Por entre as correrias da vida moderna, raras vezes paramos para pensar no meio natural e nas dinâmicas entre os seres vivos mais “do campo”, que raramente temos oportunidade de ver na cidade. Assim, um turismo rural com animais pode ser a ocasião perfeita para colmatar essas carências e aproveitar a conexão com a natureza com todo o conforto que estes locais disponibilizam.
Para além de uns dias longe da azáfama das grandes cidades, tem ainda a oportunidade de proporcionar um ambiente perfeito para os mais pequenos, que inclui o contacto com os animais da quinta e até passeios a cavalo ou de burro. É uma excelente opção para quem procura o local ideal para passar férias com crianças.
Estes alojamentos estão situados, na sua maioria, em pequenas aldeias, o que permite partir à descoberta da parte mais genuína do país em caminhadas ao ar livre e em contacto com a natureza e com a população. Descubra algumas das melhores casas de turismo rural com quintas pedagógicas e animais que fazem as delícias das crianças.
1. Casa das Palmeiras
Encontra-se no sopé da serra da Estrela, na aldeia de Gandufe, a 18 quilómetros de Viseu. A quinta, de 1924, era do avô da atual proprietária, que há dez anos decidiu mudar de vida e dar continuidade à memória da família com este projeto. Assim, no espaço com 2,5 hectares, criou um turismo rural com quatro casas independentes, horta biológica, quinta pedagógica, piscina biológica, campo de jogos, biblioteca, ginásio, bar e zonas de lazer e relaxamento.
As atuais casas foram convertidas a partir de casas agrícolas, como o celeiro e o aviário, e têm capacidade para entre duas a quatro pessoas. Três das casas têm sala de estar e cozinha totalmente equipada, e algumas têm terraços privados, enquanto outras dão diretamente para o exterior da quinta.
A quinta pedagógica, chamada de Aldeia da Bicharada, tem patos, galinhas, cabras, ovelhas e porcos e, nas horas estipuladas, pode participar na alimentação dos animais. Este espaço está também aberto a visitas mediante pagamento de uma entrada (os hóspedes têm acesso livre).
2. Quinta dos Álamos
Está situada na Golegã e é uma das referências agropecuárias da região, conjugando a atividade agrícola com o turismo. Tem sete casas, de T1 a T3, que foram reconstruídas respeitando a sua rusticidade, garantindo ao mesmo tempo as comodidades modernas. As salas têm lareira e as cozinhas encontram-se equipadas, e têm uma varanda privada com vista sobre os campos.
Na quinta, poderá dar passeios a cavalo e de charrete, ter aulas de equitação, e visitar animais da quinta como galinhas, vacas, porcos e patos. Também poderá participar da atividade agrícola e, consoante a época do ano, poderá ajudar a varejar a azeitona, fazer sementeiras ou regra o milho. E, ao fim de um longo dia, nada como relaxar junto à piscina.
3. Monte Chalaça
Este turismo rural tipicamente alentejano encontra-se a 5 quilómetros de Ferreira do Alentejo, estando rodeado por três hectares de campos de cultivo e pomares. A casa mãe cumpre todos os requisitos tradicionais da região, contando com cinco suites duplas (três delas com sofá-cama).
Tem também uma sala de estar com lareira, televisão, e zona de lazer com snooker, xadrez, cartas e karaoke. No exterior, encontra duas vilas independentes, com dois quartos, sala de estar e cozinha equipada.
Poderá visitar a quinta pedagógica e os seus diversos animais, entre patos, gansos, burros, póneis, porcos, cabras, ovelhas e várias aves. Tem também uma piscina, rodeada de espreguiçadeiras, onde pode aproveitar para descansar e refrescar-se nos dias de calor.
4. Quinta da Samoqueirinha
Encontra-se a 10 quilómetros de Vila Nova de Milfontes e está inserida numa propriedade privada de 25 hectares, muito próxima da área protegida do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina. Os seus extensos jardins semisselvagens encontram-se intercalados com zonas mais abertas e planas, com a casa rodeada de árvores.
Nela se combina arquitetura tradicional e moderna, com um predomínio da madeira e tons claros, ao longo dos seus oito quartos com casa de banho privativa, e dos dois apartamentos T2 com cozinha equipada e sala de estar.
A quinta pedagógica faz as delícias dos visitantes e, todos os dias, às onze da manhã, os seus portões são abertos para que possa conviver com o burro, o pónei, a vaca, cabras, ovelhas, coelhos, patos, galinhas e outros animais.
5. Monte Góis Country House & Spa
Aqui, o mote é o bem-estar e a tranquilidade. A decoração combina inspirações orientais e étnicas africanas, com a tradição alentejana a manter-se na arquitetura da casa, numa mistura leve, colorida e rica em detalhes.
Os nomes dos quartos refletem esta inspiração mais étnica e zen e dão o tom para a decoração, que é diferente em cada um. Existem quatro quartos duplos, com casa de banho privativa, duas suítes com alpendres privativos e quatro apartamentos T1 e T2.
A estadia não estaria completa, claro, sem animais, e por isso poderá interagir com um burro, cavalos, várias ovelhas, cabras, cabras-anãs, e porcos alentejanos e vietnamitas, entre outros.