A cidade do Porto está muito bem servida em termos de espaços verdes, que se encontram espalhados um pouco por todo o lado. Cada um tem a sua história e identidade, sendo locais perfeitos para se desconectar da pressão do dia-a-dia e simplesmente relaxar um pouco. E também no Grande Porto existem muitos espaços verdes ideais para passar uma tarde em família ou com amigos.
Estes jardins podem ser utilizados para quase tudo. Alguns deles são bons para correr e praticar desporto. Outros possuem condições excelentes para proporcionar horas de diversão aos mais pequenos. E há também aqueles que conseguem aliar a serenidade de um espaço verde à cultura e à arte, sendo habituais as exposições temáticas.
Assim, deixamos-lhe aqui algumas boas opções, onde pode passear, fazer exercício ou descansar depois de um longo dia de trabalho, sendo que todos estes espaços verdes se localizam no Porto ou nos seus arredores. Descubra alguns dos melhores parques e jardins do Grande Porto.
1. Serralves
Encontra-se entre os principais jardins do mundo e mostra o melhor da criação paisagista do séc. XX. O espaço equilibra-se entre áreas de racionalidade geométrica e uma mata e campo agrícola, oferecendo paisagens belíssimas a cada passo. Há também a casa Art Déco, o museu de arte contemporânea e diversas esculturas de artistas. Poderá também fazer o percurso Treetop Walk, para passear por entre o cume das árvores.
2. Parque da Cidade
É o maior parque urbano do país, muito conhecido graças ao festival Primavera Sound. Tem 83 hectares que se estendem até ao mar e liga Porto e Matosinhos. É o local perfeito para um piquenique, dar umas corridas, apanhar banhos de sol, ou simplesmente ficar sentado a observar os patos.
3. Parque Oriental da Cidade
Foi inaugurado em junho de 2010 e foi projetado pelo arquiteto paisagista Sidónio Pardal. Aqui encontra cerca de 10 hectares de espaços verdes, com a vegetação a desenvolver-se graças a intervenções de plantação recorrente, garantindo a componente estética e paisagística e a sustentabilidade do espaço.
4. Jardim da Cordoaria
O nome do jardim vem dos cordoeiros que por ali trabalhavam. O espaço data de 1924 e, para além de aqui poder encontrar árvores classificadas como de Interesse Público, encontra diversas esculturas, como a de Juan Muñoz, chamada Treze a rir uns dos outros. Esta escultura foi aqui instalada em 2001, ano em que o Porto foi Cidade Europeia da Cultura.
5. Jardim de Arca d’Água
Apesar de ser belíssimo, é um dos jardins menos aproveitados desta lista. Apesar disso, tem um parque infantil, lago com patos, um café que é palco de partidas de sueca regulares e recantos muito românticos para descobrir a dois.
6. Jardins do Palácio de Cristal
No centro do Porto, encontra estes jardins, que encantam pela sua diversidade. Foram criados no séc. XIX pelo arquiteto paisagista Émile David, e têm traços românticos. Destacamos a vista para o Douro, mas também as diversas espécies botânicas, as obras de escultura, a Capela Carlos Alberto, a Galeria Municipal do Porto e os diversos pavões que circulam pelo espaço.
7. Jardins Nova Sintra
Em março de 2018, após um encerramento de dez meses, os jardins e mata da Quinta Nova Sintra abriram novamente ao público. Foram realizados trabalhos na flora, na pavimentação, na iluminação e nos sistemas de rega, tendo-se também reabilitado fontes e estufas já existentes, e instalou-se novo mobiliário urbano.
8. Jardim do Morro
Está situado na freguesia de Santa Marinha, em Vila Nova de Gaia, no sopé da Serra do Pilar, próximo do tabuleiro superior da Ponte D. Luís. Daqui tem uma vista fantástica sobre a zona histórica do Porto. O espaço foi construído em 1927, e foi totalmente reabilitado em julho de 2017.
9. Parque do Carriçal
Encontra-se em Matosinhos, perto do NorteShopping, e tem uma enorme biodiversidade, existindo muita vegetação rasteira, eucaliptos, sobreiros, pinheiros e carvalhos. É atravessado por uma ribeira, e tem um lago e equipamentos de diversão para as crianças, o que torna este espaço muito apelativo para passar umas horas.
10. Jardim do Passeio das Virtudes
Este invulgar jardim estende-se em socalcos, numa encosta virada a sul, e é bastante procurado por grupos de jovens ao fim-de-semana, especialmente no verão, altura em que se realizam aqui algumas festas. Os seus pontos fortes são a vista para o casario histórico e o rio.
11. Quinta da Conceição
Esta quinta, em Leça da Palmeira, tem um charme muito particular. Aqui poderá ver o claustro que resta do Convento de Nossa Senhora da Conceição, que foi construído no séc. XV. Visite também os campos de ténis, a piscina projetada por Álvaro Siza Vieira, a capela, os chafarizes e o portal de estilo manuelino.
12. Jardim do Passeio Alegre
Apesar de pequeno, este jardim está bem situado e tem segredos a descobrir, como os elementos decorativos de diversas épocas, o mini golfe ou o chalet com esplanada. Visite também as casas de banho, que têm azulejos de Arte Nova e louças inglesas antigas. Do jardim, terá vista para o Douro, para o casario da Foz Velha e para o Forte São João Batista.
13. Parque de São Roque
É o local perfeito para um passeio a dois ou para passar uma tarde em família. Por aqui encontra um jardim romântico, com diversos recantos fascinantes, um lago, chafariz, miradouro e labirinto construído por sebes, bem como um parque infantil que faz as delícias das crianças.
14. Jardim de São Lázaro
Este é o mais antigo jardim do Porto, e encontra-se no centro da cidade. Tem diversas estátuas da autoria de Soares dos Reis e de Henrique Moreira, diversas fontes (uma delas retirada do antigo convento de São Domingos), e uma série de coloridas tulipas que anima o jardim nos dias mais quentes.
15. Parque da Pasteleira
Tem sete hectares de espaço verde, ciclovia, lago, animais ao ar livre e até uma zona infantil. Encontra-se na Foz, na rua de Diogo Botelho, e foi remodelado em 2017, tendo-se substituído os equipamentos infantis e pavimentos de segurança por esta altura, instalando-se também uma vedação.
16. Quinta de Villar D’Allen
Esta propriedade privada mostra a dedicação de várias gerações de apreciadores de botânica, que se revelam nestes jardins planeados ao detalhe, indo de acordo com o gosto de diferentes épocas. Aqui existem espécies exóticas e centenas de camélias, quase todas de variedades diferentes. As visitas são guiadas por um membro da família e podem incluir uma prova de vinho do Porto.
17. Jardim Botânico do Porto
Estes quatro hectares de vegetação bem cuidados rodeiam uma belíssima casa de finais do séc. XIX. Os jardins dividem-se em três patamares, havendo de tudo um pouco, como jardins formais, plantas e árvores raras, estufas e dois lagos.
18. Parque Aventura e Trilho Ecológico da Lipor
O espaço da Lipor, uma empresa de tratamento de resíduos, estende.se por Ermesinde, Águas Santas e Rio Tinto. É composto por um trilho ecológico, por onde pode ver hortas, árvores, animais e até uma instalação de Bordalo II, e conta com um Parque Aventura, disponível apenas ao fim de semana das 10 às 20h.