaraz)
Mais do que uma refeição, é uma experiência enogastronómica imperdível, onde se conhece melhor a essência dos sabores alentejanos, como vinho, o azeite e a combinação dos ingredientes no prato. Encontra-se inserido na Herdade do Esporão e a sua envolvente é fantástica, com vistas para as margens do Alqueva. Recomendamos o menu de degustação.
6. Taberna do Adro (Elvas)
Aqui encontra um ambiente castiço e comida genuína e cheia de sabor, que provoca rasgados elogios por todos os comensais que passam por este restaurante familiar e com uma excelente relação qualidade-preço. Não pode deixar de provar o cachaço de porco, os pezinhos de coentrada e a galinha tostada, bem como as saborosas migas.
7. Venda Azul (Estremoz)
Se gosta de restaurantes tradicionais com ambiente familiar, vai adorar a Venda Azule, com comida caseira, baseada nas receitas da região e feitas com ingredientes locais. As doses são generosas, os preços são muito acessíveis e os funcionários são muito simpáticos. Como sugestão, para além dos inúmeros pratos de carne de porco, não pode perder a encharcada, receita conventual à base de ovos, açúcar e canela.
8. Taberna típica Quarta-Feira (Évora)
O curioso nome “Quarta-Feira” terá tido origem no pormenor de o pai do dono desta taberna de Évora ter nascido muito perto de uma aldeia com a mesma designação, em Sortelha. O ambiente é acolhedor e a cozinha é comandada pela mesma família há muitos anos. Aqui combinam-se pratos típicos com toques modernos. Os bons sabores da gastronomia alentejana não poderiam faltar, obviamente.
9. Tasca do Celso (Vila Nova de Milfontes)
Está instalado numa casa típica alentejana e é destino de romaria quase obrigatório para os diversos visitantes, nacionais e estrangeiros. A carta é variada, a comida é de excelente qualidade, e os preços são justos, o que explica a sua popularidade entre quem escolhe passar uns dias de férias e descanso em Vila Nova de Milfontes.
10. A Escola (Alcácer do Sal)
Trata-se de uma antiga escola primária que foi transformada em restaurante, o que é adequado, já que aqui vai “aprender” acerca da boa comida alentejana. O restaurante não é pequeno, mas costuma ser concorrido, pelo que a reserva se torna obrigatória. O espaço é acolhedor e conta com estacionamento e espaço para as crianças brincarem. Não perca os ensopados, a empada de coelho bravo e o doce de pinhão com ovos.
Falta aqui, sem dúvida, o Retiro do Ernesto, em Moura, mesmo ao lado de Alqueva. Um local a visitar e que conjuga na perfeição o trio Comida, Hospitalidade, Ambiente