Siena é uma cidade histórica situada na região da Toscana e capital da província com o mesmo nome. Esta cidade é célebre pela sua impressionante arquitetura e pela magnífica Piazza del Campo. O centro histórico de Siena é reconhecido como Património Mundial pela UNESCO.
Siena é rica em arquitetura, como o Palazzo Pubblico e a Torre del Mangia. Além disso, a cidade possui uma variedade de museus e galerias notáveis, como o Museu Cívico e a Galeria Nacional. O centro histórico de Siena é um dos mais bem preservados da região e um prazer para explorar. Aqui estão os melhores locais para visitar em Siena, Itália:
1. Catedral de Santa Maria Assunta
A Catedral de Santa Maria Assunta é uma das mais impressionantes obras de arquitetura gótica na Itália. Construída no século XIII, esta catedral, localizada na Piazza del Duomo, é um ícone de Siena, com um exterior e interior deslumbrantes.
2. Piazza del Campo
A Piazza del Campo é a praça principal de Siena, sempre cheia de vida e turistas. Os seus maiores destaques incluem a Torre del Mangia, o Palazzo Pubblico e a Fonte Gaia. A arquitetura medieval e a atmosfera que aqui se vive tornam esta praça uma atração imperdível.
3. Palazzo Pubblico
Localizado na Piazza del Campo, o Palazzo Pubblico é um edifício medieval do século XIII. É famoso pela sua arquitetura e pela Torre del Mangia. É possível fazer visitas guiadas ao palácio e subir à torre para vistas panorâmicas da cidade.
4. Basílica de São Francisco
Trata-se de uma das igrejas mais importantes de Siena. A sua construção iniciou-se no século XIII graças aos Franciscanos. Aquilo que começou por ser uma pequena igreja acabou por se tornar num monumento imponente graças às sucessivas obras de ampliação. Destaca-se pela sua arquitetura gótica e pelos frescos deslumbrantes que existem no seu interior.
5. Palazzo Chigi-Saracini
Edificado no século XIV, serve hoje de sede para a prestigiada Academia Musical de Siena. Era aqui que o Conselho da República se reunia até à construção do Palazzo Pubblico. Foi adquirido no século XVI por uma das famílias mais poderosas de Siena, que o remodelou em estilo renascentista e o enriqueceu com obras de Botticelli e uma impressionante coleção de porcelanas.
6. Galeria Nacional de Siena
A Galeria Nacional de Siena fica dentro de um palácio, o qual, mencione-se, é uma deslumbrante construção que remonta ao século XV. Existe uma esplendorosa colecção artística, predominantemente de sienenses que viveram entre os séculos XII e XVI. Há, também, uma série de incríveis cartoons de Beccafumi.
7. Igreja de San Domenico
A Igreja de San Domenico, situada na parte ocidental do centro histórico, apresenta uma mistura de estilos arquitetónicos. Esta estrutura grandiosa e cativante sofreu várias alterações ao longo dos anos.
8. Piazza Salimbeni
Esta pequena praça no coração do centro histórico é rodeada por três palácios distintos: os Palazzos Tantucci, Salimbeni e Spannocchi. Originalmente um jardim, agora conta com belos azulejos e uma estátua de mármore.
9. Biblioteca Piccolomini
É muito famosa em Itália e com todo o mérito. Dentro desta pequena sala está um dos frescos mais impressionantes da região da Toscana. As paredes, arcos e teto estão cobertos com pintura imensamente detalhada criada por Pinturicchio. Esta biblioteca tem, também, uma série de manuscritos históricos em exibição.
10. Fonte Gaia
Construída em 1409, a Fonte Gaia é uma cópia fiel da original, que foi substituída no século XIX devido ao seu estado de degradação. A fonte original foi restaurada e está agora em exibição no Palazzo Pubblico.
11. Santuário de Santa Catarina
Este complexo religioso foi criado em homenagem a Santa Catarina de Siena, no local onde nasceu. Inclui várias arcadas, lógias e a Igreja do Crucificado, decorada com frescos que retratam a vida da santa.
12. Baptistério de Santa Maria Assunta
O baptistério da Catedral de Siena foi, na realidade, adicionado numa data posterior no século XIV. O exterior permanece incompleto e apenas metade do edifício conectado à catedral é coberto com o icónico mármore policromado. No centro do baptistério encontra-se a pia baptismal projetada por Donatello.
13. Museu Cívico de Siena
Situado no Palazzo Comunale, este museu exibe uma coleção notável de arte e artefactos sienenses, incluindo frescos originais pintados durante a construção do palácio.
14. Torre del Mangia
Esbelta torre de 102 metros de altura que faz parte do deslumbrante Palazzo Pubblico. Trata-se de uma das mais célebres atracções sienenses. A imponente torre apresenta uma coroa de pedra branca. É possível subir ao topo da torre para ter uma vista incomparável de Siena. São mais de 200 degraus para chegar ao cimo, mas vale a pena.
15. Santa Maria della Scala
Trata-se das ruínas bem conservados daquele que foi um dos primeiros hospitais da Europa, construído no ano 898. Aqui eram tratados peregrinos, crianças abandonadas e pobres que deambulavam pelas ruas de Siena. Foi reconvertido em museu e abriga obras de artistas de renome mundial, como Simone Martini e Pietro Lorenzetti, por exemplo.