O Minho sempre foi a região portuguesa onde o catolicismo teve mais força. A religião está presente em vários aspetos culturais do Minho, assim como nas suas tradições, nos seus hábitos e também nos seus muitos monumentos, onde se incluem pequenas capelas, belíssimas igrejas e imponentes santuários. Estas construções religiosas estão um pouco por todo o lado e são também pontos de interesse turístico.
E já reparou que todos os santuários (e até a grande maioria das capelas e igrejas) se situam em locais de grande altitude? O motivo para a escolha destes locais era muito simples: acreditava-se que, quanto mais próximos do céu, mais perto estaríamos do Criador. É por isso mesmo que, em quase todas as pequenas aldeias, a igreja se situa no seu ponto mais elevado.
Alguns santuários do Minho possuem séculos de existência enquanto que outros são bem mais recentes. Muitos localizam-se em locais onde ocorreram supostos milagres ou intervenções divinas. Descubra alguns dos mais bonitos santuários do Minho.
1. Santuário do Bom Jesus do Monte
É também em Braga que fica o Santuário do Bom Jesus do Monte, projeto de Carlos Amarante perfeitamente integrado na paisagem que o rodeia. Para chegar aqui, pode ir a pé, de carro, ou no funicular, obra da engenharia do séc. XIX e o primeiro a ser instalado em Portugal, em 1882, trabalhando ainda com o sistema de água, que lhe permite subir 300 metros em 3 minutos.
Já a escadaria que leva ao topo tem 17 patamares, decorados com fontes, estátuas e decoração barroca dedicada à Via Sacra. O Santuário é Património Mundial da Humanidade desde 2019.
2. Santuário de Santa Luzia
Esta é uma das principais atrações de Viana do Castelo, situada a 228 metros de altitude, no monte de Santa Luzia. A construção do templo, dedicado a Santa Luzia e ao Sagrado Coração de Jesus, iniciou-se em 1904 e estendeu-se até 1959, sendo o projeto autoria do arquiteto Miguel Ventura Terra.
O santuário tem inspiração românico-bizantina, e as suas rosáceas são as maiores da Península Ibérica e as segundas maiores da Europa. Para chegar aqui, pode usar o seu carro, o funicular ou subir o escadório. No topo, terá uma vista incrível sobre o Vale do Lima e parte da orla marítima, bem como da verdejante serra.
3. Santuário de Nossa Senhora do Sameiro
Foi construído no topo do monte com o mesmo nome, a 566 metros de altitude. Daqui, terá uma vista privilegiada sobre Braga. A fundação do santuário deve-se a Martinho Silva, presbítero da arquidiocese de Braga, que aqui instaurou o culto mariano, na década de 60 do séc. XIX.
O complexo religioso, construído ao longo de várias décadas, integra (entre outros) um recinto para missa campal, a Casa das Estampas, a Casa do Reitor, a Capela do Santíssimo Sacramento, a Igreja Principal, a Cripta, e uma ampla escadaria, no topo da qual se encontram monumentos dedicados ao Sagrado Coração de Jesus e a Nossa Senhora da Conceição.
4. Santuário de São Torcato
A vila de São Torcato pertence ao concelho de Guimarães e o santuário, que se localiza no centro da localidade, é o seu maior motivo de orgulho. No interior do templo está o corpo incorrupto de São Torcato, um dos maiores evangelizadores da Península Ibérica. Foi edificado no final do século XIX, com recurso a granito da região do Minho. Existe um grande parque em redor ao Santuário de São Torcato onde é possível passar uma tarde agradável e merendar em família.
5. Santuário da Penha
No monte da Penha, em Guimarães, encontra-se este Santuário, cuja construção se iniciou em agosto de 1930 e que foi inaugurado em setembro de 1947. Foi quase todo construído em granito da região, o que lhe permite integrar-se perfeitamente na paisagem.
As suas linhas são maioritariamente retas, integradas no estilo Art Déco da década de 30. A montanha onde se encontra o templo tem aproximadamente 617 metros de altura e está a 7 km do centro histórico da cidade, sendo o local ideal para apreciar a envolvente.
6. Santuário de Nossa Senhora da Peneda
Encontra-se num local recôndito, perto de Arcos de Valdevez, em pleno Parque Nacional Peneda-Gerês. Foi construído entre finais do séc. XVIII e o terceiro quartel do séc. XIX, tendo a igreja sido terminada em 1875. Em frente desta, encontra o escadório das virtudes, com estátuas a representarem a esperança, fé, caridade e glória.
Este templo, perfeitamente enquadrado na montanha, tem 20 capelas ao longo do vale, que representam diversas cenas bíblicas. O Penedo das Meadinhas, um rochedo enorme, domina o local, com os seus 300 metros de altura, completando a paisagem de uma forma singular.
7. Santuário do São Bento da Porta Aberta
Localizado em pleno Parque Nacional da Peneda Gerês, este santuário teve origem graças à influência dos monges de Santa Maria de Bouro, que praticavam o culto a São Bento. Terão sido eles a construir a primeira pequena capela, no ano de 1640, cujas portas estavam sempre abertas para quem passasse (daí o nome de São Bento da Porta Aberta). O santuário atual é bem mais recente, tendo sido concluído em 1895. Merecem destaque os seus azulejos, pintados por Querubim Lapa, que retratam a vida de São Bento.
8. Santuário de Nossa Senhora da Abadia
Onde se pensa ter existido o mais antigo santuário mariano em Portugal (que teria sido construído entre os séculos VII e VII, mas do qual não existem já vestígios), encontra-se hoje este Santuário, erguido no séc. XVII. Está situado em Santa Maria do Bouro, em Amares, num cenário de grande beleza.
Por entre árvores e o som do ribeiro, encontra a Via Sacra, com oito capelas dispostas ao longo do íngreme caminho. A igreja, de estilo barroco, tem três naves separadas por arcos de volta inteira.