Os dias começam a ficar maiores, os campos tornam-se mais verdes e enchem-se de flores coloridas. Todo um espetáculo começa durante a Primavera. E aumenta também o desejo de partir à descoberta de novos locais e contemplar todo o esplendor da natureza a florir depois dos dias mais frios.
A Primavera traz consigo vida. No Alentejo, os campos enchem-se de mil e uma cores diferentes, no Douro, as vinhas começam a ganhar as folhas verdes e nas beiras ou no Algarve começam a despontar as belíssimas amendoeiras em flor. Não faltam motivos para sair de casa e partir à descoberta de tudo isto.
Por isso mesmo, se procura uma boa desculpa para se lançar à estrada, este artigo é para si. Descubra alguns dos melhores locais para visitar em Portugal na Primavera. Depois, é só reunir a família, pegar no carro e partir à descoberta de um país que ainda tem muito para descobrir.
1. Foz Côa
Aqui se realiza a “Festa das Amendoeiras em Flor e dos Patrimónios Mundiais”, já que aqui se encontra a maior densidade de amendoeiras do país, o que significa que, onde for, irá vê-las floridas. Não esquecer também o Parque Arqueológico do Vale do Côa, museu ao ar livre único no mundo, e a povoação de Castelo Melhor, que tem um dos castelos mais antigos de Portugal (séc. XII ou XIII).
2. Sistelo
E de repente… Portugal descobriu o Sistelo! A aldeia passou décadas no anonimato e bastou o slogan do “Tibete português” para chamar a atenção. Um slogan injusto, no entanto, já que Sistelo é muito mais do que socalcos nas montanhas.
Mas são os socalcos que saltam primeiro à vista, claro. Não apenas no Sistelo, mas em toda a área envolvente. Assim que se entra nesta região, a paisagem transforma-se e deslumbra quem por aqui passa. Afinal de contas… poucos lugares são tão bons exemplos da comunhão entre os humanos e a paisagem envolvente.
3. Soajo
É uma das surpresas mais agradáveis do Gerês. Esta aldeia típica tem sido recuperada a um bom ritmo nos últimos anos. São cada vez mais as pessoas que recuperam as casas que possuem nesta aldeia e as transformam em segunda habitação ou turismo rural.
A aldeia do Soajo é conhecida também pelos seus espigueiros, tal como o Lindoso. Mas não se fique apenas por aí: aventure-se pelo seu interior e descubra uma aldeia de ruas e ruelas estreitas e sinuosas, ladeadas por casas antigas de granito. O passeio é sublime.
4. Trancoso
Esta aldeia histórica está numa localização privilegiada para o espetáculo das amendoeiras em flor. Descubra também a região, visitando a Porta D’El Rei, as muralhas que rodeiam a vila, e o vasto património civil e religioso. Destacamos também a antiga judiaria, onde se pode conhecer a casa do gato preto, antiga residência do rabino desta comunidade.
5. Óbidos
Esta pequena vila medieval tem um charme único, e não há nada mais romântico que um passeio por entre as casas típicas, as pequenas lojas de artesanato, e o Castelo, uma das Sete Maravilhas de Portugal. E, claro, não pode deixar de brindar ao amor com uma tradicional ginjinha de Óbidos, com ou sem copo de chocolate a acompanhar.
6. Piódão
Construída nas encostas da Serra da Estrela, Piódão tem um dos mais vastos conjuntos de habitações em xisto de Portugal. As casas estão distribuídas ao longo da montanha, tornando o conjunto ainda mais harmonioso e digno de ser apreciado com a devida calma e tranquilidade.
7. Alqueva
A beleza deste lago artificial surpreende-nos, muito graças à paisagem tipicamente alentejana que o rodeia, constituída por milhares de oliveiras, sobreiros e azinheiras, e pela quantidade notável de vilas fortificadas que defenderam a zona ao longo dos séculos e que hoje rendem guarda ao lago. Na Primavera, os campos estão verdes e floridos, o que realça ainda mais o seu encanto.
8. Sintra
Parece saída de um conto de fadas, com os seus palácios e castelos a erguerem-se por entre montes, jardins exuberantes e florestas de encantar. Poderá visitar locais como o Palácio da Pena e a Quinta da Regaleira, que convidam ao romance e que contribuem para a atmosfera mágica desta vila única no nosso país.
9. Funchal
A capital madeirense é mundialmente reconhecida pela sua beleza, e aqui encontrará muitas atividades para fazer a dois, como visitar o Jardim Tropical Monte Palace ou o Jardim Botânico, andar de teleférico ou num carro de cesto, ou caminhar pelas levadas e veredas. No final do dia, delicie-se com uma maravilhosa espetada e com uma maravilhosa poncha.
10. Lagoa das Sete Cidades
Encontra-se na ilha de São Miguel e é um dos mais famosos locais do arquipélago dos Açores. Este é o maior lago de água doce do arquipélago, e encontra-se situado nas crateras vulcânicas que formam a ilha. É constituído por duas lagoas, a Lagoa Verde e a Lagoa Azul, naquela que é uma das imagens mais simbólicas dos Açores.
11. Monsaraz
A vila fortificada medieval de Monsaraz situa-se no cimo de uma colina, tendo vista para a planície alentejana e para o lago da Albufeira do Alqueva. Mas não é só a vista exterior que é deslumbrante: também o interior da fortificação nos deixa sem palavras, com as suas casas caiadas de branco, com flores ou trepadeiras à porta.
12. Alentejo
O Alentejo é um mundo em termos de paisagens, com o norte rico em pastos verdejantes, o interior de uma planura imensa, com searas louras a ondular ao vento, e o litoral de praias selvagens de uma beleza agreste. As tradicionais casas caiadas de branco integram-se na paisagem, e os seus castelos e fortificações evocam lutas e conquistas.
13. Passadiços do Paiva
São os passadiços mais conhecidos e premiados de Portugal, atraindo milhares de visitantes todos os anos. Liga as praias fluviais de Areinho e da Espiunca e tem uma extensão total de 8,7km. O passadiço em madeira acompanha o rio Paiva no Geopark de Arouca.
O percurso demorar cerca de 2h30 a completar e é de dificuldade um pouco mais elevada graças às subidas e descidas acentuadas. Aqui poderá também encontrar a maior ponte pedonal suspensa do mundo, aberta recentemente ao público.
14. Cascata da Cabreia
Considerada a mais fotogénica cascata do Centro de Portugal, encontra-se inserida num parque de lazer onde as águas límpidas do rio Mau caem de uma altura de 25 metros, em Sever do Vouga. Está rodeada de vegetação luxuriante e tem locais onde pode tomar um banho refrescante.
Pode também encontrar várias mesas para fazer um piquenique, existindo a possibilidade de fazer percursos pedestres até às Minas do Braçal. Ao lado da cascata, encontra também um parque de merendas com diversas estruturas de apoio, num espaço que, na maioria das vezes, não tem visitantes.
15. Rio Poio
Este rio corre no vale do Poio e vai desaguar ao Rio Louredo, um afluente do Tâmega. O percurso estende-se pelo sopé dos contrafortes da Serra do Alvão, sendo que numa caminhada por aqui irá encontrar um panorama natural de grande beleza, com lameiros onde pode encontrar gado bovino a pastar.
Verá também o rio Louredo, de águas límpidas, e o vasto património edificado, onde se contam igrejas e capelas, bem como as belas casas rurais, uma ponte romana, uma zona de lazer e diversos aglomerados rurais. Durante a Primavera, deve ter especial atenção às rochas escorregadias do leito do rio.