O Alentejo é sinónimo de descanso, aventura, cultura e natureza. É um dos destinos preferidos dos portugueses para se desligar de tudo e focar-se apenas no que realmente interessa: ser feliz e tirar partido das melhores coisas da vida. Uma das melhores formas de aproveitar uns dias de descanso nesta região é ficando alojado numa das suas muitas casas de turismo rural.
No Alentejo, há alojamentos de turismo rural para todos os gostos. Existem opções para passar um fim de semana ou férias prolongadas com a cara metade, em família ou com um grupo de amigos. Alguns possuem também piscina e até pequenas quintas com animais que fazem as delícias dos mais pequenos.
Se está à procura de umas férias diferentes e tranquilas, porque não rumar até ao Alentejo e alugar uma casa com piscina, na qual pode passar o seu tempo a descansar e a apreciar paisagens fantásticas e locais onde o tempo passa com maior tranquilidade? Se o plano lhe soa agradável, deixamos-lhe aqui 13 casas com piscina que pode alugar no Alentejo.
1. Quinta da Sardinha (Elvas)
Esta típica propriedade rural alentejana encontra-se perto de Elvas e tem 6 quartos duplos, equipados com ar condicionado, TV cabo, wifi e casa de banho, e mais uma cozinha moderna e totalmente equipada. É capaz de albergar 16 pessoas e custa 917 euros por dia, o que, dividindo por 16 indivíduos, tem um custo de pouco mais de 57 euros por noite.
2. Casas da Estação (Marvão)
Encontram-se junto à estação de caminhos-de-ferro e podem albergar até 4 pessoas por um custo que varia entre os 60 a 90 euros por noite, ficando assim disponível pela inacreditável quantia máxima de 23 euros por noite a cada hóspede. Têm 2 quartos, sala de jantar, cozinha, terraço e um jardim com piscina, e é possível trazer o seu amigo de quatro patas, o que torna estas casas uma escolha perfeita.
3. Casa do Infante (Ferreira do Alentejo)
Apesar de estar longe do mar, é possível encontrar água salgada, neste caso na forma de uma piscina rodeada de frondosos jardins. A casa tem uma cozinha moderna, 6 quartos e área comum projetada para acomodar 15 pessoas. Tem um custo de cerca de 300 euros por dia, o que corresponde a cerca de 23 euros por noite por cabeça.
4. Terra do Sempre (Grândola)
Esta casa dispõe de 7 quartos, todos com uma decoração inspirada em histórias infantis, como Peter Pan, Tom Sawyer, Alice no País das Maravilhas e outros, todos da autoria de Alexandra Prieto. Pode alugar toda a casa ou os quartos individualmente, consoante a sua preferência. Aqui tem wifi e pequeno-almoço garantido, no entanto, não tem cozinha. O preço ronda os 68 euros por noite por pessoa.
5. Casas do Sal (Alcácer do Sal)
Se procura alojamento com dimensões mais consideráveis, este é perfeito para si, já que pode albergar até 28 pessoas. Encontra-se a 15 minutos do centro de Alcácer do Sal e é um conjunto de 8 casas com acesso independente e equipadas com casa de banho, e algumas com kitchenette.
Algumas áreas comuns servem todos os alojamentos, como uma cozinha, sala de jogos e biblioteca, 2 lareiras, sala de jantar e uma maravilhosa piscina. A estadia mínima em agosto é de 7 noites. Reunindo um grupo de 28 pessoas, pode dividir os 859 euros/noite por 31 euros por pessoa (por noite).
6. Casas do Moinho (Odeceixe)
Estas casas são uma verdadeira aldeia, situada junto ao moinho de vento de Odeceixe, remetendo para o ambiente de uma antiga aldeia portuguesa. Tem 5 casas/suite duplas junto ao núcleo principal (onde se encontram zonas comuns como uma sala de pequenos-almoços, piscina e receção), mais 3 casas/suite duplas com mezanino, uma suite júnior e 6 quartos duplos, portanto opções não lhe faltam. Irá gastar em média cerca de 70 euros por dia, por pessoa.
7. Monte do Zeca (Zambujeira do Mar)
Esta herdade alentejana mistura o campo e o mar, localizando-se num espaço rural a cerca de 7 km da Zambujeira do Mar, em plena Costa Vicentina. No que toca ao alojamento, pode optar por quartos ou pela comodidade de apartamentos, todos eles com bicicletas e estacionamento gratuitos e acesso ao wifi.
Em termos de preços, os quartos rondam os 70 euros por noite e os apartamentos alugam-se entre os 90 e os 140 euros. Todos os dias é fornecido o pequeno-almoço aos hóspedes dos quartos e pão alentejano aos dos apartamentos.
8. Herdade Montalvo (Alcácer do Sal)
É composta por apartamentos ou villas, e tem piscina, restaurante, segurança permanente e acesso wifi gratuito. Cada apartamento pode alojar de 2 a 4 pessoas, e as villas acolhem até 8 hóspedes. Poderá contar com preços por noite, por pessoa, a partir dos 80 euros, no caso das villas (caso estejam ocupadas totalmente) e dos 60 euros nos apartamentos, embora tudo dependa da tipologia e número de hóspedes.
9. Monte da Galrixa (Zambujeira do Mar)
Este espaço de turismo rural tem uma fantástica vista sobre o mar, um amplo relvado, zona de arvoredo, pomar, horta biológica, piscina de água salgada, lago, parque infantil e bicicletas. É também um bom local para as crianças terem mais contato com a natureza, já que fazem cultivo de milho, trigo e árvores de fruto, e criação de patos, galinhas, ovelhas e coelhos.
Pode optar por um quarto duplo, um estúdio para 2 pessoas ou um apartamento para 4 pessoas. Os preços podem andar nos 75 euros por noite, embora tudo dependa da tipologia escolhida.
10. Monte de Santa Catarina (Reguengos de Monsaraz)
Os alojamentos encontram-se a 18 minutos da praia, e a decoração vai do azul ao laranja, estando os alojamentos rodeados de paisagens belíssimas. Aqui pode fazer caminhadas, ciclismo e observação de pássaros, assim como aproveitar a piscina exterior, conhecida por ser uma das mais bonitas da zona.
O quarto duplo pode chegar aos 190 euros por noite na época alta, o que se traduz em 80 euros por pessoa. Dependendo da marcação, o preço médio ronda os 70 euros, por noite e por pessoa.
11. Pé no Monte (São Teotónio)
Foi considerado o melhor turismo rural de 2015 pelo Turismo do Alentejo e é um espaço familiar que se situa no meio da natureza, perfeito mesmo para crianças, já que aqui se encontra um parque infantil e um trampolim. Mas é perfeito também para escapadinhas românticas, já que alguns quartos contam com decks interiores e vista para as estrelas.
12. Casa do Roxo (Santa Vitória)
Entre os melhores alojamentos de Turismo Rural do Alentejo está a Casa do Roxo, uma casa de campo que se destaca por ser um retiro ideal para fugir da cidade. Na propriedade está um salão onde é servido o pequeno-almoço, com produtos regionais. A decoração é tipicamente alentejana e o ambiente é minimalista, de modo a transmitir uma sensação de paz.
A piscina exterior e o bar são atrações suficientes para visitar a Casa do Roxo. Podem-se fazer caminhadas, trilhos com bicicleta ou uma sessão de canoagem na albufeira da Barragem do Roxo.