O Centro de Portugal é rico em destinos de natureza, em que praias, cascatas, rios e montanhas moldam a paisagem e a tornam única, dando ainda mais relevo às aldeias que encontramos perdidas no meio desse cenário natural, existindo opções para todos os gostos. É também a região de Portugal onde existe a montanha mais alta do continente.
O grande ícone natural do Centro de Portugal é o Parque Natural da Serra da estrela. Mas existem outros locais que merecem também um destaque especial. Berlengas, Tejo Internacional, Portas de Ródão e as serras de Aire e Candeeiros são apenas alguns dos exemplos do que a natureza tem de melhor nesta região do país.
Nos últimos anos tem aumentado a procura pelo turismo de Natureza e são muitas as opções de atividades, que incluem caminhadas em passadiços, desportos radicais ou descidas de rios. Descubra alguns dos melhores destinos de Natureza no Centro de Portugal.
1. Mata Nacional do Buçaco
Parece um bosque saído de um conto de fadas, onde a qualquer momento uma fada travessa pode surgir e fazer uma das suas travessuras. Falamos da Mata Nacional do Buçaco, local onde se vai sentir em perfeita conexão com a natureza, e onde pode desfrutar da tranquilidade e do silêncio na sua expressão máxima. Não deixe de visitar a Floresta da Relíquia e o Vale dos Fetos.
2. Serra do Caramulo
Este é um destino obrigatório para quem gosta de natureza, graças à sua beleza e serenidade, que se tem conseguido manter mais longe dos holofotes. Procure subir ao Caramulinho, o ponto mais alto da serra, de onde, em dias bons, pode vislumbrar a vizinha Serra da Estrela. Poderá também percorrer diversos trilhos e participar em atividades radicais organizadas.
3. Parque Natural da Serra da Estrela
A Serra da Estrela é linda em qualquer altura do ano, seja quando se cobre de neve, no inverno, ou se enche de vida e cor, no verão. Desfrute das diversas praias fluviais, dos cenários incríveis de montanha e, claro, da gastronomia. Não perca o trilho das Faias de São Lourenço, um dos mais bonitos da região.
4. Reserva Natural das Berlengas
Este arquipélago é dos patrimónios naturais mais acarinhados em Portugal, podendo ser visitado para uns dias de descanso absoluto rodeado de uma beleza de cortar a respiração. Poderá passar o seu tempo entre caminhadas, a descansar na praia ou até a fazer mergulho, sempre rodeado de um cenário incrível.
5. Portas de Ródão
As Portas do Ródão são o seu ex-libris, e marcam o compasso da paisagem natural deslumbrante que por aqui encontram. Este é o lar da maior colónia de grifos do nosso país, podendo estes animais ser vistos a sobrevoar o Tejo calmamente. Percorra alguns dos trilhos e conheça melhor a natureza que o envolve, e visite também o Castelo do Rei Wamba.
6. Parque Natural do Tejo Internacional
Corresponde à área em que o rio Tejo serve de fronteira entre Portugal e Espanha, num conjunto de vegetação rica que inclui bosques de sobreiros, azinheiras e galerias de salgueiros. É um local de forte nidificação de aves e abriga até cegonhas-pretas, espécie rara no nosso país.
7. Tapada de Mafra
A Tapada Nacional de Mafra foi mandada construir pelo Rei D. João V. Foi sempre um dos locais prediletos da realeza para a realização de caçadas e outros eventos lúdicos. Serviu ainda para fornecer diversos produtos ao Palácio Nacional de Mafra, onde o Rei passava algum tempo.
Atualmente, está aberta ao público e é possível realizar várias atividades nos seus domínios: corrida, BTT e até passeios de charrete. E com sorte pode cruzar-se com alguns dos animais residentes na Tapada: veados, javalis, gamos, raposas e doninhas são apenas alguns dos exemplos.
8. Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros
Tem uma área de 38.900 hectares e encontra-se entre os municípios de Alcobaça, Porto de Mós, Rio Maior, Santarém, Torres Novas e Ourém. No espaço do parque situam-se diversas grutas, sendo as mais conhecidas as Grutas de Mira de Aire, que recebem imensas visitas de turistas todos os anos.
9. Buracas do Casmilo
Na aldeia de Casmilo, a poucos quilómetros de Condeixa-a-Nova, pode encontrar o Vale das Buracas do Casmilo, cujo nome advém dos vários abrigos rochosos espalhados ao longo do vale, as chamadas buracas. Estas pequenas grutas podem apresentar mais de 10 metros de diâmetro e cinco a sete metros de profundidade. Segundo se sabe, as buracas formaram-se em épocas mais frias, sendo nesta zona que se abrigavam rebanhos de cabras e ovelhas.
10. Mata dos Sete Montes
Estas terras pertenceram em tempos aos Templários, e a mata, circundada por muralhas, foi fundada pela Ordem de Cristo, sendo local de introspeção e de cultivo. A mata é o pulmão da cidade de Tomar e o local perfeito para passear, com os seus trilhos bucólicos, com destaque para a Charolinha, um templo de desenho romântico que se enquadra muito bem na envolvente natural.
11. Serra da Lousã
A imagem de marca da Serra da Lousã são as Aldeias do Xisto, com os diversos trilhos a permitir descobrir estes locais ricos em tradição. A serra encontra-se integrada na Reserva Ecológica Nacional, e é um museu vivo, com os ecossistemas a serem preservados através do condicionamento de acesso a certas áreas.
Mesmo assim, pode desfrutar dos percursos pedestres, da canoagem, da caça ao tesouro e de muitas outras atividades turísticas, que lhe permitiram descobrir a região com muita animação.
12. Frecha da Mizarela
Esta queda de água precipita-se com alguma violência, tendo uma altura de 70 metros. Está próxima da nascente do Caima, na serra da Freita, entre Vale de Cambra e Arouca, mais concretamente na freguesia de Albergaria da Serra.
Esta é a mais alta cascata de Portugal e uma das maiores da Europa ocidental, e fascina pelas suas características únicas. A cascata formou-se graças à força do rio Caima e à morfologia da região, com granito e xisto alternados, o que causou a dita frecha por onde jorra a água.