As 12 aldeias históricas de Portugal de que aqui lhe falamos foram fundadas ainda antes da própria nação e encontram-se, algumas delas, na Beira Baixa. São um local tranquilo, onde podemos fugir da vida agitada da cidade e viajar no tempo. Cada uma destas aldeias tem a sua personalidade e riqueza próprias, que recomendamos que descubra com tempo.
O projeto das Aldeias Históricas de Portugal foi criado para dinamizar estas pequenas povoações e fazer delas um museu ao ar livre. São localidades que, na sua maioria estão ligadas à defesa do território nacional e foram cruciais nas lutas pela independência. E também possuem algo mais em comum: em quase todas houve uma forte presença judaica e algumas ainda têm algumas das antigas judiarias.
Ao contrário de muitas outras aldeias portuguesas, estão muito bem conservadas e tudo foi recuperado respeitando a traça original dos edifícios, das ruas e dos monumentos que aqui existem. Descubra 4 belíssimas Aldeias Históricas de Portugal para visitar na Beira Baixa.
1. Monsanto
Chamam-lhe a “aldeia mais portuguesa de Portugal”. Seja realidade ou seja apenas um slogan turístico, o certo é que vale bem a pena conhecer a belíssima aldeia de Monsanto. Nos últimos anos, tem atraído cada vez mais turistas nacionais e estrangeiros e não é por acaso.
As suas casas foram construídas em comunhão com a natureza que a rodeia. Quer dizer… em comunhão com as rochas enormes que aqui abundam. Os enormes pedregulhos servem de parede a muitas casas e, em alguns casos, servem também de telhado.
O charme desta aldeia é indiscutível. Agreste e bela ao mesmo tempo, recorda-nos que a motivação e o engenho do homem podem muito bem dominar a paisagem envolvente sem a danificar.
2. Idanha-a-Velha
É uma aldeia com lugar de destaque nos locais arqueológicos nacionais, uma vez que tem um notável conjunto de ruínas. É das aldeias mais antigas do país, tendo sido construída sobre um antigo assentamento, conhecido como Egitânia.
Em Idanha-a-Velha encontram-se ruínas que refletem influências celtas, romanas, visigóticas, árabes e manuelinas. Em 2017, foi construída a capela de Nossa Senhora de Fátima, distinguida por diversos prémios arquitetónicos e culturais.
3. Castelo Novo
A aldeia de Castelo Novo, construída numa colina na Serra da Gardunha, encontra-se ligada à independência portuguesa. Durante o reinado de D. Sancho I, mais concretamente em 1208, a localidade foi entregue aos Templários, que prosseguiram com a construção do castelo que estava a ser erguido.
Séculos mais tarde, a estrutura foi remodelada a mando de D. Dinis, ganhando o estilo gótico que hoje pode ser observado. Pelas ruas da aldeia, encontrará diversas marcas e pormenores arquitetónicos que contam a história de Castelo Novo.
4. Belmonte
Em pleno centro da Cova da Beira, com vista para a Serra da Estrela, encontra a aldeia de Belmonte, terra natal do navegador Pedro Álvares Cabral. Segundo conta a lenda, o nome da aldeia vem do facto de ter sido construída sobre uma soalheira colina, cheia de encantos naturais.
Visite o castelo, a torre de Centum Cellas e as igrejas de Santa Maria e de São Tiago, e esteja atento à herança cultural deixada pelos judeus, expulsos de Espanha no século XV, que aqui encontraram refúgio.