A cidade de Oviedo atrai visitantes com a sua bela paisagem natural e intrigantes igrejas pré-românicas. Afonso II fundou a cidade como a capital do Reino das Astúrias no século IX; o monarca escolheu este local estratégico de montanha como defesa contra os ataques do emirado muçulmano de Córdoba.
Na zona histórica ovetense, as estreitas ruas pedonais procuram lembrar o ambiente de épocas passadas. Oviedo é, também, conhecida pela excelência gastronómica.
A deliciosa cozinha local apresenta especialidades da região das Astúrias, designadamente fabada asturiana, pitu de caleya e queijo Cabrales. Estes são os melhores locais para visitar em Oviedo, Espanha.
1. Catedral de Oviedo
A impressionante catedral gótica de Oviedo foi construída nos séculos XIV e XV no local de uma igreja do século VIII. O santuário encontra-se repleto de incríveis obras de arte. Ainda assim, a característica mais marcante do monumento é, indubitavelmente, a torre de 82 metros de altura, considerada uma das melhores do país vizinho. Esta catedral tem, também, um bonito claustro da era medieval.
2. Igreja de Santa Maria del Naranco
Situada numa área relvada no sopé do Monte Naranco, a Igreja de Santa Maria del Naranco fica a dois quilómetros de Oviedo e oferece uma vista fabulosa da cidade. Originalmente um palácio real construído para Ramiro I, em 848, o edifício foi convertido numa igreja nos séculos X e XI. Uma característica incomum: o altar está no exterior da igreja.
3. Igreja de San Miguel de Lillo
Esta pequena e antiga capela fica no Monte del Naranco (a dois quilómetros da cidade de Oviedo), um pouco acima da Igreja de Santa Maria del Naranco. A arquitectura apresenta colunas de estilo asturiano. A ornamentação nos capitéis e as janelas de treliça são remanescentes da decoração original.
4. Museu de Arqueologia de Oviedo
O rés-do-chão é dedicado ao pré-românico e românico, focando-se, sobretudo, a região das Astúrias. O primeiro andar exibe antigas moedas romanas, esculturas, mosaicos e outros artefactos da época romana. O segundo andar apresenta achados pré-históricos descobertos nas áreas circundantes; muitos dos objectos expostos datam da Idade da Pedra.
5. Santa Câmara da Catedral de Oviedo
Fundada como uma capela palatina por um rei das Astúrias, que a história chama de Afonso II, o Casto, e que viveu e amou no século IX, a Santa Câmara da Catedral de Oviedo tem sido uma testemunha ativa de milhares de histórias: encontro de peregrinos, devotos, viajantes, aventureiros e até revolucionários. Para todos eles, de uma forma ou de outra, tem sido uma referência inescapável.
6. Mosteiro de San Pelayo
O mosteiro dos beneditinos de San Pelayo foi fundado na época medieval sob o nome de San Juan Bautista. No entanto, com a transferência dos restos mortais de San Pelayo para Oviedo para serem depositados neste convento, a sua designação passou a ser denominada Mosteiro de San Pelayo. É um convento de clausura que faz parte da história das Astúrias, uma vez que em mil anos de existência conseguiu recolher uma notável colecção documental e, atualmente, serve de Arquivo Histórico Provincial.
7. Igreja de Santa Maria de Bendones
Classificada como monumento nacional, Santa Maria de Bendones trata-se de uma igreja pré-românica do século IX. As características que mais se evidenciam na Igreja de Santa Maria de Bendones são a torre sineira independente e pinturas murais bem preservadas no interior; no entanto, o interior não está aberto ao público.
8. Igreja de San Julián de los Prados
San Julián de los Prados é a maior igreja pré-românica de nuestros hermanos. Até ao século XI tratou-se do maior edifício cristão em Espanha. Verá detalhados e coloridos afrescos, repletos de padrões geométricos, símbolos e figuras. Visitas guiadas para ver esta deslumbrante igreja estão disponíveis a cada 30 minutos.
9. Palácio de Camposagrado
Este magnífico palácio barroco do século XVIII é um monumento histórico-artístico e agora abriga o Supremo Tribunal das Astúrias. A mansão foi construída no século XVIII por José Manuel Bernaldo de Quirós, marquês de Camposagrado. Este monumento não se encontra aberto ao público, mas vale a pena visitar para se observar o monumental exterior.
10. Igreja de San Tirso
Esta antiga igreja data do século IX e foi originalmente construída em estilo românico durante o reinado de Afonso II. A Igreja de San Tirso fazia parte de um complexo eclesiástico construído pelo sobredito monarca. Refira-se que a igreja foi remodelada várias vezes ao longo dos tempos, sendo que apenas uma janela do santuário tem a arquitectura pré-românica original.
11. Museu de Belas-Artes de Oviedo
O Museu de Belas-Artes de Oviedo está instalado no Palácio de Velarde, na Calle de Santa Ana. Este esplendoroso equipamento museológico tem notáveis obras de arte dos períodos renascentista e barroco, bem como estupendas pinturas de artistas não menos incríveis da região das Astúrias.
12. Igreja Paroquial de San Isidoro
Construída em 1578, a Igreja Paroquial de San Isidoro fica na elegante Plaza de la Constitución. A Câmara Municipal de Oviedo, construída em 1662, localiza-se em frente à igreja paroquial na Plaza de la Constitución. Esta praça e as ruas laterais circundantes estão repletas de lojas convidativas, fantásticos cafés e espectaculares restaurantes.
13. Palácio do Conde de Toreno
Este esplendoroso monumento histórico-artístico foi edificado em 1675. Construído a partir de pedra de silhar, é um requintado edifício barroco que tem uma deslumbrante fachada com colunas toscanas a emoldurar a porta de entrada. O Palácio do Conde de Toreno abriga o Instituto Real de Estudos Asturianos.
14. Parque de San Francisco
Uma fuga para a natureza no coração de Oviedo, este formidável parque cobre uma extensa área de seis hectares. Vegetação exuberante, plantas exóticas e flores repletas de cor criam um paraíso verdejante. Encontrará bananeiras, carvalhos, olmos e castanheiros. É uma autêntica alegria explorar os caminhos sombreados e as vias arborizadas deste parque.
15. Parque de Inverno
É um espaço verde muito grande que possui muitos equipamentos desportivos. Localizado na parte sul da cidade, é um lugar ensolarado, com uma área de 1.000 metros quadrados e vista para a cordilheira de Aramo. Tem um jardim único em forma de labirinto, com 650 lauréis e uma típica quintana asturiana, formada por uma casa grande e um hórreo. Aqui também fica o Palácio das Crianças, um centro municipal de carácter lúdico.