O golfe é um desporto cada vez mais popular e, por isso, não é de admirar que encontremos cada vez mais campos em Portugal, que são muito populares e atraem muitos visitantes todos os anos. E a verdade é que Portugal já foi considerado algumas vezes como um dos melhores locais do mundo para praticar este desporto.
Antigamente, o golfe era visto como um desporto elitista. Apesar de isso ainda ser uma realidade, são cada vez mais os campos que se abrem a qualquer um que quer aprender a jogar, existindo mesmo diversas escolas e clubes um pouco por todo o país onde é possível dar os primeiros passos neste desporto.
Grande parte dos campos de golfe de Portugal são de elevada qualidade e localizam-se em locais idílicos, como praias e até paisagens vulcânicas dos Açores. Quer seja um fã acérrimo deste desporto ou esteja à procura de uma atividade diferente, deixamos-lhe algumas ideias de onde pode praticar golfe em Portugal.
1. Faro (30 campos de golfe)
Não é de espantar que um destino no Algarve esteja em primeiro lugar, até porque, para muitos, este é o melhor destino de golfe do mundo, sendo falado em revistas dedicadas ao golfe e popular em associações internacionais de operadores turísticos especializados.
O clima ideal permite-lhe jogar todo o ano, e uma grande maioria dos campos encontra-se localizado em áreas protegidas com vista deslumbrante. Destacamos o Monte Rei Golf & Country Club, situado em 1000 hectares no Sotavento Algarvio, entre a Serra do Caldeirão e o Oceano Atlântico.
2. Lisboa (11 campos de golfe)
A região de Lisboa tem-se tornado cada vez mais popular como destino de golfe, existindo vários clubes e campos por aqui, a maioria nos arredores de Cascais, Estoril, Sintra e Lisboa. Recomendamos o Oitavos Dunes, inicialmente chamado de campo de golfe do Campeonato Oitavos Golfe. Poderá jogar a olhar o mar, por entre as dunas, numa paisagem incrível.
3. Porto (6 campos de golfe)
Pelo Porto encontra vinhos de qualidade e um património incrível, mas também campos de golfe rodeados de paisagens inspiradores, tendo os campos sido criados em harmonia com a natureza, muitas vezes por arquitetos de renome internacionais. É em Espinho que encontra o mais antigo campo de golfe do país, o Oporto Golf Club, e por isso não perca a oportunidade de visitar este local.
4. Setúbal (5 campos de golfe)
A região de Setúbal conta com diversos campos com diferentes características, perfeitos tanto para iniciantes como para profissionais. Poderá, por exemplo, praticar golfe ao longo da praia, com vista para a Serra da Arrábida. Destacamos o Troia Golf, um campo desafiante e interessante, votado como um dos 10 melhores resorts da Europa continental pela revista Golf World, em 2019.
5. Leiria (4 campos de golfe)
Tem sol durante todo o ano, campeonatos nacionais e ligas, e por aqui vai encontrar luxuosos campos, com serviços de primeira classe e uma grande variedade de experiências a desfrutar. Por exemplo, o Praia D’El Rey Golf Course encontra-se numa bela praia, a menos de uma hora de Lisboa, e encontra-se integrado numa área de paisagem natural protegida.
6. Açores (3 campos de golfe)
Aqui encontra paz, natureza e golfe, com poucas ou nenhumas construções à sua volta. A morfologia dos campos convida à caminhada e ao apreciar das árvores e flores. O clima é excelente, o que permite jogos em qualquer altura do ano. Destacamos o campo de golfe das Furnas, situado no meio de uma paisagem vulcânica de vegetação exuberante.
7. Braga (3 campos de golfe)
Por aqui encontra campos com diferentes configurações e diferentes graus de dificuldade, encontrando-se opções para amadores e profissionais. Destacamos o Campo de Golfe de Rilhadas, seguido por um rio e rodeado de natureza no seu estado mais puro, numa experiência a não perder na região.
8. Madeira (3 campos de golfe)
A região foi classificada como um dos melhores destinos para golfe, com campos reconhecidos mundialmente por grandes jogadores. Um dos melhores do mundo é o campo do Santo da Serra, que, para além do campo em si, conta com uma clubhouse com restaurante panorâmico, lounge, bar e terraço com vistas para o mar.
9. Vila Real (2 campos de golfe)
Na região de Vila Real, podemos encontrar dois magníficos campos de golfe, que lhe permitirão vislumbrar paisagens incríveis. Destacamos o Vidago Palace Golfe, com um green bem tratado e preço acessível durante o verão, e que conta com todas as comodidades tanto para o jogo como para descansar no final da partida.
10. Aveiro (2 campos de golfe)
Não se encontram muitos campos no centro do país, mas os que existem são excelentes, sendo locais com menos pessoas onde pode treinar à vontade. Destacamos o Campo de Golfe da Curia, que tem 9 buracos e área de cerca de 2457 metros com par 34, perfeito tanto para principiantes como para o golfista mais exigente.
Os campos de golfe são na região do oeste portuguesa. Leiria não tem campos de golfe. Eu até conheço Peniche e Óbidos no oeste português.
Português não consegue acertar na divisão do país. Aqui neste artigo está a chamada distrital que é apenas política. No turismo a divisão é de Norte, Centro, Lisboa, Alentejo e Algarve. Somente Alentejo e Algarve fazem sentido cultural as outras três não têm nenhum sentido porque são enormes abragendo várias regiões diferentes.
A região do Oeste tem cinco campos de golfe . Quatro em Óbidos junto a Lagoa mais um em Torres Vedras.
O campo de golfe da Praia Del Rey fica em Óbidos na divisa com Peniche na região do Oeste e é próximo de Lisboa. Não existe nenhum campo de golfe em Leiria.
A zona de Lisboa e Oeste em Óbidos são as que têm mais campos com certificação para competições internacionais. A quantidade são é sinónimo de qualidade.
Iris a quantidade NÃO é sinónimo de qualidade. Deve ser isso que queria escrever.