Se há algo que nos sabe bem, é fazer uma pequena escapadinha, aos fins-de-semana ou quando existem feriados que nos permitem tirar uns dias extra de férias. E alguns dos melhores locais para escapadinhas estão no Centro de Portugal, onde a tradição se mantém viva e o passado teima em estar ainda presente, em locais ricos em história e calma.
E com a gastronomia como ponto forte da região, não é de admirar que mais e mais pessoas procurem o Centro de Portugal para umas miniférias. Locais como o Parque Natural da Serra da Estrela, as Berlengas, as Aldeias de Xisto ou as Aldeias Históricas são regiões que sabem receber bem e que nunca desiludem quem os visita. A vontade de regressar é constante após cada viagem.
Por isso mesmo, faça já os seus planos para o próximo fim de semana e visite uma das regiões mais tradicionais e genuínas do país. Descubra algumas das melhores escapadinhas no Centro de Portugal.
1. Coimbra
Falar de Coimbra é falar de fado, de estudantes, de bairros históricos e da tradição. Esta cidade foi capital do nosso país até 1255, tendo deixado raízes profundas na nossa história. Não pode deixar de conhecer a Universidade de Coimbra e de caminhar pelo Jardim Botânico, que tem cerca de 13,5 hectares de pura natureza a descobrir.
2. Óbidos
A sua muralha é um cartão-postal desta belíssima vila, dispensando apresentações. Até 1834, era conhecida como “presente das rainhas”, já que fez parte do dote de muitas delas. É considerada uma vila literária, com a UNESCO a conceder-lhe inclusivamente essa distinção em 2015, já que muitos espaços degradados foram reabilitados e transformados em livrarias.
3. Trancoso
Foi em tempos uma parte importante da linha de defesa contra Espanha, e essa importância ainda hoje pode ser apreciada em todo o seu esplendor. Em pleno coração da Beira Alta, não deixe de visitar o castelo medieval (e respetivas muralhas), a igreja da Misericórdia (projetada no reinado de D. Manuel I), o Palácio Ducal e a Fonte Nova (o maior vestígio da ocupação Filipina).
4. Leiria
Encontra-se bem no centro de Portugal, e conta com um vasto património. Procure conhecer o castelo, a Igreja de São Pedro (do século XII), as ruas do centro histórico e a Rota d’O Crime do Padre Amaro, com ilustrações de Sílvia Patrício, com diversas obras em memória de Eça de Queiroz. Não deixe também de passear pelas margens do rio Lis.
5. Almeida
O período da sua fundação remonta ao Paleolítico, uma época em que os povos lusitanos ocuparam a região oeste da Península Ibérica, alguns séculos antes da fundação do Reino de Portugal. Almeida encontra-se no distrito da Guarda, bem próxima da fronteira com Espanha, e está cercada pela muralha hexagonal que foi erguida no século XVII, que lhe dá a sua aparência única e que ainda conserva importantes peças de arquitetura militar de Portugal.
6. Serra da Estrela
A Serra da Estrela é linda em qualquer altura do ano, seja quando se cobre de neve, no inverno, ou se enche de vida e cor, no verão. Desfrute das diversas praias fluviais, dos cenários incríveis de montanha e, claro, da gastronomia. Não perca o trilho das Faias de São Lourenço, um dos mais bonitos da região.
7. Reserva Natural das Berlengas
Este arquipélago é dos patrimónios naturais mais acarinhados em Portugal, podendo ser visitado para uns dias de descanso absoluto rodeado de uma beleza de cortar a respiração. Poderá passar o seu tempo entre caminhadas, a descansar na praia ou até a fazer mergulho, sempre rodeado de um cenário incrível.
8. Tomar
É a chamada “cidade dos Templários”, estando a sua história ligada à desta Ordem no nosso país. Aqui se encontram monumentos únicos como o Castelo dos Templários, um edifício militar do século XII que é Património Mundial da Unesco. Não pode deixar de conhecer o Convento de Cristo, verdadeira amálgama de diversos estilos arquitetónicos, com destaque para o renascentista, gótico e românico.
Óbidos na histórica Estremadura portuguesa e a uma hora da capital Lisboa é uma vila medieval encantadora.
A chamada região centro portuguesa não tem nenhuma lógica cultural e turística. Tem várias províncias com cultura e tradições diferenciadas.
Tem toda razão. Português não sabe fazer a divisão natural e histórica do país. Misturar cultura, tradições e turísmo com política deu sempre mau resultado.
Óbidos é a minha preferida na região do oeste portuguesa
Essa denominada região centro não tem nenhum sentido histórico e cultural. Sendo assim Lisboa e Santarém tambem tinham que ser incluidas porque ficam no centro de Portugal. O território português deve ser dividido em regiões naturais, cultura e tradições, como são as províncias.